24 Horas de Le Mans: Melo Júnior vence as 24 Horas na classe GT2

Piloto paranaense da Risi Competizione leva Ferrari F 430 ao fim da prova pela primeira vez na disputa de longa duração mais tradicional do mundo.

Em sua terceira participaçao nas 24 Horas de Le Mans, Jaime Melo Júnior conseguiu concluir a prova pela primeira vez. Melhor que isso, o piloto paranaense da Risi Competizione encerrou a 76ª edição da corrida, neste domingo (15), como vencedor da classe LM GT2, na trinca que formou com o finlandês Mika Salo e o italiano Gianmaria Bruni. Revezando a pilotagem da Ferrari F 430 de número 82, eles obtiveram o 19º lugar na classificação geral da corrida.

A equipe de Melo estava em sexto lugar no grid entre os carros da classe LM GT2. Foi o brasileiro quem cumpriu o primeiro turno de pilotagem. “Larguei em sexto, tive uma disputa muito boa com as equipes da Porsche e entreguei o carro para o Mika em segundo. Ele assumiu a liderança da nossa categoria por volta da quinta hora de corrida e, daÁ­ para a frente, o nosso trabalho foi o de administrar a vantagem que conquistamos”, resumiu o piloto da Risi.

A intermitência da chuva submeteu as equipes Á  necessidade de adoção rápida de decisões. “Era um tal de chover, parar, chover de novo, a gente tinha de pensar rápido para tomar decisões quanto Á  estratégia de corrida, se devia mudar ou não o tipo de pneus, foi uma corrida movimentada também nos boxes. Foi um resultado muito estimulante para a equipe, principalmente diante dos problemas que nós temos enfrentado nesta temporada”, analisou Melo.

Melo e Salo são parceiros na disputa da American Le Mans Series. Donos do tÁ­tulo de 2007, eles tiveram problemas nas quatro primeiras etapas. “Aqui, nós tivemos um carro competitivo durante todo o tempo. Normalmente, uma corrida de 24 horas submete as equipes a problemas mecânicos, e nós não tivemos nenhum. Agora, vamos retomar a participação na American Le Mans com um clima interno bem mais positivo depois desta vitória”, ele comentou.

O também paranaense Ricardo Zonta foi terceiro na classificação geral da corrida e no resultado da classe principal, a LM P1. O paulista Christian Fittipaldi, 30º no geral, foi o oitavo na classe LM GT1. O carioca naturalizado inglês Thomas Erdos e o paulista Xandinho Negrão, os outros dois representantes brasileiros, abandonaram. Dos 55 carros que largaram em Le Mans, 35 chegaram ao final da disputa.

O resultado final da corrida foi o seguinte:
1º) Rinaldo Capello/Allan McNish/Tom Kristensen (ITA/ESC/DIN), 381 voltas
Audi Sport North America, Audi R10, LM P1

2º) Marc Gene/Nicolas Minassian/Jacques Villeneuve (ESP/FRA/CAN), a 4min31s094
Team Peugeot Total, Peugeot 908, LM P1

3º) Franck Montagny/Ricardo Zonta/Christian Klien (FRA/BRA/AUT), a 2 voltas
Peugeot SportTotal, Peugeot 908, LM P1

4º) Lucas Luhr/Alexandre Premat/Mike Rockenfeller (ALE/FRA/ALE), a 7 voltas
Audi Sport North America, Audi R10, LM P1

5º) Pedro Lamy/Stephane Sarrazin/Alexander Wurz (POR/FRA/AUT), a 13 voltas
Team Peugeot Total, Peugeot 908, LM P1

6º) Frank Biela/Emanuele Pirro/Marco Werner (ALE/ITA/ALE), a 14 voltas
Audi Sport North America, Audi R10, LM P1

7º) Harold Primat/Christophe Tinseau/Benoit Treluyer (CHE/FRA/FRA), a 19 voltas
Pescarolo Sport, Pescarolo Judd, LM P1

8º) Laurent Groppi/Soheil Ayari/Loic Duval (FRA/FRA/FRA), a 24 voltas
Team Oreca Matmut, Courage-Oreca Judd, LM P1

9º) Stefan Mucke/Jan Charouz/Tomas Enge (ALE/CHE/CHE), a 27 viktas
Charouz Racing System, Lola Aston Martin, LM P1

10º) Peter van Merksteijn/Jos Verstappen/Jeroen Bleekmolen (HOL/HOL/HOL), a 27 voltas
Van Merksteijn Motorsport, Porsche RS Spyder, LM P2

11º) Vanina Ickx/Stephane Gregoire/João Barbosa (BEL/FRA/POR), a 29 voltas
Rollcentre Racing, Pescarolo Judd, LM P1

12º) John Nielsen/Casper Elgaard/Sascha Maassen (DIN/DIN/ALE), a 34 voltas
Team Essex, Porsche RS Spyder, LM P2

13º) David Brabham/Antonio Garcia (ING/ESP), a 37 voltas
Aston Martin Racing, Aston Martin DBR9, LM GT1

14º) Johnny O’Connell/Jan Magnussen/Ron Fellows (EUA/DIN/CAN), a 37 voltas
Corvette Racing, Corvette C6.R, LM GT1

15º) Olivier Beretta/Oliver Gavin/Max Papis (MON/ING/ITA), a 40 voltas
Corvette Racing, Corvette C6.R, LM GT1

16º) Karl Wendlinger/Andrea Piccini/Heinz-Harald Frentzen (AUT/ITA/ALE), a 42 voltas
Aston Martin Racing, Aston Martin DBR9, LM GT1

17º) Luc Alphand/JérÁ´me Policand/Guillaume Moreau (FRA/FRA/FRA), a 46 voltas
Luc Alphand Aventures, Corvette C6.R, LM GT1

18º) Pierre Ragues/Matthieu Lahaye/Cong Fu Cheng (FRA/FRA/CHN), a 48 voltas
Saulnier Racing, Pescarolo Judd, LM P2

19º) Jaime Melo/Mika Salo/Gianmaria Bruni (BRA/FIN/ITA), a 55 voltas
Risi Competizione, Ferrari F 430 GT, LM GT2

20º) Miguel Amaral/Olivier Pla/Guy Smith (POR/FRA/ING), a 56 voltas
Quifel-ASM Team, Lola AER B05-40, LM P2

21º) Patrice Goueslard/Jean Luc Blanchemann/Laurent Pasquali (FRA/FRA/FRA), a 56 voltas
Luc Alphand Aventures, Corvette C6.R, LM GT1

22º) Matteo Malucelli/Paolo Ruberti/Fabio Babini (ITA/ITA/ITA), a 63 voltas
BMS Scuderia Italia Spa, Ferrari F 430 GT, LM GT2

23º) Pierre Kaffer/Lars Erik Nielsen (ALE/DIN), a 64 voltas
Farnbacher Racing, Ferrari F 430 GT, LM GT2

24º) Stuart Hall/Marc Goossens/Johnny Mowlem (ING/BEL/ING), a 65 voltas
Creation Autosportif LTD, Creation AIM CA07, LM P1

25º) Alain Ferte/Ben Aucott/Stéphane Daoudi (FRA/ING/FRA), a 69 voltas
JMB Racing, Ferrari F 430 GT, LM GT2

26º) Jacques Nicolet/Richard Hein/Marc Gaffionato (FRA/MON/MON), a 70 voltas
Saulnier Racing, Pescarolo Judd, LM P1

27º) Alexander Davison/Wolf Henzler/Sen Felbermayr (AUS/ALE/AUT), a 72 voltas
Team Felbermayr-Proton, Porsche 991 GT3 RSR, LM GT2

28º) Christophe Bouchut/Patrick Bornhauser/David Smet (FRA/FRA/MON), a 75 voltas
Larbre Competition, Saleen S7R, LM GT1

29º) Juan Barazi/Michael Vergers/Stuart Mosley (ING/ING/ING), a 77 voltas
Barazi Epsilon, Zytek 07S, LM P2

30º) Christian Fittipaldi/Jos Menten Jr./Terry Borcheller (BRA/ALE/EUA), a 79 voltas
Team Modena, Aston Martin DBR9, LM GT1

31º) Marc Rostan/Ben Devlin/Paul Thomas (FRA/ING/ING), a 84 voltas
Team Bruichladdich Radical, Radical AER SR9, LM P2

32º) JÁ¶rg Bergmeister/Johannes van Overbeek/Seth Neiman (ALE/EUA/EUA), a 92 voltas
Flying Lizard Motorsports, Porsche 991 GT3 RSR, LM GT2

33º) Daisuke Ito/Yugi Tachikawa/Tatsuya Kataoka (JAP/JAP/JAP), a 109 voltas
Dome Racing Team, Dome Judd S102, LM P1

34º) Peter Kox/Roman Rusinov/Mike Hezemans (HOL/RUS/HOL), a 115 voltas
Interprogressbank Spartac Racing, Lamborghini Murcielago, LM GT1

35º) Yojiro Terada/Kasuho Takahashi/Hiroki Katoh (JAP/JAP/JAP), a 157 voltas
Autocon, Creation Judd, LM P1