WTCC: SEAT domina primeiras filas e Farfus sai em 7º

Marca espanhola confirma força para abertura da temporada em Curitiba.

O que os treinos livres sugeriam as sessões classificatórias confirmaram. Ao colocar cinco carros nas primeiras posições do grid, a SEAT – capitaneada pelo atual campeão e pole Yvan Muller – mostrou que tem todas as credenciais para dominar a rodada dupla de abertura do WTCC – Campeonato Mundial de Carros de Turismo neste domingo no Autódromo Internacional de Curitiba. Foi um massacre da marca espanhola sobre as BMW, cujo melhor resultado foi o 6º lugar do alemão JÁ¶rg Müller, que largará logo Á  frente do astro local Augusto Farfus, único brasileiro na categoria e colocado em 7º.

Foi a quinta pole de Muller no WTCC e a primeira do novo formato de treinos classificatórios inspirados na Fórmula 1. “É um modelo desafiador”, elogiou o veterano de 39 anos, que comandou ambas as sessões e estabeleceu o novo recorde do circuito – 1min24s196 – logo na primeira passagem da segunda. Ele foi beneficiado pelo jogo de equipe, já que os cinco modelos turbocomprimidos deixaram os boxes em fila indiana. “Largar na pole é sempre bom, principalmente estando cercado pelos companheiros”, lembrou.

Farfus não escondeu o desapontamento com o resultado desalentador dentro de casa. “Eu já sabia que o fumo seria grande”, comentou rapidamente, enquanto se dirigia aos boxes para conversar com os engenheiros da equipe oficial da BMW-Alemanha. Depois, procurou conservar as esperanças para o restante do final de semana. “O excelente rendimento das SEAT já era esperado. Meu principal problema foi a mudança das condições da pista da primeira para a segunda sessão classificatória. Sem o acerto ideal, tudo ficou mais difÁ­cil. De qualquer forma, serão duas corridas e ainda dá para ganhar posições”, analisou.

O público que aproveitou o dia de tempo agradável e compareceu em bom número indica que as arquibancadas deverão lotar neste domingo. A programação será aberta Á s 9h30, com a realização do treino de aquecimento de 15 minutos. A largada da primeira etapa, com duração de 14 voltas, está marcada para as 13h05; a da segunda, com grid invertido dos oito primeiros colocados da bateria inicial, será autorizada Á s 16h05. Ingressos poderão ser trocados por dois quilos de gêneros alimentÁ­cios na barraca montada diante do autódromo. O total arrecadado será destinado ao Instituto Pró-Cidadania de Curitiba.

A ordem de largada da corrida 1 ficou assim:

1 – Yvan Muller (França), SEAT León TDI, 1min21s196 (157,98 km/)
2 – Jordi Gene (Espanha), SEAT León TDI, 1min24s135
3 – Gabriele Tarquini (Itália), SEAT León TDIm, 1min24s355
4 – Tiago Monteiro (Portugal), SEAT León TDI, 1min24s462
5 – Rickard Rydell (Suécia), SEAT León TDI, 1min24s486
6 – JÁ¶rg Müller (Alemanha), BMW 320si, 1min24s637
7 – Augusto Farfus (Brasil), BMW 320si, 1min24s749
8 – Alain Menu (SuÁ­ça), Chevrolet Cruze, 1min24s831
9 – Nicola Larini (Itália), Chevrolet Cruze, 1min24s831
10 – Andy Priaulx (Inglaterra), BMW 320si, 1min24s933
11 – Sérgio Hernandez (Espanha), BMW 320si, 1min25s046
12 – Félix Porteiro (Espanha), BMW 320si, 1min25s377
13 – Robert Huff (Escócia), Chevrolet Cruze, 1min25s456
14 – Alessandro Zanardi (Itália), BMW 320si, 1min25s488
15 – Franz Engstler (Alemanha), BMW 320si, 1min26s018
16 – Tom Boardman (Inglaterra), SEAT León, 1min26s026
17 – Stefano D’Aste (Itália), BMW 320si, 1min26s076
18 – Tom Coronel (Holanda), SEAT León, 1min26s220
19 – Marin Colak (Croácia), SEAT León, 1min26s281
20 – Jaap van Lagen (Holanda), LADA 110, 1min26s753
21 – George Tanev (Bulgária), BMW 320si, 1min26s940
22 – Kristian Poulsen (Dinamarca), BMW 320si, 1min27s578
23 – Kirill Ladygin (Rússia), LADA 110, 1min27s585
24 – Viktor Shopovalov (Rússia), LADA 110, 1min28s035