Truck: Djalma Fogaça e Ford largam da primeira fila em Goiânia

Fogaça disputará sua 100ª corrida na Fórmula Truck em quase 12 anos.

No dia em que vai disputar sua 100ª corrida na Fórmula Truck, Djalma Fogaça (Ford Racing Trucks) vai largar da primeira fila no Autódromo Internacional de Goiânia (GO), ao lado do pole position Roberval Andrade (Scania). A quarta etapa da categoria dos caminhões terá largada a partir das 13 horas deste domingo (14/6), com transmissão ao vivo da TV Bandeirantes. “Estou muito feliz. Ontem eu disse que estaria brigando pela pole, e só não fiz porque o motor falhou no meio da volta. Temos um bom caminhão pra corrida e amanhã vamos brigar pela vitória”, acredita o experiente piloto sorocabano, que está completando 26 anos de automobilismo.

O treino de classificação deste sábado (13/6) foi o mais equilibrado da temporada, com seis marcas diferentes entre os oito primeiros que disputaram a pole position. Em primeiro vai partir um Scania, seguido de Ford, Volkswagen, Mercedes-Benz, Volvo e Iveco. “O regulamento é muito bem feito. Isto mostra que não tem que reclamar, não pode ser contra. Só não enxerga quem não quer ver. Basta trabalhar”, disparou Djalma Fogaça, responsável pela Ford Racing Trucks, equipe oficial da montadora.

Depois de liderar o primeiro treino livre de sábado e ficar em quarto na seqüência, Djalma foi sorteado para ser o primeiro a entrar na pista para a classificação. Mesmo pegando a pista muito suja, ele fez o sexto tempo e ficou entre os oito que participaram da super classificação disputando a pole position. Em sua volta Fogaça vinha com o melhor tempo, até que no meio do traçado, a partir do Esse, o motor de seu Ford Cargo começou a falhar.

“Eu virava pelo menos meio segundo mais rápido. Acho que 1min46s6 era bem possível”, supõe o ‘Caipira Voador’. “Não sabemos o que provocou a falha, falta de combustível não foi. Vamos verificar para amanhã brigar pela vitória. Estamos trabalhando muito e isto se refletiu na pista. Tem que ter invstimento e muito trabalho”, disse o experiente piloto, que venceu pela última vez em 2006, mas anteriormente já havia vencido em Goiânia.

Fogaça completará 100 corridas na F-Truck

Neste domingo, em Goiânia, Djalma Fogaça estará disputando sua 100ª corrida na Fórmula Truck. Nas 12 temporadas em que compete na categoria mais popular do automobilismo brasileiro, o experiente piloto sorocabano coleciona onze pole positions, oito vitórias, e conquistou um vice-campeonato como piloto, em 2003. Foi na modalidade dos caminhões que ele ganhou o apelido de ‘Caipira Voador’, e montou sua própria equipe, a DF Motorsport, que em 2004 conquistou o título de pilotos com o pernambucano Beto Monteiro e ajudou a Ford a ser a campeã entre as marcas.

“Tudo o que tenho, devo à Fórmula Truck. O mais importante além de me firmar nela como piloto competitivo, foi ter estabelecido uma equipe bem estruturada, organizada e de ponta, tendo a confiança de uma grande montadora, como é a Ford, para representá-la oficialmente nas pistas”, comentou Fogaça, atual recordista da pista goiana.

O que mais deixa Fogaça orgulhoso nesta temporada é a inédita iniciativa da Ford Racing Trucks no automobilismo brasileiro, visando potencializar a renovação de jovens talentos na categoria. Através do Programa de Desenvolvimento de Novos Pilotos, o time sediado em Sorocaba (SP) está treinando os paulistas Yuri Alves, de 21 anos, e Cláudio Roda, de 25 anos, que vieram do kart, para se tornarem pilotos da Fórmula Truck em futuro próximo. “A Ford sai na frente com um projeto ousado no automobilismo nacional”, afirma Djalma, que há 10 anos representa a montadora na competição.

Comemoração vem com novo patrocinador

A comemoração das 100 corridas de Fórmula Truck de Djalma Fogaça veio com uma boa novidade. A DF Motorsport terá uma parceria especial com a Roma Brinquedos (Roma Jensen) nesta prova de Goiânia e na etapa de Interlagos (SP), em julho. “A Roma Jensen já foi nosso patrocinador nos anos 1997 e 1998. Na época eu corria de Volvo, eles faziam as miniaturas do caminhão e tinha uma saída mensal superior a 35 mil unidades. Foi um sucesso! Com a troca da marca para Ford, a confecção do molde acabou inviabilizando um novo contrato. Agora, com o crescimento da Fórmula Truck e da Roma Jensen, estamos estudando levar este projeto adiante”, informa Fogaça.

Em breve deverão estar no mercado miniaturas dos caminhões Ford de Djalma Fogaça e Urubatan Helou Júnior. Acesse o site www.romajensen.com.br e confira mais sobre a empresa e seus brinquedos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *