Truck: Geraldo Piquet está otimista para a tomada de tempos em Caruaru

Piloto destacou o trabalho nos treinos livres desta sexta-feira e prevê melhoras no seu caminhão Mercedes-Benz ao longo do sábado.

Esta sexta-feira (15/5) marcou o primeiro dia de treinos livres para a terceira etapa da Fórmula Truck 2009, que está sendo disputada no Autódromo Internacional de Caruaru – em Pernambuco. Vice-líder do campeonato e vencedor da última etapa, disputada em Fortaleza (CE), o brasiliense Geraldo Piquet ficou entre os dez mais rápidos nas duas sessões realizadas nesta tarde e aposta no trabalho da equipe ABF Competições para ficar entre os cinco primeiros colocados do grid de largada. “Pelos cálculos da equipe nós estamos entre os cinco mais rápidos e temos ainda vários aspectos para melhorar no nosso caminhão. Além disso, os tempos de hoje não são reais porque muitos pilotos não respeitam a velocidade máxima no radar na sexta-feira, enquanto eu fiz todas as minhas voltas dentro da velocidade limite”, comentou Geraldo, citando a regra da Fórmula Truck que coloca um radar de velocidade na principal reta do circuito – ponto onde os pilotos devem passar, no máximo, a 160 km/h por questões de segurança. Na tomada de tempos e durante a corrida, o piloto que desrespeita esse limite imposto pelo radar é penalizado.

Antes da tomada de tempos que define o grid de largada, programada para este sábado a partir das 14h, os pilotos voltam à pista para mais duas sessões de treinos livres na parte da manhã. Além de testar as modificações de acerto previstas pela equipe, Geraldo Piquet também vai usar a nova embreagem desenvolvida pela Mercedes-Benz para a Fórmula Truck – que foi testada nesta sexta-feira pelo seu companheiro de equipe na ABF, o paranaense Wellington Cirino. “Desde a primeira etapa do ano nós sofremos com problemas na embreagem e, pelos testes hoje, parece que isso foi sanado. Ainda esta noite eles vão instalar o componente no meu caminhão para ser avaliado amanhã cedo”, contou o vice-líder do campeonato, que fechou os treinos de sexta-feira na 6ª e 9ª colocações respectivamente – com sua melhor volta em 1m49s689.

“Vamos mudar ainda algumas coisas na suspensão e relação de marchas que devem render alguns décimos. A expectativa é ficar entre os seis mais rápidos e entrar na super-pole para arriscar uma volta boa”, disse o piloto. No treino classificatório da Fórmula Truck, os oito mais rápidos voltam para a pista na chamada Super Pole. Nessa fase do treino, cada um tem direito a apenas uma volta no circuito para definir quem sai na primeira posição do grid de largada. O mais rápido de hoje em Caruaru foi o paulista Felipe Giaffone, com um caminhão Volkswagen. Ele também é o atual líder da temporada, seis pontos à frente de Geraldo Piquet.

A terceira etapa da Fórmula Truck 2009 será dada às 13 horas deste domingo (17/05), com transmissão ao vivo pela Rede Bandeirantes de televisão. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *