WTCC: Robert Huff assume liderança do campeonato

O britânico Robert Huff (Chevrolet) assumiu a liderança do campeonato, após a disputa, em Shanghai, na China, da penúltima etapa da temporada. Huff soma 390 pontos, 35 a mais do que o francês Yvan Muller, seu parceiro de equipe. O suÁ­ço Alain Menu, que completa a trinca da Chevrolet, é o 3º com 349 pontos.

Menu venceu a primeira prova, e Huff a segunda. Muller saiu
zerado da etapa, ao abandonar a primeira prova, e levar uma punição na segunda,
e cair da 2ª para a 13ª posição.

Prova 1:

Pole-position, Menu venceu a primeira prova de ponta a ponta. Huff foi o segundo, seguido pelo italiano Stefano D’Aste, que venceu entre os pilotos independentes.

Logo na segunda curva, Muller foi tocado pelo húngaro Norbert Michelisz (BMW) e rodou, provocando uma enorme confusão. Os britânicos Alex MacDowall, (Chevrolet) e Colin Turkington (Chevrolet) Darryl O’Young (Chevrolet), de Macau, o espanhol Pepe  Oriola (SEAT) o  holandês Tom Coronel (BMW) também foram envolvidos na confusão. Muller abandonou e Michelisz levou um drive-through.

Coronel terminou em 4º, seguido pelo italiano Gabriele Tarquini (SEAT) e o britânico Tom Boardman (SEAT). O português Tiago Monteiro (Honda), Turkington, o italiano Alberto Cerqui (BMW) e o alemão Fredy Barth (SEAT) completaram os dez primeiros.

Cinco pilotos acabaram punidos, com o acréscimo de 30 segundos, por levarem vantagem durante a confusão da largada. Boardman, Monteiro, Barth, o francês Hugo Valente (SEAT) e o britânico James Nash (Ford).

Com isso a classificação, do 6º ao 10º, mudou: Turkington passou para 6º seguido por Cerqui, o marroquino Mehdi Bennani (BMW), o alemão Franz Engstler (BMW) e Charles Ng (BMW), de Hong Kong.
    
Final, prova 1:

1 – Alain Menu – Chevrolte Cruze – RML – 13 voltas em 25’12”369
2 – Rob Huff – Chevrolet Cruze – RML – 1”500
3 – Stefano D’Aste – BMW 320 TC – Wiechers – 11”192
4 – Tom Coronel – BMW 320 TC – Roal – 13”327
5 – Gabriele Tarquini – Seat Leon WTCC – Sunred – 15”653
6 – Colin Turkington – Chevrolet Cruze – WSR – 3’”125
7 – Alberto Cerqui – BMW 320 TC – Roal – 31”463
8 – Mehdi Bennani – BMW 320 TC – Proteam – 40”183
9 – Franz Engstler – BMW 320 TC – Engstler – 40”320
10 – Charles Ng – BMW 320 TC – Engstler – 44”499
11 – Tom Chilton – Ford Focus – Arena – 46”076
12 – Tom Boardman – Seat Leon WTCC – STR – 56”382
13 – Tiago Monteiro – Honda Civic – Honda Jas – 1’00”032
14 – Fredy Barth – Seat Leon WTCC – STR – 1’06”426
15 – Norbert Michelisz – BMW 320 TC – Zengo – 1’07”550
16 – Hugo Valente – Seat Leon 1.6T – Tuenti – 1’17”406
17 – Kelvin Leong – Honda Accord – Song Veng – 1’21”551
18 – Eric Kwong – Chevrolet Cruze – Fong – 1’25”129
19 – Felipe De Souza – Chevrolet Lacetti – China Dragon – 1’27”186
20 – Kin Veng Ng – Chevrolet Cruze – China Dragon – 1’37”603
21 – Alex Liu – BMW 320 Si – Egnstler – 1 volta
22 – Pepe Oriola – Seat Leon WTCC – Tuenti – 4 voltas

Volta mais rápida: Alain Menu 1’54”947

Abandonos:

Yvan Muller – Chevrolet Cruze – RML – 1 volta
Alex MacDowall – Chevrolet Cruze – Bamboo – 4 voltas
Aleksei Dudukalo – Seat Leon WTCC – Sunred – 6 voltas
Darryl O’Young – Chevrolet Cruze – Bamboo – 6 voltas
James Nash – Ford Focus – Arena – 7 voltas
Fernando Monje – Seat Leon WTCC – Tuenti – 8 voltas

Prova 2:

Huff venceu a segunda prova. Menu e Coronel completaram o pódio.

Pole-position, Coronel manteve a ponta até a 4ª volta, quando foi superado por Menu e Muller. Na volta seguinte foi a vez de Huff superar o holandês, pelo 3º lugar.

Na 8ª volta, Muller tentou superar Menu na freada da curva um. Os dois se tocaram, com Huff assumindo a liderança. Na volta seguinte, Menu passou Muller, com o francês retomando o segundo lugar na 11ª volta.

Huff venceu, seguido por Muller e Menu. Após a prova, o francês foi punido, com o acréscimo de 30 segundos no tempo, pela batida em Menu, e caiu para 13º. Coronel herdou o 3º lugar.

D’Aste foi o 4º (vencendo novamente entre os pilotos independentes), seguido por Bennani e Tarquini. Turkington, Boardman, Cerqui e Monteiro fecharam a zona de pontos.

A última prova acontece em Macau, no dia 18 de novembro.

Final, prova 2:

1 – Rob Huff – Chevrolet Cruze – RML – 13 voltas em 25’17”714
2 – Alain Menu – Chevrolet Cruze – RML – 2”698
3 – Tom Coronel – BMW 320 TC – Roal – 4”378
4 – Stefano D’Aste – BMW 320 TC – Wiechers – 4”866
5 – Mehdi Bennani – BMW 320 TC – Proteam – 5”574
6 – Gabriele Tarquini – Seat Leon WTCC – Sunred – 20”406
7 – Coling Turkington – Chevrolet Cruze – WSR – 25”189
8 – Tom Boardman – Seat Leon WTCC – STR – 26”741
9 – Alberto Cerqui – BMW 320 TC – Roal – 27”167
10 – Tiago Monteiro – Honda Civic – Honda Jas – 27”342
11 – Aleksei Dudukalo – Seat Leon WTCC – Sunred – 28”113
12 – Darryl O’Young – Chevrolet Cruze – Bamboo – 30”937
13 – Yvan Muller – Chevrolet Cruze – RML – 31”195
14 – Fredy Barth – Seat Leon WTCC – STR – 32”626
15 – Franz Engstler – BMW 320 TC – Engstler – 35”170
16 – Fernando Monje – Seat Leon WTCC – Tuenti – 35”249
17 – Alex MacDowall – Chevrolet Cruze – Bamboo – 35”368
18 – Hugo Valente – Seat Leon 1.6T – Tuenti – 41”675
19 – Tom Chilton – Ford Focus – Arena – 42”220
20 – Eric Kwong – Chevrolet Cruze – Fong – 1’15”910
21 – Felipe De Souza – Chevrolet Lacetti – China Dragon – 1’21”126
22 – Kin Ven Ng – Chevrolet Cruze – China Dragon – 1’34”329
23 – Charles Ng – BMW 320 TC – Engstler – 1 volta
24 – Norbert Michelisz – BMW 320 TC – Zengo – 1 volta
25 – Alex Liu – BMW 320si – Engstler – 2 voltas

Volta mais rápida: Robert Huff 1’55”546

Abandonos:
James Nash – Ford Focus – Arena – 0 volta
Pepe Oriola – Seat Leon WTCC – Tuenti – 6 voltas
Kelvin Leong – Honda Accord – Song Veng – 7 voltas

Final, prova 1:

1 – Alain Menu – Chevrolte Cruze – RML – 13 voltas em 25’12”369
2 – Rob Huff – Chevrolet Cruze – RML – 1”500
3 – Stefano D’Aste – BMW 320 TC – Wiechers – 11”192
4 – Tom Coronel – BMW 320 TC – Roal – 13”327
5 – Gabriele Tarquini – Seat Leon WTCC – Sunred – 15”653
6 – Colin Turkington – Chevrolet Cruze – WSR – 3’”125
7 – Alberto Cerqui – BMW 320 TC – Roal – 31”463
8 – Mehdi Bennani – BMW 320 TC – Proteam – 40”183
9 – Franz Engstler – BMW 320 TC – Engstler – 40”320
10 – Charles Ng – BMW 320 TC – Engstler – 44”499
11 – Tom Chilton – Ford Focus – Arena – 46”076
12 – Tom Boardman – Seat Leon WTCC – STR – 56”382
13 – Tiago Monteiro – Honda Civic – Honda Jas – 1’00”032
14 – Fredy Barth – Seat Leon WTCC – STR – 1’06”426
15 – Norbert Michelisz – BMW 320 TC – Zengo – 1’07”550
16 – Hugo Valente – Seat Leon 1.6T – Tuenti – 1’17”406
17 – Kelvin Leong – Honda Accord – Song Veng – 1’21”551
18 – Eric Kwong – Chevrolet Cruze – Fong – 1’25”129
19 – Felipe De Souza – Chevrolet Lacetti – China Dragon – 1’27”186
20 – Kin Veng Ng – Chevrolet Cruze – China Dragon – 1’37”603
21 – Alex Liu – BMW 320 Si – Egnstler – 1 volta
22 – Pepe Oriola – Seat Leon WTCC – Tuenti – 4 voltas

Volta mais rápida: Alain Menu 1’54”947

Abandonos:

Yvan Muller – Chevrolet Cruze – RML – 1 volta
Alex MacDowall – Chevrolet Cruze – Bamboo – 4 voltas
Aleksei Dudukalo – Seat Leon WTCC – Sunred – 6 voltas
Darryl O’Young – Chevrolet Cruze – Bamboo – 6 voltas
James Nash – Ford Focus – Arena – 7 voltas
Fernando Monje – Seat Leon WTCC – Tuenti – 8 voltas

Final, prova 2:

1 – Rob Huff – Chevrolet Cruze – RML – 13 voltas em 25’17”714
2 – Alain Menu – Chevrolet Cruze – RML – 2”698
3 – Tom Coronel – BMW 320 TC – Roal – 4”378
4 – Stefano D’Aste – BMW 320 TC – Wiechers – 4”866
5 – Mehdi Bennani – BMW 320 TC – Proteam – 5”574
6 – Gabriele Tarquini – Seat Leon WTCC – Sunred – 20”406
7 – Coling Turkington – Chevrolet Cruze – WSR – 25”189
8 – Tom Boardman – Seat Leon WTCC – STR – 26”741
9 – Alberto Cerqui – BMW 320 TC – Roal – 27”167
10 – Tiago Monteiro – Honda Civic – Honda Jas – 27”342
11 – Aleksei Dudukalo – Seat Leon WTCC – Sunred – 28”113
12 – Darryl O’Young – Chevrolet Cruze – Bamboo – 30”937
13 – Yvan Muller – Chevrolet Cruze – RML – 31”195
14 – Fredy Barth – Seat Leon WTCC – STR – 32”626
15 – Franz Engstler – BMW 320 TC – Engstler – 35”170
16 – Fernando Monje – Seat Leon WTCC – Tuenti – 35”249
17 – Alex MacDowall – Chevrolet Cruze – Bamboo – 35”368
18 – Hugo Valente – Seat Leon 1.6T – Tuenti – 41”675
19 – Tom Chilton – Ford Focus – Arena – 42”220
20 – Eric Kwong – Chevrolet Cruze – Fong – 1’15”910
21 – Felipe De Souza – Chevrolet Lacetti – China Dragon – 1’21”126
22 – Kin Ven Ng – Chevrolet Cruze – China Dragon – 1’34”329
23 – Charles Ng – BMW 320 TC – Engstler – 1 volta
24 – Norbert Michelisz – BMW 320 TC – Zengo – 1 volta
25 – Alex Liu – BMW 320si – Engstler – 2 voltas

Volta mais rápida: Robert Huff 1’55”546

Abandonos:
James Nash – Ford Focus – Arena – 0 volta
Pepe Oriola – Seat Leon WTCC – Tuenti – 6 voltas
Kelvin Leong – Honda Accord – Song Veng – 7 voltas