Turismo Europeu: Imola recebe a abertura de quatro campeonatos

O autódromo de Imola, na Itália, recebeu no final de semana a abertura de quatro campeonatos de turismo, com a disputa de oito provas.

International GT Open:

Os italianos Giacomo Ricci e Michele Rugolo, numa Ferrari F430 da Advanced, venceram a prova de abertura da temporada, com a dupla Raymond Narac/ Patrick Pilet, num Porsche 997 da IMSA, em 2º. A dupla vice-campeã de 2008, Gianluca Roda/ Richard Lietz, num Porsche 997, da Autorlando, completou o pódio.

A segunda prova foi vencida pela dupla, Marcel Fassler/ Joel Camathias, numa Ferrari 430 da Trottet. A dupla Marco Cioci/ Piergiuseppe Perazzini, numa Ferrari 430 da Megadrive terminou em 2º com a dupla Roda/Lietz novamente em terceiro.

Campeão de 2009, o italiano Andrea Montermini, que este ano faz dupla com o compatriota Mattia Pavoni, numa Ferrari F430 da Edil Cris, teve como melhor resultado o 7º lugar na segunda prova. O italiano Michele Maceratesi, que foi o parceiro de Montermini no titulo do ano passado, não disputa o campeonato, assim como a equipe, a Scuderia Playteam SaraFree.

Vinte carros disputaram a etapa de abertura, sendo oito Ferrari 430, três Ferrari 430 GT3, cinco Porsche 997, um SunRED SR21, dois Aston Martin DBRS9 e um Dodge Viper.

Rugolo/Ricci lideram o campeonato, com 32 pontos.

Final, prova 1, Imola:
1 – Ricci-Rugolo (Ferrari F430) – Advanced – 39 voltas em 1:11:34.677
2 – Narac-Pilet (Porsche 997) – IMSA – 8.294
3 – Roda-Lietz (Porsche 997) – Autorlando – 14.989
4 – Giao-Couceiro (Porsche 997) – Autorlando – 16.332
5 – Bonetti-Giammaria (Ferrari F430) – Advanced – 16.580

Final, prova 2, Imola:
1 – Fassler-Camathias (Ferrari 430) – Trottet – 22 voltas em 50:40.218
2 – Cioci-Perazzini (Ferrari F430) – Megadrive – 28.992
3 – Lietz-Roda (Porsche 997) – Autorlando – 36.365
4 – Ricci-Rugolo (Ferrari F430) – Advanced – 47.036
5 – Giammaria-Bonetti (Ferrari F430) – Edil Cris – 49.022

Campeonato:
1. Rugolo-Ricci 32 pontos;
2. Roda-Lietz 26;
3. FÁ¤ssler-Camathias 26;
4. Narac-Pilet 22;
5. Cioci-Perazzini e Peter-Broniszewski 20;

Turismo Italiano:

O italiano Luca Cappellari, num BMW M3 E92 3.2 da Duller Motorsport, venceu a prova de abertura do campeonato. A dupla Federico Bellini e Federico Bonamico, numa BMW M3 E92 3.2 e Nicola Bianchet, numa BMW M3 E46 3.2, completam o podio toda da equipe Duller Motorsport.

Campeão de 2008, o italiano Roberto Colciago, num Seat Leon 2.0 Turbo TSI FR da Seat Motorsport Italia, venceu a segunda prova, com Cappelari em segundo e Bellini-Bonamico, na terceira posição.

Cappelari, que foi vice-campeão no ano passado, lidera o campeonato com 27 pontos, cinco a mais do que Bellini-Bonamico.

Porsche Carrera Cup Italiana:

O italiano Alessandro Balzan, da Ebimotors, venceu a primeira prova do ano, com o também italiano Stefano Comandini, da Centro Porsche Roma, faturando a segunda prova da rodada dupla inaugural.

A categoria, que teve como campeão em 2008 o italiano Luigi Ferrari conta com diversos pilotos conhecidos, como Alessandro Zampedri (com passagem pela IRL), Emanuele Naspetti (disputou seis GP na F1 entre 1992 e 1993), e Luca Rangoni (ex-WTCC).

Final, prova 1, Imola:
1.Balzan (Ebimotors) 17 voltas em 31’30”006;
2.Rangoni (Centro Porsche Brescia) a 4”230;
3.Bonacini (Rangoni Motorsport) a 8”420;

Final, prova 2, Imola:
1. Comandini (Centro Porsche Roma) 16 voltas em 30’26”228
2. Balzan (Ebimotors) a 2”759;
3. Fantini (Ebimotors Porsche Haus) a 5”753;

Campeonato:
1. Balzan 65 pontos;
2. Comandini 42;
3. Rangoni e Bonacini 40;
5. Passuti, Sonvico e Fantini 36;

Superstars:

Campeão de 2006, o italiano Massimo Pigoli, numa Mercedes C63 AMG do Max Pigoli Team, venceu a prova de abertura. O campeão de 2008, o italiano Gianni Morbidelli, numa BMW M3 E90 da Roal Motorsport, e o também italiano Fabrizio Armetta, numa BMW M5 da Scuderia La Torre, completaram o pódio.

Retornando as competições depois de dez anos (com exceção de duas provas pelo GP Masters em 2006), o italiano Pierluigi Martini, que disputou nove temporadas na F-1, venceu a segunda prova com um Chrysler 300C SRT8 do Zakspeed Team. Martini superou Pigoli por apenas um décimo de vantagem. Atual vice-campeão, o italiano Stefano Gabellini (foto), numa BMW 550i da Caal Racing, terminou em 3º.

Oito marcas, com doze modelos são homologadas para a disputa do campeonato: Audi (RS4 e S5), BMW (550i, M3, M5), Cadillac (CTS-V), Chevrolet (Lumina) Chrysler (300C SRT8), Mercedes (C63 AMG) e Jaguar (S Type R, XF) e Maserati ( Quattroporte).