WTCC: Andy Priaulx é tri-campeão

O inglês Andy Priaulx, de BMW 320si, sagrou-se neste domingo (18/11), tri-campeão do WTCC, o Campeonato Mundial de Turismo, depois da última rodada dupla, em Macau. Priaulx somou 92 pontos, onze a mais do que o vice-campeão, o francês Yan Muller, de Seat Leon.

A primeira prova do dia foi vencida pelo suÁ­ço Alain Menu, de Chevrolet Lacetti. O italiano Gabriele Tarquini, de Seat Leon e o inglês Robert Huff, de Chevrolet Lacetti, fecharam o pódio.


Yvan Muller liderou a corrida da largada, após superar o pole-position Menu, até a 8º volta, quando teve problemas com a bomba do diesel, parando na pista. O frances terminou em 27º, uma posição a frente do brasileiro Augusto Fafus Júnior, de BMW 320si. Farfus rodou na última volta, em disputa de posição com Tarquini, batendo na barreira de proteção e dando adeus as suas chances de tÁ­tulo.


Com o oitavo lugar, Priaulx garantiu um ponto a mais do que Muller no campeonato (82 a 81), e a pole para a prova decisiva. O inglês James Thompson, de Alfa-Romeo 156, com 73 pontos, também entrou na etapa decisiva com chances de tÁ­tulo.



Priaulx venceu a segunda prova, garantindo a sua terceira taça consecutiva. Nicola Larini, de Chevrolet Lacetti foi o 2º, seguido por Thompson.


Yvan Muller não largou para a prova, deixando a disputa entre Priaulx e Thompson. Nas primeiras voltas Priaulx e Thompson, que fez uma ótima largada, andaram próximos, mas no final Larini acabou superando o piloto da Alfa-Romeo.


Farfus não largou devido a um acidente.


Prialx foi tri-campeão com 92 pontos, com Muller sendo vice-campeão, com 81. Thompson foi o 3º com 79. Farfus foi o 4º, com 71.


Se contarmos o tÁ­tulo de Priaulx no ETCC de 2004, campeonato que foi substituÁ­do pelo WTCC, podemos considerar o inglês tetra-campeão.


Final, prova 1:


1 – Alain Menu (Chevrolet Lacetti) – RML – 9 voltas
2 – Gabriele Tarquini (Seat Leon) – Seat – 2.674
3 – Robert Huff (Chevrolet Lacetti) – RML – 4.418
4 – Jordi Gene (Seat Leon) – Seat – 11.325
5 – James Thompson (Alfa 156) – N Technology – 13.759
6 – Tiago Monteiro (Seat Leon) – Seat – 14.058
7 – Nicola Larini (Chevrolet Lacetti) – RML – 14.498
8 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 15.209
9 – Duncan Huisman (BMW 320si) – Aviva – 15.532
10 – Alex Zanardi (BMW 320si) – Ravaglia – 15.849
11 – Rickard Rydell (Seat Leon) – Seat – 16.666
12 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Ravaglia – 17.326
13 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 17.846
14 – Colin Turkington (BMW 320si) – Aviva – 18.419
15 – Tom Coronel (Seat Leon) – GR Asia – 19.283
16 – Fredrik Ekblom (BMW 320si) – RBM – 19.868
17 – Luca Rangoni (BMW 320si) – Proteam – 21.980
18 – Stefano D’Aste (BMW 320si) – Wieckers – 24.642
19 – Franz Engstler (BMW 320i) – Engstler – 25.409
20 – Carl Rosenblad (BMW 320si) – Elgh – 27.006
21 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Proteam – 28.448
22 – Maurizio Ceresoli (Seat Leon) – GR Asia – 50.933
23 – Miguel Freitas (Alfa 156) – Racing for Belgium -52.502
24 – Andrey Romanov (BMW 320i) – Engstler – 2:16.402
25 – David Louie (BMW 320i) – Engstler – 2:31.295
26 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 1 volta
27 – Yvan Muller (Seat Leon) – Seat – 2 volta


Volta mais rápida: Gabriele Tarquini 2:32.517


Abandonos:


Henry Lee – 2 voltas
Pierre-Yves Corthals – 3 voltas


Final, prova 2:


1 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 9 voltas
2 – Nicola Larini (Chevrolet Lacetti) – RML – 0.842
3 – James Thompson (Alfa 156) – N Technology – 5.886
4 – Tiago Monteiro (Seat Leon) – Seat – 6.069
5 – Tom Coronel (Seat Leon) – GR Asia – 10.634
6 – Rickard Rydell (Seat Leon) – Seat – 11.731
7 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Ravaglia – 13.225
8 – Colin Turkington (BMW 320si) – Aviva – 13.823
9 – Fredrik Ekblom (BMW 320si) – RBM – 14.614
10 – Luca Rangoni (BMW 320si) – Proteam – 22.280
11 – Duncan Huisman (BMW 320si) – Schnitzer – 22.707
12 – Stefano D’Aste (BMW 320si) – Wieckers – 23.793
13 – Pierre-Yves Corthals (Seat Leon) – Exagon – 25.662
14 – Gabriele Tarquini (Seat Leon) – Seat – 26.369
15 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Proteam – 27.467
16 – Franz Engstler (BMW 320i) – Engstler – 30.843
17 – Carl Rosenblad (BMW 320si) – Elgh – 36.505
18 – Maurizio Ceresoli (Seat Leon) – GR Asia – 37.092
19 – Miguel Freitas (Alfa 156) – Racing for Belgium – 42.714
20 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 1 volta


Volta mais rápida: Gabriele Tarquini 2:32.840


Não largaram:


Augusto Farfus – Schnitzer
Yvan Muller – Seat
Henry Lee – Avtodom


Abandonos:
Andrey Romanov –  2 voltas
Alex Zanardi – 4 voltas
David Louie –  6 voltas
Jordi Gené –  7 voltas
Alain Menu –  8 voltas


Campeonato:


1. Andy Priaulx  BMW Team UK 92
2. Yvan Muller  SEAT Sport France 81
3. James Thompson  N. Technology 79
4. Augusto Farfus  BMW Team Germany 71
5. Nicola Larini  Chevrolet 71
6. Alain Menu  Chevrolet 69
7. JÁ¶rg Müller  BMW Team Germany 66
8. Gabriele Tarquini  SEAT Sport Italia 62
9. Robert Huff  Chevrolet 57
10. Jordi Gené  SEAT Sport EspaÁ±a 55
11. Tiago Monteiro  SEAT Sport 38
12. Felix Porteiro  BMW Team Italy-Spain 32
13. Tom Coronel  GR Asia 29
14. Luca Rangoni  Proteam Motorsport 15
15. Alessandro Zanardi  BMW Team Italy-Spain 14
16. Rickard Rydell  Chevrolet, SEAT Sport 13
17. Roberto Colciago  SEAT Sport Italia 6
18. Michel Jourdain Jr.  SEAT Sport EspaÁ±a 3
19. Pierre-Yves Corthals  Exagon Engineering 3
20. Fredrik Ekblom  BMW Team UK 1
21. Sergio Hernandez  Proteam Motorsport 1



Não pontuaram:  


Anthony Beltoise  Exagon Engineering 
Maurizio Ceresoli  GR Asia 
Stefano d’Aste  Wiechers-Sport 
Robert Dahlgren  Polestar Racing 
Maria de Villota Comba  Maurer Motorsport 
Franz Engstler  Engstler Motorsport 
Tomas EngstrÁ¶m  Honda Dealer Team Swedish
Miguel Freitas  Racing for Belgium 
Lev Fridman  Russian Bears Motorsport
Philip Geipel  TFS-YACO-Racing 
Duncan Huisman  Team Aviva WSR 
Sergey Krylov  GR Asia 
Henry Lee  Avtodom Racing 
David Louie  Engstler Motorsport 
Alexander Lvov  Golden Motors 
LuÁ­s Pedro Magalhães  Exagon Engineering 
Oscar Nogués  SEAT Sport 
Emmet O’Brien  GR Asia 
Massimiliano PedalÁ   SEAT Sport Italia 
Davide Roda  Scuderia Proteam Motorsport
Andrey Romanov  Engstler Motorsport 
Carl Rosenblad  Elgh Motorsport 
Timur Sadredinov  GR Asia 
Viktor Shapovalov  Russian Bears Motorsport
Andrey Smetsky  Golden Motors 
Peter Terting  SEAT Sport 
Olivier Tielemans  N. Technology 
Colin Turkington  Team RAC, Team Aviva WSR
Evgeny Zelenov  Russian Bears Motorsport