Truck: Guaporé começa a receber os torcedores

Caravanas de cidades vizinhas começam a chegar no circuito de Guaporé, um dos autódromos brasileiros mais bem cuidado.


O Autódromo Internacional de Guaporé, na acolhedora cidade de mesmo nome com a população de 20 mil habitantes, situada a noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, começou a receber o público que todo ano lota os morros e laterais da pista com acampamentos bem estruturados e equipados para noites de muita balada e churrasco no final de semana.



Os arredores do tradicional restaurante da Curva do Radiador já estavam com colorido diferente no final da tarde desta quinta-feira. Barracas de várias cores começavam a serem instaladas para o público esperado de aproximadamente 40 mil pessoas. “A cidade fica com os hotéis lotados e bares e restaurantes fecham bem mais tarde. É a melhor época para a economia da cidade”, conta Luiz Reder, presidente da Associação Guaporense de Automobilismo.



Nos boxes a movimentação das equipes também começava a ficar maior com os comentários sobre a atual temporada. Chefes de equipes e mecânicos trabalharam duro durante todo o dia na montagem e decoração de seus boxes, todos com roupagem nova trazida da etapa de São Paulo, a prova mais concorrida do ano. “Daqui para frente a briga fica cada vez mais acirrada. Já começamos a delinear os concorrentes ao tÁ­tulo deste ano”, lembra o chefe da equipe Londrina Truck Racing, Ernesto Gardenal PÁ­varo. Seu piloto, Leandro Totti (Ford) que chegou em São Paulo liderando o campeonato, perdeu sua posição para Roberval Andrade (Scania) e Wellington Cirino (Mercedes-Benz) que agora dividem a liderança do campeonato com 51 pontos. Sem marcar pontos em São Paulo, Totti caiu para quarto lugar, com 37 pontos, atrás do paranaense Pedro Muffato (Scania) com 48 pontos.


           
Apesar dos comentários de bastidores apontarem Wellington Cirino, Roberval Andrade e Leandro Totti como os mais credenciados a brigarem pelo tÁ­tulo de 2006, outros nomes fortes vêm se colocando entre os favoritos Á  vitória no circuito de Guaporé, o que poderá mudar completamente o panorama do campeonato que ainda tem seis etapas pela frente. Começando por Pedro Muffato que costuma dar lições de pilotagem no circuito de média para alta velocidade de Guaporé. E principalmente na chuva, prevista em alguns sites especializados para domingo em toda região da serra gaúcha. “Aprendi a correr no barro e ganhei muita prova em pista molhada”, gosta de lembrar o veterano Muffato.


           
Na tabela de classificação aparecem logo atrás dos quatro primeiros, Débora Rodrigues (Volkswagen) em quinto com 22 pontos, Vinicius Ramires (Mercedes-Benz) em sexto com 20, Renato Martins (Volkswagen) como sétimo com 12 pontos, Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) e Herberto Heinen (Volkswagen) em oitavo com 11, e Luiz Carlos Zappelini (Volkswagen) em décimo com 10 pontos.


           
As três primeiras etapas do ano foram vencidas por três pilotos diferentes: Leandro Totti (Ford) ganhou a prova de abertura em Caruaru (PE), Pedro Muffato (Scania) conquistou seu primeiro pódio na categoria em Fortaleza (CE) e Roberval Andrade (Scania) venceu a etapa paulista. Cirino, atual campeão da categoria, é o vencedor das duas últimas provas da categoria no circuito gaúcho (2005 e 2004). Djalma Fogaça (Ford) é o que mais vezes largou em primeiro em Guaporé, foram três vezes, em 2005, 2003 e 2001.


           
Os ingressos para a quarta etapa da F-Truck poderão ser adquiridos por R$ 20,00, com direito a boné bordado. Os endereços para a compra antecipada dos ingressos estão publicados no site oficial da F-Truck;
www.formulatruck.com.