24 Horas de Le Mans: Audi domina grid de largada

A Audi Joest, com o modelo Audi R18 e-Tron, dominou o grid de largada para a 81ª edição das 24 Horas de Le Mans, na França, terceira etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC).

O francês Loic Duval, com o tempo de 3m22s349 (obtido na quarta-feira), garantiu a pole-position para o trio formado por ele, o britânico Allan McNish e o dinamarquês Tom Kristensen.

“Consegui uma volta na quarta-feira boa o suficiente para me garantir a pole. Isso significa, também, um ponto extra que pode ser decisivo no final do campeonato (Mundial de Endurance). É sempre bom largar na pole, embora isso não signifique muito em uma corrida como essa. Mas ficamos felizes. Na quarta-feira ainda não estávamos satisfeitos com o equilÁ­brio do carro, mas na quinta ele já se mostrou bem melhor. Como no fim da segunda sessão a pista estava mais rápida do que na primeira, cheguei a ficar preocupado em perder a posição, mas no fim deu tudo certo. Tudo correu dentro do programado e é por isso que estamos felizes com o resultado.”, declarou Duval, que conquistou a sua primeira pole em Le Mans.

O trio formado pelo brasileiro Lucas di Grassi, o espanhol Marc Gené e o britânico Oliver Jarvis, alinha em segundo, com o trio formado pelos alemães André Lotterer e Marcel FÁ¤ssler e o francês BenoÁ®t Tréluyer, completam a trinca da montadora alemã.

“De um modo geral foi uma boa classificação, apesar de sabermos que nosso carro tinha mais potencial no fim. Consegui o melhor tempo do primeiro setor no final da sessão e estava rápido no trecho intermediário, mas fiquei preso no tráfego. Colocar os três carros na frente do grid é um ótimo começo para a Audi, mas todos sabemos que a corrida é bastante longa.”, disse Di Grassi.

Os dois trios da Toyota, com o TS030 Hybrid, alinham nas duas posições seguintes, com os trios Anthony Davidson/Sébastien Buemi/Stéphane Sarrazin e Alexander Wurz/Nicolas Lapierre/Kazuki Nakajima.

Melhor equipe independente, a Rebellion, alinha os seus dois Lola B12/60-Toyota, na 6ª e 7ª posição, com os trios Nicolas Prost/Neel Jani/Nick Heidfeld e Andrea Belicchi/Mathias Beche/Cong Fu Cheng.

O trio Jonny Kane/Nick Leventis/Danny Watts (HPD ARX 03c-Honda/ Strakka) completa os oito primeiros, todos da Classe LMP1.

O trio Olivier Pla/David Heinemeier Hansson/Alex Brundle (Morgan-Judd/ OAK) alinha na pole na Classe LMP2, e em nono no geral. Pla fez o tempo da pole. O trio John Martin/Roman Rusinov/Mike Conway (Oreca 03-Nissan/G-Drive), segundo na LMP2, alinha na décima posição.

O francês Frederic Makowiecki (Aston Martin Vantage V8/Aston Martin) conquistou a pole na Classe LMGTE Pro. Ele divide a condução do Aston Martin oficial de fábrica com o brasileiro Bruno Senna e o britânico Rob Bell. No geral alinham na 29ª posição.

“Deixamos o francês amarrado o dia inteiro e só o soltamos na classificação”, brincou Bruno. “AÁ­ ele matou a pau. O cara anda muito em qualquer pista, mas aqui ele é ainda melhor”, elogiou Senna.

Pela Classe LMGTE Am, outro Aston Martin oficial, com o trio Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen/Allan Simonsen, ficou com a pole (Simonsen fez o melhor tempo). No geral saem na 38ª posição.

Como já tinha acontecido na quarta-feira, uma série de incidentes causou paralisações e encurtou o tempo de pista aberta para os pilotos na quinta-feira.

Antes da prova começar (Á s 11h no horário de BrasÁ­lia, 15h locais), os times terão um treino de 45 minutos para fazer os últimos ajustes e avaliações. Vinte e sete canais transmitem a corrida ao redor do mundo e, pela internet, é possÁ­vel acompanhar onboard os carros da Audi com a transmissão no site www.audi-motorsport.com e todas as informações no Twitter @Audi__Sport. A corrida também será transmitida no site oficial da prova: www.lemans-tv.com.

Grid:

1. Duval/McNish/Kristensen (Audi R18 e-Tron) – Audi Joest – 3’22″349
2. Lotterer/Fassler/Trluyer (Audi R18 e-Tron) – Audi Joest – 3’23″696
3. Gené/Di Grassi/Jarvis(Audi R18 e-Tron) – Audi Joest – 3’24″341
4. Davidson/Buemi/Sarrazin (Toyota TS030 Hybrid) – Toyota – 3’26″654
5. Wurz/Lapierre/Nakajima (Toyota TS030 Hybrid) – Toyota – 3’26″676
6. Prost/Jani/Heidfeld (Lola B12/60-Toyota) – Rebellion – 3’28″935
7. Belicchi/Beche/Cheng (Lola B12/60-Toyota) – Rebellion – 3’32″167
8. Leventis/Watts/Kane (HPD ARX 03c-Honda) – Strakka – 3’36″547

9. Pla/Heinemeier Hansson/Brundle (Morgan-Judd) – OAK – 3’38″621
10. Martin/Rusinov/Conway (Oreca 03-Nissan) – G-Drive – 3’39″535
11. Gachanang/Mailleux/Lombard (Morgan-Judd) – Morand – 3’40″741
12. Luhr/Dolan/Turvey (Zytek Z11SN-Nissan) – Jota – 3’40″459
13. Graves/Nakano/Hamilton Walker(Oreca 03-Nissan) – Delta-ADR – 3’40″925
14. Imperatori/Tung/Howson (Morgan-Nissan) – KCMG – 3’41″042
15. Patterson/Chandhok/Hartley (Oreca 03-Nissan) – Murphy – 3’41″569
16. Panciatici/Ragues/Gommendy (Alpine A450-Nissan) – Signatech – 3’41″654
17. Baguette/Gonzalez/Plowman (Morgan-Judd) – OAK – 3’41″854
18. Perez-Companc/Kaffer/Minassian (Oreca 03-Nissan) – Pecom – 3’43″420
19. Thiriet/Martin/Badey (Oreca 03-Nissan) – Thiriet by TDS – 3’43″494
20. Ordonez/Mardenborough/Krumm (Zytek Z11SN-Nissan) – Graves – 3’44″421
21. Rossi/Lux/Kimber Smith (Zytek Z11SN-Nissan) – Graves – 3’44″621
22. Frey/Niederhauser/Bleekemolen (Oreca 03-Judd) – Race Performance – 3’45″244
23. Holzer/Kraihamer/Charouz (Lotus T128) – Lotus – 3’45″274
24. Weeda/Rossiter/Bouchut (Lotus T128) – Lotus – 3’47″920
25. Nicolet/Merlin/Mondolot (Morgan-Nissan) – OAK – 3’48″196
26. Tucker/Briscoe/Franchitti (HPD ARX-Honda) – Level 5 – 3’48″597
27. Giroix-Fatien-Ihara (Lola B12/80-Judd) – Gulf – 3’49″096
28. Hirschi/Burgess/Mowlem (Lola B12/80-Judd) – HVM – 3’49″805
29. Makowiecki/Bell/Senna (Aston Martin Vantage V8) – Aston Martin – 3’54″635
30. Turner/Mücke/Dumbreck (Aston Martin Vantage V8) – Aston Martin – 3’55″445
31. Lietz/Lieb/Dumas (Porsche 911) – Porsche AG – 3’55″491
32. Fisichella/Bruni/Malucelli (Ferrari 458) – AF Corse – 3’55″909
33. Dalla Lana/Lamy/Auberlen (Aston Martin Vantage) – Aston Martin – 3’56″336
34. Beretta/Kobayashi/Vilander (Ferrari 458) – AF Corse – 3’56″471
35. Bergmeister/Bernhard/Pilet (Porsche 911) – Porsche AG – 3’56″573
36. Brandela-Porta-Raffin (Lola B11/80-Judd) – DKR – 3’56″905
37. Dagoneau/Younessi/Downs (Oreca 03-Nissan) – Boutsen Ginion – 3’57″139
38. Nygaard/Puolsen/Simonsen (Aston Martin Vantage) – Aston Martin – 3’57″776
39. Gavin/Milner/Westbrook (Chevrolet C6 ZR1) – Corvette – 3’58″644
40. Ried/Roda/Ruberti (Porsche 911) – Proton – 3’58″889
41. Garcia/Magnussen/Taylor (Chevrolet C6 ZR1) – Corvette – 3’59″526
42. Goethe/Hall/Campbell Walter (Aston Martin Vantage) – Aston Martin – 3’59″805
43. Gerber/Cioci/Griffin (Ferrari 458) – AF Corse – 3’59″997
44. Milesi/Gibon/Henzler (Porsche 911) – IMSA – 4’00″503
45. Collard/Perrodo/Crubilé (Porsche 911) – Prospeed – 4’00″682
46. Dalziel-Farnbacher-Goossens (Viper SRT GTS-R) – SRT- 4’00″802
47. Dempsey/Foster/Long (Porsche 911) – Dempsey-Del Piero – 4’00″916
48. Bourret/Narac/Vernay/Henzler (Porsche 911) – IMSA – 4’01″713
49. Potolicchio/Aguas/Bright (Ferrari 458) – 8 Star – 4’01″934
50. Bomarito/Kendall/Wittmer (Viper SRT GTS-R) – SRT- 4’03″461
51. Perazzini/CasÁ¨/Verdonck (Ferrari 458) – AF Corse – 4’03″966
52. Dumas-Rodrigues-MacNeil (Chevrolet C6 ZR1) – Labre – 4’04″512
53. Bornhauser/Canal/Taylor (Chevrolet C6 ZR1) – Labre – 4’04″873
54. Bertolini/Al Qubaisi/Al Faisal (Ferrari 458) – JMW – 4’05″417
55. Mallegol-Bachelier-Blank (Ferrari 458) – AF Corse – 4’09″064
56. Krohn/Mediani (Ferrari 458) – Krohn – 4’16″233