WEC: Equipe oficial da Audi corre pela primeira vez em autódromo no Brasil

A Audi largou com sucesso no Campeonato Mundial de Endurance de 2012 (FIA World Endurance Championship) e venceu as três primeiras corridas: as 12 Horas de Sebring (EUA), as 6 Horas de Spa (B) e as 24 Horas de Le Mans (F). Depois da etapa das 6 Horas de Silverstone (GB), dia 26 de agosto, será a vez do Autódromo Internacional de Interlagos receber a equipe oficial de competição da Audi, nos dias 14 e 15 de setembro. A Audi Sport confirmou a participação de dois protótipos esportivos na quinta etapa do campeonato, as 6 Horas de São Paulo: o R18 e-tron quattro e o R18 ultra.

30 anos após Michèle Mouton – a mais bem sucedida e famosa piloto de ralis do mundo – vencer a etapa brasileira do campeonato mundial de rali de 1982 com o legendário Audi Quattro, a equipe oficial de automobilismo da Audi corre pela primeira vez em autódromo no País, durante as “6 Horas de São Paulo”.

 

“Estamos muito felizes em competir no Brasil e a nossa expectativa é muito positiva”, destaca Dr. Wolfgang Ullrich, chefe da equipe Audi Sport. “A Audi tem uma longa tradição em competições de endurance e esperamos alcançar um excelente resultado, também em São Paulo”, completa ele.

 

Há anos, a fabricante alemã usa as competições esportivas como laboratório de desenvolvimento e teste de novas tecnologias que passam a ser utilizadas em seus veículos de série. Neste contexto, a empresa se destaca pelo pioneirismo no desenvolvimento e uso de tecnologias de iluminação em LED, TFSI (Turbo com injeção direta de combustível) ou propulsão TDI a diesel, por exemplo.

 

A “6 Horas de São Paulo” é a quinta etapa do World Endurance Championship, novo formato do campeonato mundial de marcas recém-criado pela FIA, e que contempla o maior número de corridas de longa duração no mundo. O evento é organizado pelo Automobile Club de L’Ouest, que também realiza as 24 Horas de Le Mans, um dos eventos do campeonato, do qual a Audi sagrou-se vencedora pela 11ª primeira vez neste ano, em um total de treze participações.

 

O campeonato mundial de marcas é composto por 8 etapas. Após a etapa brasileira, os autódromos de Bahrain (dia 29/09), Fuji (Japão, dia 14/10)) e Shanghai (China, dia 27/10) receberão o evento. Ao final do campeonato, são concedidos dois diferentes títulos: o de piloto campeão e o de equipe campeã. A pontuação é concedida da seguinte forma (exceto para as 24 Horas de Le Mans, para a qual a quantia de pontos é dobrada):

Ao todo, 28 equipes competem em diferentes categorias: Le Mans Protótipo (LMP1, destinada à fabricantes, e LMP2, para equipes independentes) e Le Mans Grand Turismo (LMGTE Pro, para pilotos profissionais, e LMGTE Am, para pilotos amadores).

 

A Audi é a atual fabricante líder do campeonato e suas equipes de pilotos Allan McNish/Dindo Capello/Tom Kristensen e André Lotterer/Marcel Fässler/Benoît Treluyer lideram o campeonato, ocupando a 1ª e 2ª posição, respectivamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *