Truck: Diumar Bueno tenta levar Volvo à primeira vitória

O Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos (SP), recebe neste fim de semana (20 e 21 de maio) a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck.


O circuito não traz boas lembranças para Diumar Bueno (Siemens-VDO, ZF, Haldex, DB Trans, Metusa, Radiadores Pingüim e Platô Diesel). O melhor resultado dele nas etapas realizadas em São Paulo foi um 7º lugar, em 2002.

 


Apesar da pista favorecer os modelos 12 litros (como o Volvo FM 12 utilizado por Bueno), que têm os motores mais potentes da categoria, a má sorte acompanhou o paranaense nos últimos anos em São Paulo. Vários problemas mecânicos causaram abandonos, como o de 2005, quando ele tentava uma prova de recuperação.


 


De acordo com o piloto, Interlagos exige muito do equipamento. “Existem trechos longos de aceleração, que favorecem os caminhões pesados, mas sobrecarregam o sistema de freios e o motor”, alega. Para a etapa deste domingo, Diumar testou todos os componentes do Volvo utilizado por ele.


 


Nesta temporada o único piloto de Curitiba na categoria está sofrendo com os problemas mecânicos. Na etapa de abertura, em Caruaru (PE), Bueno era o terceiro colocado quando o rompimento de uma mangueira do motor causou o abandono dele. Em Fortaleza, ele estava na quarta colocação quando também ficou pelo caminho, com a quebra do diferencial.


 


Agora, ele vai para São Paulo confiante com as duas inovações que fez no caminhão: uma na parte aerodinâmica e outra no motor. “Esperamos que as mudanças surtam o efeito esperado e que possamos levar o caminhão Volvo à primeira vitória em Interlagos”, destaca. Além dele, utilizam os caminhões da marca sueca o paranaense Fabiano Brito e o estreante Urubatan Helou Júnior.


 


Para Diumar, a temporada 2006 da Fórmula Truck está ainda mais equilibrada que as anteriores, com vários pilotos com chances de conquistar vitórias. “A etapa de São Paulo vai definir quem brigará pelo título este ano. Mas apontar favoritos é quase impossível”, ressalta Bueno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *