WEC: Porsche faz a dobradinha em Fuji

A Porsche conquistou a dobradinha na sexta etapa da temporada, as Seis Horas de Fuji, no Japão. O trio Mark Webber/Timo Bernhard/Brendon Hartley, no Porsche 919 Hybrid #17, venceu, seguido pelos parceiros no Porsche 919 Hibryd #18, Romain Dumas/Neel Jani/Marc Lieb.

Com a pista molhada, a prova começou com o Safety-Car a frente do carro, pelas primeiras 16 voltas. Com a bandeira verde agitada, Dumas assumiu a liderança com o Porsche #18.  Mesmo depois de uma rodada, devido a um toque com Alexander Wurz (Toyota Gazoo TS040 Hybrid), Dumas retornou a prova sem perder muito tempo. 

Lieb e depois Jani mantiveram o #18 em primeiro nos seus turnos. Abrindo um minuto de vantagem na hora final. A vantagem foi reduzida, depois de Jani levar um drive-through (por não diminuir a velocidade em um setor com bandeira amarela). 

Com a ordem da equipe Porsche, para Jani deixar Berrnhard passar, o Porsche #18, que havia alinhado na pole, retomou a liderança, faltando oito minutos para o final.

Com a terceira vitória consecutiva, Hartley/Webber/Bernhard assumiram a liderança do campeonato, com um ponto de vantagem sobre o trio Andre Lotterer/Marcel Fassler/Benoit Treluyer (Audi Sport Joest R18 e-tron), 129 a 128 pontos.

Lotterer/Fassler/Treluyer no Audi #7, completaram o pódio no geral, e na classe LMP1.  O trio perdeu a chance de lutar pela vitória, ao apostar na troca dos pneus para os slick, na metade da prova. Com o pit stop extra, para retornar para os híbridos, o #7 caiu para quarto, atrás dos parceiros do Audi #8.

Com a pista mais seca, Treluyer emendou uma sequencia de voltas rápidas. Mesmo depois de um leve toque com o Porsche #88 da Abu-Dhabi Proton.

Como a Porsche, a Audi trocou as posições, ao chamar Loic Duval para os pits nos momentos finais. E Treluyer recebeu a bandeirada em terceiro. 

O brasileiro Lucas di Grassi completou o trio do Audi #8, ao lado de Duval e Oliver Jarvis.

Os trios da Toyota, Mike Conway/Alex Wurz/Stephane Sarrazin e Anthony Davidson/Sebastien Buemi/Kazuki  Nakajima completaram os seis primeiros.

O trio Nicolas Prost/Nick Heidfeld/Mathias Beche (Rebellion R-ONE AER) venceu entre os LMP1 privados.

Pela LMP2, vitória do trio Julien Canal/Sam Bird/ Roman Rusinov (G-Drive Ligier Nissan).

O brasileiro Luiz Derani (G-Drive Racing Ligier/Nissan) em trio com o colombiano Gustavo Yacaman e o mexicano Ricardo Gonzalez, terminou em terceiro na LMP2.

Pela classe LMGTE Pro vitória da dupla Gianmaria Bruni/Toni Vilander (AF Corse Ferrari 458 Italia).

O brasileiro Fernando Rees, em trio com o britânico Alex McDowall e o alemão Stefan Mucke (Aston Martin Racing Aston Martin Vantage)terminou em sétimo classe LMGTE Pro.

Pela classe LMGTE Am vitória do trio Patrick Long/Patrick Dempsey/Marco Seefried (Proton-Dempsey Porsche 911 GT3 RSR).

A próxima etapa, a Seis Horas de Shangai, na China, acontece no dia 01 de novembro. 

Final:

1. Webber/Hartley/Bernhard GER Porsche 919 Hybrid 216 voltas LMP1 

2. Dumas/Jani/Lieb GER Porsche 919 Hybrid 216  LMP1 

3. Fassler/Lotterer/Treluyer GER Audi Sport Joest R18 e-tron 215 LMP1 

4. Jarvis/Duval/di Grassi GER Audi Sport Joest R18 e-tron 214 LMP1 

5. Davidson/Buemi/Nakajima JPN Toyota Gazoo TS040 Hybrid 214 LMP1 

6. Wurz/Sarrazin/Conway JPN Toyota Gazoo TS040 Hybrid 203 LMP1 

7. Prost/Heidfeld/Beche SUI Rebellion R-ONE AER 203  LMP1 

8. Kaffer/Trummer ROU ByKolles CLM P1/01 AER 199 LMP1 

9. Rusinov/Bird/Canal RUS G-Drive Ligier Nissan 198 LMP2 

10. Panciatici/Chatin/Cappillaire FRA Signatech Alpine Nissan 198 LMP2 

11. Yacaman/Gonzalez/Derani RUS G-Drive Ligier Nissan 197 LMP2 

12. Sharp/Dalziel/Heinemeier-Hansson USA ESM Ligier Honda 194 LMP2 

13. Bruni/Vilander ITA AF Corse Ferrari 458 Italia 193 GTE Pro 

14. Webb/Ragues/Cumming SUI SARD Morand Morgan EVO 193 LMP2 

15. Rigon/Calado ITA AF Corse Ferrari 458 Italia 192 GTE Pro 

16. Pilet/Makowiecki GER Porsche Team Manthay 911 192 GTE Pro 

17. Lietz/Christensen GER Porsche Team Manthay 911 192 GTE Pro 

18. Leventis/Kane/Watts GBR Strakka Gibson Nissan 192 LMP2 

19. Sorensen/Nygaard GBR Aston Martin Racing Vantage V8 191 GTE Pro 

20. Turner/Adam GBR Aston Martin Racing Vantage V8 190 GTE Pro 

21. Macdowall/Mucke/Rees GBR Aston Martin Racing Vantage V8 190 GTE Pro 

22. Dempsey/Long/Seefried GER Proton-Dempsey Porsche 911 GT3 RSR 187 GTE Am 

23. Dalla Lana/Lamy/Lauda GBR Aston Martin Racing Vantage V8 187 GTE Am 

24. Perrodo/Collard/Aguas ITA AF Corse Ferrari 458 Italia 186 GTE Am 

25. Brown/vOverbeek/Fogarty USA ESM Ligier Honda 186 LMP2 

26. Roda/Ruberti/Sylvest FRA Larbre Chevrolet Corvette C7.R 185 GTE Am 

27. Ried/Bamber/Al Qubaisi GER Proton-Abu Dhabi Porsche 911 GT3 RSR 185 GTE Am 

28. Shaytar/Basov/Bertolini RUS SMP Ferrari 458 Italia 185 GTE Am 

29. Griffin/Hall/Castellacci GBR Aston Martin Racing Vantage V8 184 GTE Am 

30. Abt/Imperatori/Kraihamer SUI Rebellion R-ONE AER 164 LMP1 

31. Howson/Bradley/Tandy HKG KCMG Oreca 05 Nissan 192 LMP2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *