WTCC: Augusto Farfus vence a segunda prova em ValÁªncia

O brasileiro Augusto Farfus, num BMW 320si da Schnitzer, venceu neste domingo (31/05), a segunda prova da quinta rodada dupla da temporada, em Valência, na Espanha. O atual campeão, o francês Yvan Muller, num Seat Leon Tdi da Seat, venceu a primeira prova.

Muller venceu pela terceira vez no ano, com seus parceiros de equipe, o português Tiago Monteiro e o italiano Gabriele Tarquini, completando o pódio. O resultado foi uma injeção de animo da equipe, depois da desastrosa performance na quarta etapa em Paul, na França.

Na metade da primeira volta, Muller superou o pole-position Tarquini, liderando todas as 13 voltas da prova. Tarquini saiu da psita em duas curvas consecutivas, sendo ultrapassado por Monteiro.

Depois de perder tempo, ao ser espremido para a grama pelo Seat Leon Tdi do espanhol Jordi GenÁ¨, na largada, Farfus fez uma grande recuperação, terminando em 4º. Outras duas BMW 320si chegaram a seguir, com o inglês Andy Priaulx e o alemão JÁ¶rg Müller, que era 4º até a volta final, quando ficou lento próximo da linha de chegada. O holandês Tom Coronel, num Seat Leon da Sunred, foi o 7º, vencendo entre os independentes. O mexicano Sergio Hernandez, num BMW 320si da Roal, fechou os oito primeiros.

Os três Chevrolet Cruze da RM terminaram fora da zona de pontuação. O melhor foi o do italiano Nicola Larini, que depois de andar em 8º, cruzou na 11ª posição.

Farfus venceu a segunda prova da rodada dupla. Foi a primeira vitória do brasileiro e da BMW no ano. Seu parceiro Müller formou a dobradinha da montadora alemão, com Tarquini fechando o pódio.

Na largada o pole-position Hernandez, que pilota um Seat Leon movido a gasolina, perdeu diversas posições, com o segundo no grid, Coronel, saindo da pista na curva dois.

Müller assumiu a liderança, seguido por Farfus. Na terceira volta o curitibano ultrapassou o parceiro de equipe, não perdendo mais a primeira posição. Tarquini e Priaulx fizeram um bom duelo pela última vaga no pódio, com o tri-campeão chegando a superar Tarquini, que logo na volta seguinte recuperou a posição.

O italiano Alessandro Zanardi, que corre com uma BMW 320si da Roal adaptada, chegou em 6º, a frente do parceiro Hernandez. Ivan Muller e Monteiro completaram a zona de pontuação.

Depois de vencerem as duas provas em Pau, Chevrolet saiu da Valência sem nenhum ponto conquistado.

Yvan Muller manteve a liderança do campeonato, com 57 pontos, três a mais do que Farfus.

Final, prova 1:

1 – Yvan Muller (Seat Leon Tdi) – Seat – 13 voltas em 23m13s675
2 – Tiago Monteiro (Seat Leon Tdi) – Seat – 1″884
3 – Gabriele Tarquini (Seat Leon Tdi) – Seat – 4″157
4 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 5″364
5 – Andy Priualx (BMW 320si) – RBM – 5″855
6 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 5″943
7 – Tom Coronel (Seat Leon) – Sunred – 8″096
8 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Roal – 12″106
9 – Stefano D-Aste (BMW 320si) – Wiechers – 13″301
10 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Proteam – 15″846
11 – Nicola Larini (Chevrolet Cruze) – RML- 16″461
12 – Alessandro Zanardi (BMW 320si) – Roal – 22″528
13 – Rickard Rydell (Seat Leon Tdi) – Seat – 23″038
14 – Mehdi Bennani (Seat Leon) – Exagon – 25″385
15 – Alain Menu (Chevrolet Cruze) – RML – 26″381
16 – Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 32″002
17 – Tom Boardman (Seat Leon) – Sunred – 33″042
18 – Marin Colak (Seat Leon) – Colak – 33″730
19 – Vito Postiglione (BMW 320si) – Proteam – 34-781
20 – Viktor Shapovalov (Lada 110) – Lada – 38-341
21 – Jaap Van Lagen (Lada 110) – Lada – 1 volta
22 – Robert Huff (Chevrolet Cruze) – RML – 1 volta

Final, prova 2:

1 – Augusto Farfus (BMW 320si) – Schnitzer – 13 voltas em 23m16s075
2 – Jorg Muller (BMW 320si) – Schnitzer – 0”540
3 – Gabriele Tarquini (Seat Leon Tdi) – Seat – 5”426
4 – Andy Priaulx (BMW 320si) – RBM – 5”884
5 – Alessandro Zanardi (BMW 320si) – Roal – 6”676
6 – Sergio Hernandez (BMW 320si) – Roal – 7”178
7 – Yvan Muller (Seat Leon Tdi) – Seat – 11”169
8 – Tiago Monteiro (Seat Leon Tdi) – Seat – 11”569
9 – Stefano D’Aste (BMW 320si) – Wiechers – 13”052
10 – Tom Coronel (Seat Leon) – Sunred – 16”936
11 – Jordi GenÁ¨ (Seat Leon Tdi) – Seat – 17”978
12 – Alain Menu (Chevrolet Cruze) – RML – 20”965
13 – Nicola Larini (Chevrolet Cruze) – RML – 23”139
14 – Rickard Rydell (Seat Leon Tdi) – Seat – 23”635
15 – Felix Porteiro (BMW 320si) – Proteam – 24”470
16 – Franz Engstler (BMW 320si) – Engstler – 29”515
17 – Vito Postiglione (BMW 320si) – Proteam – 32”556
18 – Marin Colak (Seat Leon) – Colak – 33”721
19 – Tom Boardman (Seat Leon ) – Sunred – 34”589
20 – Kristian Poulsen (BMW3 20si) – Engstler – 35”793
21 – Viktor Shapovalov (Lada 110) – Lada- 36”289
22 – Robert Huff (Chevrolet Cruze) – RML – 45”503
23 – Mehdi Bennani (Seat Leon) – Exagon – 43”550
24 – Kirill Ladygin (Lada 110) – Lada – 46”540

Volta mais rápida:  Augusto Farfus 1’45”974

Campeonato:

1. Yvan Muller 57 pontos; 2. Farfus 54; 3. Tarquini 46; 4. Priaulx 35; 5. Huff 32; 6. J. Muller 31; 7. Rydell 30; 8. GenÁ¨ 24; 9. Hernandez 15; 10. Larini e Menu 14; 12. Monteiro 13; 13. Zanardi 11; 14. Engstler e Coronel 5; 16. Porteiro 3; 17. Cayrolle 1