WEC: FIA WEC retorna ao Autódromo de Interlagos para a disputa da Le Mans 6 Horas de São Paulo

Pela segunda vez consecutiva o Autódromo de Interlagos, na capital paulista, receberá a Le Mans 6 Horas de São Paulo, etapa brasileira do World Endurance Championship (FIA WEC), o Mundial de Endurance, que será disputada no dia 1º de setembro compondo um festival de atrações para família com muito lazer e entretenimento. Esta é a quarta etapa da temporada 2013 do torneio de corridas de longa duração, que já passou neste ano por alguns dos principais circuitos do mundo, como Spa-Francorchamps, na Bélgica, Silverstone, na Inglaterra, além de Sarthe, na França, onde é disputada a tradicional 24 horas de Le Mans.

Até o momento, 28 carros estão confirmados para participar da Le Mans 6 Horas de São Paulo. Na pista, os competidores estarão divididos em quatro categorias: a LMP1, para os protótipos mais rápidos, como o R18 e-tron quattro da Audi e o TS030 da Toyota; a LMP2, para protótipos menos desenvolvidos; e as classes GTE Pro, com carros gran turismo, para pilotos profissionais, onde o brasileiro Bruno Senna compete e a GTE Am, de Fernando Rees, permitindo os chamados “gentlemen drivers”, ambas com grid composto por Porsches, Ferraris, Aston Martins, entre outras marcas.

Em Interlagos, a Toyota tentará a sua primeira vitória na temporada, que até aqui é dominada pelos protótipos da Audi, vencedor das três provas disputadas. Foi na edição inaugural da Le Mans 6 Horas de São Paulo que a equipe japonesa conquistou sua primeira pole e vitória no WEC, com a dupla formada pelo austríaco Alexander Wurz e o francês Nicolas Lapierre pilotando o Toyota TS030, chegando com mais de um minuto de vantagem para o Audi R18 e-tron quattro de Marcel Fassler, Andre Lotterer e Benoit Treluyer, enquanto Tom Kristensen, Allan McNish e o brasileiro Lucas di Grassi completaram o pódio em um R18 ultra.

Pela categoria LMP2, a vitória em 2012 ficou com o HPD ARX 03b Ultra do trio formado por Vicente Potolicchio, Ryan Dalziel, Stéphane Sarrazin. Pela GTE Pro, os vencedores foram os experientes italianos Giancarlo Fisichella e Gianmaria Bruni, com uma Ferrari F458 Italia, enquanto na GTE Am os vencedores foram Christian Ried, Gianluca Roda, Paolo Ruberti, com um Porsche 911 RSR (997).

A programação da Le Mans 6 Horas de São Paulo em 2013, quarta etapa do Mundial de Endurance, terá início no dia 30 de agosto (sexta-feira), com a realização de treinos livres. No dia 31 (sábado) acontece a tomada de tempos que definirá o grid de largada para a corrida, que será disputada em 1º de setembro (domingo), com largada ao meio-dia. Quem for ao Autódromo de Interlagos poderá acompanhar além da prova do WEC, as corridas da Porsche GT3 Cup Challenge e da Superbike.

FESTIVAL PARA FAMÍLIA
Mais do que um evento para os apaixonados por velocidade, a Le Mans 6h de São Paulo será um festival completo para toda família, não importando idade e gênero. Enquanto alguns dos carros mais modernos do mundo competem na pista de Interlagos, em espaços no interior do autódromo, quem comparecer terá atrações de lazer e cultura como exposições, shows musicais, parque para crianças e o espaço Village, uma mini cidade que concentrará estas atividades sempre envolvendo o assunto automobilismo no espetáculo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *