24 horas de Le Mans: Melo Júnior larga em terceiro no grid da GT2

Chuva durante segundo treino classificatório mantém formação da quinta-feira. Piloto brasileiro manifesta boa chance de vitória.

A chuva desta quinta-feira (14) na França antecipou a definição do grid de largada para a edição de 2007 das 24 Horas de Le Mans. Com a pista molhada no segundo treino classificatório, nenhum dos pilotos participantes conseguiu baixar os tempos verificados na sessão de um dia antes (13), que acabou valendo como formação definitiva do grid. A pole-position é dos franceses Sèbastien Bourdais e Stèphane Sarrazin e do português Pedro Lamy, com um Peugeot 908.

Bourdais, Sarrazin e Lamy pilotam na classe Le Mans P1, a principal da prova, que neste ano reunirá 54 carros. Na classe P2, o primeiro lugar no grid é do mexicano Adrian Fernandez, do japonês Karuki Kurosawa e do inglês Robbie Kerr. Eles revezam a pilotagem de um Zytek 07S/2 e estarão em 15º lugar na formação geral. Na GT1, a pole é do francês Christophe Bouchut, do italiano Fabrizio Gollin e do dinamarquês Casper Elgaard, com um Aston Martin. Eles estão em 23º.

Pela classe GT2, o carro melhor colocado no grid é a Ferrari do inglês Tim Mullen, do escocês Andrew Kirkaldy e do canadense Chris Niarchos, que alinham em 39º. Nesta classe compete o brasileiro Jaime Melo, atual campeão do Mundial FIA GT e líder do campeonato da American Le Mans Series. Ele e seus parceiros, o finlandês Mika Salo e o inglês Johnny Mowlem, vão largar da 41ª colocação, que equivale ao terceiro lugar entre os pilotos de sua categoria.

Melo Júnior reconheceu que a perspectiva de conquistar a pole da classe GT2 esbarrou na instabilidade do clima. “Nós teríamos uma boa chance de subir de terceiro para primeiro, o carro está muito competitivo”, atesta. “De qualquer forma, a chuva nos ajudou no trabalho de acerto do carro para pista molhada, até porque a previsão é de chuva durante a maior parte da corrida”, diz o brasileiro da Risi Competizione, que pilota uma Ferrari F430 GT.

Outros dois pilotos brasileiros disputam as 24 Horas de Le Mans. Thomas Erdos vai largar em 21º com o Lola B05-40 da RML, com que compete ao lado dos ingleses Andy Wallace e Mike Newton. É o sexto no grid entre os pilotos da classe P2. Christian Fittipaldi, com Aston Martin DBR9, sai na 30ª posição. Ele, o espanhol Antonio Garcia e o holandês Jos Menten Jr., seus parceiros no Team Modena, são sexto entre os inscritos na classe GT1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *