Rallye Internacional Mil Milhas Históricas Brasileiras: Estrangeiros chamam a atenção

Neste sábado será disputada a ‘Noite do Saci’, prova de regularidade noturna nas serras no entorno de Campos do Jordão (SP). O rally já percorreu mais de mil quilÁ´metros desde a largada na quarta-feira e já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e agora volta para São Paulo.

Os estrangeiros estão dando o que falar na 3ª edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras. Tanto pela simpatia quanto pela competitividade. Os portugueses Alexandre Calheiros Ferreira e Mário Vital Melo são um belo exemplo, já que tiveram problemas na serra que desce para Ubatuba, gastaram 1h45 para trocar o motor de seu Fusca 1600S 1975 e continuaram a prova sempre alegres.

“Como conheço pouca gente aqui, fico incomodado em pedir ajuda. Então, contratei uma equipe de manutenção com toda a infraestrutura para me divertir sem preocupação”, contou Alexandre Ferreira. “Mas as pessoas aqui são muito simpáticas e estão fazendo de tudo para nos ajudar. Estamos adorando em participar deste rali”, completou o piloto com mais de 20 anos de experiência em rallies pela Europa, que caiu para 0 30º posto com o atraso.

Até o tricampeão mundial de Fórmula 1 ofereceu ajuda aos portugueses quando chegou com o seu Jaguar E-Type S2 1970. “Diga pra eles que se precisar de algo, eu comecei a mexer foi num motor deste. É só chamar que eu ponho a mão na graxa”, avisou Nelson Piquet, que durante o percurso teve que consertar um Mustang de sua propriedade que foi emprestado a um amigo.

Os alemães Heinzjurgen Halle e Friedhelm Graf estão participando pelo segundo ano consecutivo com um Puma GTE 1973 e encontram-se na sétima posição. “Desde que conheceu a marca o Friedhelm passou a colecionar Puma lá na Alemanha e só quer correr com o modelo que tenho aqui no Brasil”, comentou Halle. “Eu só vim da Alemanha para fazer este rallye. Cheguei na véspera e vou embora no domingo. Mas no ano que vem estarei de volta, para participar novamente com o maravilhoso Puma”, assegura Graf.

O espanhol Oscar Vila Espejo, ao lado de CecÁ­lia Kondo, com um raro Alpine A110 1977, que estão sempre andando entre os primeiros. “Não fomos tão bem no segundo dia, mas pretendemos recuperar bem até o final”, anuncia Espejo, 11º colocado. O belga Herve Salmon está participando pelo terceiro ano consecutivo, desta vez com MG TD 1952 e ocupa a 32ª posição.

A liderança do 3º Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras está com o Mercedes-Benz 350 SL 1973 da dupla brasileira Carlos Alberto Sousa e Laurival Calçada, que haviam participado apenas da primeira edição.

“O rallye está ótimo, bem organizado e crescendo. Estamos bem por enquanto, mas ainda tem muita coisa pela frente. Não temos nada para comemorar agora, vamos aguardar a noite do último dia para ver o que conquistamos”, destaca Carlos Alberto, colecionador de modelos Mercedes-Benz.

O Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras, regido pela regras da FIA-Historic (Federação Internacional de Automobilismo) e homologado pela FIVA (Federação Internacional de VeÁ­culos Antigos) segue neste sábado do Hotel Gloria, em Caxambu (MG), até o Hotel Home Green Home, em Campos do Jordão (SP), depois de percorrer 254 km. Na estância de inverno paulista pode ser decidida a competição com a prova ‘Noite do Saci’, realizada após as 18 horas, nas serras ao redor.

Os carros fabricados entre 1950 e 1980 prosseguem até domingo e está revisitando algumas das mais famosas estradas da história brasileira, como a Estrada dos Tropeiros, e parte do Caminho Novo e do Caminho Velho Real, completando 1.602 km, depois de passar em dezenas de cidades do interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Os dez primeiros depois dos dois primeiros dias são:
1) Carlos Alberto Sousa/Laurival Calçada (Mercedes-Benz 350 SL 73), 75pp; 2) Rogério Franz/Mário Nardi (Mercedes-Benz 350 SLC 73), 109; 3) Christian Pons Casal de Rey/Thiago Pons Casal de Rey (Corvette 63), 111; 4) Alberto Amorim/Carlos Bevilaqua (MG B Roadster 68), 138; 5) Claus Hoppen/Luiz Durval Paiva (Fusca 1200 55), 185; 6) Carlos Cacciatore/Gabriel Pecin (Mini Morris 1275 69)), 201; 7) Heinzjurgen Halle/Friedhelm Graf (Puma GTE 73); 8) Evaldo Luque/Flávio Maia Luz (BMW 2002 Ti Touring 74), 216; 9) Emilio Losada/GlÁ­cia Losada (Porsche 911 SC 79), 241; 10) Leandro Mazzoccato/Lizandra Mazzoccato (Ferrari 308 GTS 78), 263.

CONFIRA A PROGRAMAÇÁƒO

21 de junho (sexta-feira) – 285 Km
08h00 – Largada do 1º veÁ­culo – Hotel Meliá Angra dos Reis
12:40 hs – Almoço Hotel São Gotardo (Garganta do Registro) BR 354 Km 0 – Divisa Itamonte/Itatiaia
17:00 – Chegada no Hotel Glória – Caxambu
20h30 – 21h30 – Publicação do Resultado Parcial

22 de junho (sábado) – 254 Km
09h00 – Largada do 1º veÁ­culo – Hotel Gloria
12:00 hs – Almoço Mercato Italiano – Quiririm – Estrada de Campos do Jordão-Trevo Quiririm
14:30 hs – Chegada no Hotel Home Green Home – Campos do Jordão
18h00 – Largada do 1º veÁ­culo – Prova ‘Noite do Saci’ – 100 Km
20:40 – Chegada no Hotel Home Green Home – Campos do Jordão

23 de junho (domingo) – 213 Km
10h00 – Largada do 1º veÁ­culo – Hotel Home Green Home
13h00 – Chegada Shopping Iguatemi