Truck: Seis vencedores de Cascavel compõem grid na reinauguração do autódromo

A sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, no próximo dia 5, marcará o retorno da categoria a Cascavel após cinco anos. A última aparição da competição no autódromo da cidade paranaense, que hoje leva o nome de um de seus fundadores, Zilmar Beux, aconteceu em 2007, na corrida que abriu a disputa pelo tÁ­tulo daquele ano. A vitória na prova de 11 de março, há cinco anos, foi do brasiliense Geraldo Piquet.

Piloto da ABF/Mercedes-Benz, Piquet integra uma lista composta por seis pilotos: além dele, a corrida que vai abrir a segunda metade da temporada da Fórmula Truck, colocando em disputa o Grande Prêmio Crystal, terá cinco pilotos que já comemoraram vitórias em corridas em Cascavel. Os paulistas Fred Marinelli, Renato Martins e Danilo Dirani e os paranaenses Pedro Muffato e Wellington Cirino já conquistaram tal primazia.

Muffato, que é piloto de Cascavel, atua no automobilismo há mais de 45 anos. “Participei de tantas categorias diferentes no autódromo de Cascavel que vou ter problemas no dia em que precisar fazer uma lista”, brinca o piloto da equipe Muffatão. “Ganhei corridas de Divisão 4, com Simca, com Fusca… A minha primeira vitória no automobilismo foi pelo Campeonato Paranaense, em Cascavel, com o Simca, depois disso veio muita coisa”, conta.
 
“Vivi coisas boas e coisas ruins no autódromo de Cascavel. Felizmente foram mais coisas boas”, avalia o piloto de 72 anos. Seu currÁ­culo destaca, por exemplo, vitórias em três edições da “Cascavel de Ouro”, uma das provas mais tradicionais do automobilismo brasileiro. Ele ganhou em 1971, inscrito com um Puma Spartano, e nas edições de 1974 e 1975, com um Havalone. “Desde os anos 70, o automobilismo em Cascavel é diferente, é especial”, diz.

Quando o autódromo foi inaugurado com seu circuito asfaltado, no dia 22 de abril de 1973, Muffato cumpriu missão dupla: além de participar da prova de inauguração, era ele o prefeito de Cascavel. Nessa mesma pista, em 1996, ele sofreu o acidente mais grave de sua carreira, numa etapa da Fórmula 3 sul-americana. Ficou hospitalizado por várias semanas e retirou-se das corridas, retomando sua atuação quatro anos depois, já na Fórmula Truck.
 
Foi no autódromo de Cascavel, em 1995, que Fred Marinelli obteve a primeira vitória de sua carreira no automobilismo, pela Fórmula Uno. “Gosto muito dessa pista, adoro. Já adorava antes, agora deve ter ficado muito melhor com a reforma”, opina o piloto da Marinelli Competições. “Estou curioso para ver como ficou a pista agora, mais larga, com todas as mudanças e melhorias”, admite Marinelli, 11º colocado na classificação do campeonato.

Marinelli volta a Cascavel nutrindo a expectativa de figurar no pódio – seu melhor resultado na temporada foi o quarto lugar em Goiânia. “Talvez seja mais correto almejar, primeiro, andar entre os dez mais rápidos. Em Goiânia, por exemplo, larguei em 13º e fui ao pódio, a possibilidade de repetir isso em Cascavel é grande. Corri de caminhão em Cascavel de 1999 até 2007”, lembra o representante de Campinas, inscrito na Truck com o Iveco número 50.
 
Danilo Dirani, piloto da 72 Sports, equipe oficial da Ford, obteve duas vitórias em Cascavel em 2003, dominando uma das rodadas duplas decisivas da campanha que o levou ao tÁ­tulo do Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3. Dirani, Á  época, competia pela Cesário Formula, equipe de Augusto Cesário, e teve no pódio a companhia de outro piloto que atualmente busca vitórias na Fórmula Truck – Paulo Salustiano, que defende a ABF/Volvo.

“Já se vão quase dez anos daquelas corridas, a minha vida e a minha deram muitas voltas de lá para cá e hoje estou me preparando para correr de novo em Cascavel. Lembro que é uma pista muito desafiadora, tem o Bacião que é uma curva muito especial”, lembra ele, que pilota um Ford. “O caminhão não está ruim, temos feito boas corridas, andado forte, mas alguns problemas aconteceram. Em Cascavel, quem sabe, tudo dê certo. Vai dar”, torce.
 
Renato Martins volta a Cascavel como recordista de vitórias da Truck no circuito. Ele venceu as edições de 2001, 2002 e 2006, em todas pilotando caminhões da Volkswagen. “Não só para mim, mas para toda a categoria, é um prazer muito grande voltar a competir em Cascavel. Não só pela pista, que é fantástica, mas há muita coisa especial lá. Foi em Cascavel que a Truck teve seus primeiros momentos, há todo um clima histórico”, observa.

Recordista de vitórias, Martins é o único piloto a ter participado de todas as corridas da história da Fórmula Truck. Ele esteve na pista, inclusive, na primeira das quatro corridas de demonstração que a categoria teve em 1995 no processo que levou Á  sua homologação. “Essa primeira corrida aconteceu em Cascavel e eu lembro que foi uma festa fantástica, dentro da pista e fora dela, também. A cidade merece ter essa festa de volta”, avaliza.
 
Os outros dois pilotos que estarão na pista no Grande Prêmio Crystal e que já comemoraram vitórias em provas disputadas no autódromo de Cascavel são companheiros de equipe na ABF/Mercedes-Benz. Cirino, que é da cidade de Francisco Beltrão, ganhou a etapa cascavelense da Truck em 2004. Quinto colocado na classificação do campeonato, com uma vitória na temporada, ele vê a corrida de 5 de agosto como “a chance de correr em casa”.

“Eu fiz minhas primeiras corridas de carro em Cascavel, quando saÁ­ do kart, foi um aprendizado fantástico em uma das melhores pistas do Brasil, e uma das coisas mais bacanas foi correr ao lado do meu pai”, lembra – Roberto Cirino, hoje integrante da equipe de produção da Truck, foi piloto entre os anos 70 e 90 e foi companheiro de equipe do filho na Copa Corsa. “Já ganhei uma vez em Cascavel e lá vou poder contar, também, com a torcida do Paraná”.
 
Geraldo Piquet, quando ganhou a etapa cascavelense de 2007, deu sequência também Á  forte ligação de sua famÁ­lia com o circuito. Nelson Piquet, seu pai, conquistou em Cascavel sua primeira vitória na Super Vê, em 1974. Dois anos depois, venceu a “Cascavel de Ouro”, também pilotando um carro da Super Vê. Nelson Á‚ngelo Piquet, irmão de Geraldo, comemorou em Cascavel, em 2001, sua primeira vitória no Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3.