Truck: Com câmbio quebrado, Zé Maria volta aos pontos

A sétima etapa da Fórmula Truck realizada no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), embolou a disputa no campeonato de pilotos.


A vitória de Vinícius Ramires e o segundo lugar de Renato Martins reduziram a quantidade de pilotos na briga pelo título, apenas cinco pilotos têm chances de embolsar o campeonato. A equipe Roberval Motorsport trabalhou duro durante todo o fim de semana. Foram vários problemas no caminhão 51 do piloto José Maria Reis e muito trabalho ainda na manhã deste domingo.

Posicionado na 16ª no grid de largada, José Maria Reis pagou duas penalizações por radar durante toda a prova. Na primeira penalização o piloto, que já havia ultrapassado cinco caminhões, ocupava a 11ª colocação e caiu para a 19ª posição. Voltou a recuperar posições e favorecido por penalizações de Beto Monteiro, Herberto Heinen e José Cangueiro, Zé Maria subiu para nona colocação na volta vinte. “As penalizações que recebi me complicaram, mas também fui favorecido pelos outros pilotos que também queimaram o radar”, falou Zé Maria.

Logo no início da prova um problema no câmbio do Scania de José Maria deixou o piloto apenas com as marchas reduzidas dificultando também a pilotagem. O caminhão de competição, assim como o caminhão de rua, tem marcha alta e reduzida. “Na quinta volta perdi as marchas altas e tive que guiar apenas com as marchas mais fortes. Com isso, o giro do motor subia muito e assim perdi a referência de velocidade no radar, por isso queimei duas vezes”, explicou o goiano Reis. “Fiquei com medo de estourar o motor. Trabalhamos com uma rotação máxima de giros e com esse problema no câmbio tive de passar do ponto nas trocas de marcha para conseguir continuar na disputa”, completou o piloto.

Faltando apenas uma volta para o fim da prova, Zé Maria ainda conseguiu passar o piloto Mad Macarrão e voltou para a zona de pontuação. “Foram três etapas sem pontuar e mesmo marcando um ponto nesta etapa fiquei feliz com o resultado. Quero subir um pouco mais no campeonato até o fim da temporada e somar mais uns pontinhos”, brincou o goiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *