Truck: Comemorações importantes serão homenageadas pela numeração dos caminhões da Ford

Beto Monteiro estampa os 50 anos da Ford Caminhões no Brasil, e Djalma Fogaça comemora 25 anos de carreira.

Comemorações e homenagens marcarão o forte ritmo da Ford Racing Trucks/DF Motorsport durante a temporada 2007 da Fórmula Truck. Com os 50 anos da Ford Caminhões no Brasil, o pernambucano Beto Monteiro usará o numeral correspondente em seu Ford Cargo, enquanto que o sorocabano Djalma Fogaça comemorará seus 25 anos de automobilismo com este número ao longo do ano.

Em 26 de agosto de 1957, o primeiro veículo Ford brasileiro, o caminhão F-600 V8 a gasolina foi apresentado na fábrica de montagem do Ipiranga, em São Paulo. Ainda em outubro daquele ano, foi produzida a primeira pick-up F-100 nacional. Cabe a Beto Monteiro, campeão de 2004 na F-Truck, simbolizar este marco com o número em seu caminhão Ford Cargo 4432e MaxTon, normalmente representado pelo número 88 que ele mantém como tradição. “É uma honra carregar este número histórico da Ford durante esta temporada. Se tiver a oportunidade, levarei o 50 ao título este ano e brindarei nossa montadora com o número um em 2008”, destaca o único representante nordestino da categoria, que atrai uma enorme torcida principalmente nas etapas de sua região.

Djalma Fogaça fará uma mudança rara, para usar o número que comemora seus 25 anos de carreira, já que desde 1988 adota o 72 como sua identidade. No início, o “Caipira Voador” usava o número 59, até que em 1988 na F-Chevrolet a situação mudou. “O chefe da equipe, Wulf Seikel, na época tinha os carros número 71 e 72, e quando fui pedir para usar o 59, logo ele disse que poderia ficar tranqüilo, pois eu teria as mesmas “forças” dos numerais que eu usava ao adotar o 72. O ‘alemão” me disse que estes dois números subtraídos resultavam cinco, e somados resultavam nove, o que me convenceu a trocar de número”, revela Djalma. A partir daí, o sorocabano adotou o numeral 72 em todas as suas participações no automobilismo. Curiosamente, o número que usará em 2007 tem tanto um algarismo do antigo quanto um do atual número da sorte, o que torna tudo mais místico em torno desta matemática.

Diante de números e tradições, entretanto, a superstição não é algo que preocupe o piloto e chefe de equipe da DF Motorsport. “Apesar de tanto insistir em números, é uma questão de gosto, de fácil identificação, e não uma questão de sorte ou azar. Mas se der azar, um ano passa rapidinho!”, brinca o sempre irreverente Djalma Fogaça.

O catarinense Luis Zappelini, outro piloto da Ford Racing Trucks/DF Motorsport, vai manter o número 22.

O calendário da FÓRMULA TRUCK é:

11 de março – Cascavel (PR)
08 de abril – Tarumã (RS)
20 de maio – São Paulo (SP)
01 de julho – Fortaleza (CE)
12 de agosto – Caruaru (PE)
16 de setembro – Rio de Janeiro ou Goiânia
07 de outubro – Curitiba (PR)
11 de novembro – Campo Grande (MS)
16 de dezembro – Brasília (DF)

A Ford Racing Trucks/DF Motorsport tem o apoio de Motorcraft/ DuPont/ HDS MecPar/ Sigma Lo Jack/ Baltec/ Kraucher/ JR Acessórios/ Mahle/ Eaton/ Cummins/ BorgWarner/ Tanksul/ Usiparts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *