24 Horas de Le Mans: Com dobradinha, Peugeot vence a 77ª edição das 24 Horas de Le Mans

A Peugeot, com o trio David Brabham/ Marc Genè/ Alexander Wurz, venceu neste domingo (14/06), a 77ª edição das 24 Horas de Le Mans, na França. Com o modelo 908HDi FAP, o trio completou 382 voltas, uma a mais do que os parceiros de equipe, Sébastien Bourdais/ Franck Montagny/ Stéphane Sarrazin, que largaram na pole-position. O Audi R15 TDi do trio Rinaldo Capello/ Tom Kristensen/ Allan McNish, terminou em 3º.

A Peugeot dominou a tradicional prova francesa por completo, vencendo pela terceira vez (depois de 1992 e 1993), fazendo a pole-position e liderando todas as horas de disputa.

Saindo na pole Montagny perdeu a liderança para McNish na largada.  A liderança do escocês, contudo não durou até a segunda volta, quando os três Peugeot oficiais assumiram as três primeiras posições.  Mas logo na primeira hora de prova um incidente nos boxes, envolvendo os Peugeot número oito e sete, fez o trio Nicolas Minassian/Pedro Lamy/Christian Klien perder várias voltas e a chance de lutar pela vitória.

O trio Bourdais/ Montagny/ Sarrazin, liderou a prova até a 5ª hora, quando foram forçados a parar nos pits, com problemas de freios no modelo turbo-diesel. O carro número oito caiu para a 6ª posição, com os parceiros do carro número nove assumindo a liderança, seguidos pelo Audi de Capello/ Kristensen/ McNish.

Braham/ Gené/ Wurz não perderam mais o controle da prova nas horas seguintes. Depois de um intenso duelo entre McNish e Sarrazin, o francês assumiu a segunda posição logo depois da metade da prova.

No começo da manhã o francês Benoit Treluyer, num Peugeot 908 HDi FAP particular da Pescarolo Sport, sofreu um sério acidente. Logo após deixar os pits, depois de entrar com fumaça no freio dianteiro esquerdo, ele perdeu o controle do carro no Esse entre a Dunlop Bridge e a curva Tertre-Rouge. O carro escorregou na grama, acertando a barreira de proteção, e espalhando pedaços do 908. O forte impacto deixou apenas o cockpit intacto. Os médicos levaram cerca de quinze minutos para retirar o piloto, de 32 anos, do carro. Treluyer saiu consciente e foi levado ao centro médico para exames. A prova ficou paralisada, com bandeira vermelha, por 30 minutos.

Faltando seis horas para o encerramento o australiano Brabham tinha uma volta de vantagem sobre o parceiro Sarrazin. Kristensen, em 3º, tinha três voltas de atraso.

Depois de 382 voltas e 24h01min45s442 de prova, o espanhol Genè recebeu a bandeirada. Foi a primeira vitória de Genè (e de um espanhol) e Brabham na prova, e a segunda do austríaco Wurz (ele venceu em 1996 com Porsche).

Os franceses Bourdais/ Montagny/ Sarrazin completaram a dobradinha da Peugeot, que havia largada na pole-position nas três últimas edições. A Audi, com seu novo R15 teve que se contentar com o terceiro lugar de Capello/ Kristensen/ McNish, vencedores da prova de 2008. A montadora das quatro argolas havia vencido as cinco edições anteriores.

O trio Jan Charouz/ Tomas Enge/ Stefan Mucke, num Lola-Aston Martin do AMR Eastern Europe, terminou em quarto, sendo o melhor modelo movido à gasolina.

O trio francês Olivier Panis/Nicolas Lapierre/Soheil Ayari, num Courage-Oreca 01 AIM do Team Oreca Matmut AIM, completou na 5ª posição.

Após o incidente do começo da prova, terceiro Peugeot oficial, do trio Nicolas Minassian/Pedro Lamy/Christian Klien, chegou na 6ª posição, treze voltas atrás.

Depois de o indiano Narain Karthikeyan deslocar o seu ombro no grid de largada, deixando a condução do Audi R10 TDI da Kolles para os parceiros Charles Zwolsman e Andre Lotterer, os estreantes levaram o carro a 7ª posição. Os nove primeiros colocados foram carros da LMP1.

O brasileiro Bruno Senna, estreando na prova, abandonou no início da madrugada, pouco depois da metade da prova. A equipe Team Oreca Matmut AIM decidiu retirar o carro da disputa depois do monegasco Stéphane Ortelli sofrer mais um acidente, com uma Ferrari da classe LMGT2.

Hughes de Chaunac, dirigente da equipe, decidiu que o carro não voltaria mais para a pista, para que as peças de reposição ficassem a disposição do segundo carro da equipe, do trio Panis/ Lapierre/ Ayari.

Ortelli já havia batido sozinho antes de entregar o carro para Senna fazer sua estreia no circuito de La Sarthe. O brasileiro teve que esperar mais de vinte minutos para entrar na pista, até os mecânicos repararem o carro e trocarem o aerofólio traseiro. No seu segundo turno Senna também se envolveu em um acidente, ao botar a roda na grama e perder o controle do Oreca-AIM. O português Tiago Monteiro completou o trio.

O segundo Audi R15, do trio Alexander Premat/ Romain Dumas/ Timo Bernhard, terminou em 17º, depois de terem vários problemas durante a prova. Duas rodadas e uma forte batida na curva Porsche provocaram longas paradas nos pits para reparos, com o trio chegando com 49 voltas de atraso.

Pela classe LMP2 vitória do trio Casper Elgaard/ Kristian Poulsen/Emmanuel Collard, num Porsche RS Spyder do Team Essex, que largou na Poe na classe. Foi a primeira vitória do trio na classe. Collard venceu depois de 15 participações consecutivas na prova.

O brasileiro Thomas Erdos abandonou a prova na 273ª volta. Ele dividiu a condução do Lola B08/86-Mazda da RML com o inglês Mike Newton e o norte-americano Chris Dyson.

Pela classe LMGT1 vitória do trio Johnny O’Connell/ Jan Magnussen/ Antonio Garcia, num Corvette C6.R da Corvette Racing. No geral foram 10º colocados.

O brasileiro Jaime Melo Júnior venceu pela segunda vez consecutiva na classe LMGT2. Ele dividiu a Ferrari F430 GT2 da Risi Competizione com o finlandês e o suíço Pierre Kaffer. O trio liderou 265 das 328 voltas percorridas, sendo 18º no geral. A Ferrari foi soberana na categoria, conquistando as quatro primeiras posições.

Final:

1. LMP1 Brabham Gene Wurz Peugeot Sport Total Peugeot 908 HDi FAP 382
2. LMP1 Bourdais Montagny Sarrazin Team Peugeot Total Peugeot 908 HDi FAP 381
3. LMP1 Capello Kristensen McNish Audi Sport Team Joest Audi R15 TDI 376
4. LMP1 Charouz Enge Mucke AMR Eastern Europe Lola-Aston Martin B09/60 373
5. LMP1 Panis Lapierre Ayari Team Oreca Matmut AIM Oreca 01-AIM 370
6. LMP1 Minassian Lamy Klien Team Peugeot Total Peugeot 908 HDi FAP 369
7. LMP1 Zwolsman Jr Karthikeyan Lotterer Kolles Audi R10 TDI 369
8. LMP1 Tinseau Juoanny Barbosa Pescarolo Sport Pescarolo 01-Judd 368
9. LMP1  Albers Bakkerud Mondini Kolles Audi R10 TDI 360
10. LMP2 Elgaard Poulsen Collard Team Essex Porsche RS Spyder 357
11. LMP1 Ragues Mailleux Andre Signature Plus Courage-Oreca LC70E-Judd 344
12. LMP2 Leuenberger Pompidou Kane Speedy Racing Team Sebah Lola B08/80-Judd 343
13. LMP1 Davidson Turner Verstappen Aston Martin Racing Lola-Aston Martin B09/60 342
14. LMP1 Belicchi Prost Jani Speedy Racing Team Sebah Lola B08/60-Aston Martin 342
15. GT1 O’Connell Magnussen Garcia Corvette Racing Corvette C6.R 342
16. GT1 Maassen Jousse Clairay Luc Alphand Aventures Corvette C6.R 336
17. LMP1 Bernhard Premat Dumas Audi Sport Team Joest Audi R15 TDI 333
18. GT2  Melo Kaffer Salo Risi Competizione Ferrari F430 GT2 329
19. GT2  Babini Malucelli Ruberti BMS Scuderia Italia Ferrari F430 GT2 327
20. LMP2 Nicolet Hein Yvon OAK Racing Pescarolo 01-Mazda 325
21. LMP1 Hardman Leventis Watts Strakka Racing Ginetta-Zytek 09S 325
22. GT2  Krohn van de Poele Jonsson Risi Competizione  Ferrari F430 GT2 323
23. GT2 Bell Kirkaldy Sugden JMW Motorsport Ferrari F430 GT2 320
24. LMP1 Campbell-Walter Ickx Ianetta Creation Autosportif Creation CA07-Judd 319
25. GT2 Coronel Bleekemolen Janis Snoras Spyker Squadron Spyker C8 Laviolette GT2-R 319
26. GT2 Bruni Perez Companc Russo AF Corse Ferrari F430 GT2 317
27. GT2 Mansell Ehret Rusinov Team Modena Ferrari F430 GT2 314
28. LMP2 Barazi Moseley Bennett Team Barazi-Epsilon Zytek 07S/2 306
29. GT2  Rodrigues Lebon Bouchut JMB Racing Ferrari F430 GT2 304
30. GT2  Dempsey Kitch Jr Foster Team Advanced Engineering Ferrari F430 GT2 301
31. GT1  ichtner-Hoyer Gruber Muller Jetalliance Racing Aston Martin DBR9 294
32. GT2 McInerney McInerney Vergers Virgo Motorsport Ferrari F430 GT2 280

Abandonos:
LMP2 Ara Kunimoto Maassen NAVI Team Goh Porsche RS Spyder 339
GT1  Gavin Beretta Fassler Corvette Racing Corvette C6.R 311
LMP2  Newton Erdos Dyson Ray Mallock Ltd. Lola B08/86-Mazda 273
GT2  Drayson Cocker Franchitti Drayson Racing Aston Martin V8 Vantage GT2 272
GT2  Pilet Narac Long IMSA Performance Matmut Porsche 997 GT3-RSR 265
LMP2 Noda Marsh de Pourtales Kruse-Schiller Motorsport Lola B07/46-Mazda 261
LMP1  Hall Primat Kox Aston Martin Racing Lola-Aston Martin B09/60 252
LMP1  Ortelli Senna Monteiro Team Oreca Matmut AIM Oreca 01-AIM 219
LMP1  Boullion Pagenaud Treluyer  Pescarolo Sport Peugeot 908 HDi FAP 210
LMP2 Laheye Ajlani Moreau OAK Racing Pescarolo 01-Mazda 208
LMP2 Piccini Biagi Bobbi Racing Box Lola B08/80-Judd 203
GT2 Bergmeister Law Neiman Flying Lizard Motorsports Porsche 997 GT3-RSR 194
GT2 O’Young Hesnault Kralev Endurance Asia Team Porsche 997 GT3-RSR 186
GT2 Farnbacher Simonsen Montanari Hankook Farnbacher Racing Ferrari F430 GT2 183
LMP1 Tomlinson Dean Moore Team LNT Ginetta-Zytek 09S 178
LMP1 Rockenfeller Werner Luhr Audi Sport North America Audi R15 TDI 104
LMP2 Ojjeh Gosselin Peter GAC Racing Team Zytek 07S/2 102
GT2 Felbermayr Sr Felbermayr Jr Lecourt IMSA Performance Matmut Porsche 997 GT3-RSR 102
GT1 Alphand Gregoire Goueslard Luc Alphand Aventures Corvette C6.R 99
LMP2 Bruneau Rostan Greaves Bruichladdich Bruneau Team Radical SR9-AER 91
LMP2 Amaral Pla Smith Quifel ASM Team Ginetta-Zytek 09S/2 46
GT2 Lieb Henzler Lietz Team Felbermayr-Proton Porsche 997 GT3-RSR 24
GT1 Yogo Yamagishi Apicella JLOC Isao Noritake Lamborghini Murcielago R-GT 1

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