24 Horas de Le Mans: Sébastien Bourdais marca a pole para a Peugeot

O francês Sébastien Bourdais marcou nesta quinta-feira (10/06), a pole-position para a 78ª edição das 24 Horas de Le Mans. Nascido em Le Mans, o ex-piloto de F-1 fez o tempo de 3m19s711, sendo o único a baixar de 3m20s. O italiano Pedro Lamy e o francês Simon Pagenaud dividem a condução do Peugeot 908 HDi FAP de número três.

Os outros dois Peugeot oficiais, com os trios Alexander Wurz/ Anthony Davidson/ Marc Gené e Franck Montagny/ Stéphane Sarrazin/ Nicolas Minassian e o Peugeot do Team ORECA, com o trio Olivier Panis/ Nicolas Lapierre/ Loic Duval, completam as quatro primeiras posições. Sarrrazin havia feito a pole nas três últimas edições.

Principal rival da Peugeot, e vencedora de oito das dez últimas edições da prova, a Audi, com o modelo R15 TDI, alinha os seus carros oficiais nas três posições seguintes, com os trios, Mike Rockenfeller/ Timo Bernhard/ Romain Dumas, Tom Kristensen/ Allan McNish/ Rinaldo Capello e Andre Lotterer/ Marcel Fassler/ Benoyt Treluyer.

Os dois Lola Aston Martin oficiais e o ORECA 01-AIM do Team Oreca completam os dez primeiros. Os 14 primeiros colocados pertencem a Classe LMP1.

Pela Classe LMP2, pole-position do trio Danny Watts/Jonny Kane/Nick Leventis (HPD ARX-01/ Strakka Racing), que saem em 15º no geral. O brasileiro Thomas Erdos (Lola HPD/ RML), em trio com os ingleses Mike Newton/ Andy Wallace, alinha em 20º no geral e 3º na Classe LMP2.

O trio Tomas Enge/Christoffer Nygaard/Peter Kox (Aston Martin DBR9/ AMR Young) larga na pole na Classe GT1, e 31º no geral.

O brasileiro Jaime Melo Jr.(Ferrari F430/ Risi Competizione), em trio com o italiano Giamaria Bruni e o alemão Pierre Kaffer, larga na pole-position na classe GT2, e 36º no geral. O brasileiro Augusto Farfus (BMW M3 E92/ BMW) alinha na 43ª posição geral e 7ª na Classe GT2. Ele tem como parceiros os alemães Jorg Muller e Uwe Alzen.

Grid:

1 – Bourdais-Lamy-Pagenaud (Peugeot 908) – Peugeot – 3’19″711
2 – Gené-Wurz-Davidson (Peugeot 908) – Peugeot – 3’20″317
3 – Montagny-Sarrazin-Minassian (Peugeot 908) – Peugeot – 3’20″325
4 – Panis-Lapierre-Duval (Peugeot 908) – Oreca – 3’21″192
6 – Rockenfeller-Bernhard-Dumas (Audi R15) – Audi – 3’21″981
5 – Kristensen-McNish-Capello (Audi R15) – Audi – 3’22″176
6 – Lotterer-Fassler-Treluyer (Audi R15) – Audi – 3’23″605
8 – Primat-Mucke-Fernandez (Lola Aston Martin) – Aston Martin – 3’26″680
9 – Turner-Barazi-Hancock (Lola Aston Martin) – Aston Martin – 3’26″747
10 – Ayari-Andre-Meyrick (Oreca-AIM) – Oreca – 3’29″506
11 – Ragues-Mailleux-Ickx (Lola Aston Martin) – Signature – 3’29″774
12 – Bouchut-Tucker-Rodrigues (Audi R10) – Kolles – 3’30″907
13 – Albers-Bakkerud-Jarvis (Audi R10) – Kolles – 3’31″661
14 – Drayson-Cocker-Pirro (Lola-Judd) – Drayson – 3’31″862
15 – Leventis-Watts-Kane (HPD ARX-01C) – Strakka – 3’33″079
16 – Brabham-Franchitti-Werner (HPD ARX-01C) – Highcroft – 3’34″537
17 – Andretti-Jani-Prost (Lola-Judd) – Rebellion – 3’34″601
18 – Mansell-Mansell-Mansell (Ginetta-Zytek) – Beechdean – 3’36″897
19 – Belicchi-Boullion-Smith (Lola-Judd) – Rebellion – 3’37″093
20 – Newton-Erdos-Wallace (Lola-HPD) – RML – 3’44″598
21 – Amaral-Pla-Hughes (Ginetta-Zytek) – Quifel – 3’40″532
22 – Lahaye-Moreau-Charouz (Pescarolo-Judd) – OAK – 3’41″310
23 – Lewis-Willman-Burgess (Lola AER) – Autocon – 3’43″167
24 – Cioci-Perazzini-Pirri (Lola-Judd) – Racing Box – 3’47″971
25 – De Pourtales-Noda-Kennard (Lola-Judd) – KSM – 3’51″310
26 – Nicolet-Hein-Yvon (Pescarolo-Judd) – OAK – 3’52″008
27 – Schell-Da Rocha-Zollinger (Norma-Judd) – Pegasus – 3’52″837
28 – Ojjeh-Greaves-Chalandon (Ginetta-Zytek) – Bruichladdich – 3’53″099
29 – Salini-Salini-Gommendy (WR-Zytek) – Welter – 3’53″109
30 – Bruneau-Rostan-Meichtry (Radical SR)-Judd) – Race Performance – 3’53″942
31 – Nygard-Enge-Kox (Aston Martin DBR9) – AMR Young – 3’55″025
32 – De Doncker-Leinders-Palttala (Ford GT) – Marc Vds – 3’55″356
33 – Mutsch-Grosjean-Hirsch (Ford GT) – Matech – 3’55″583
34 – Jousse-Maassen-Goueslard (Corvette C6.R) – Alphand – 3’58″810
35 – Grégoire-Policand-Hart (Corvette C6.R) – Alphand – 3’58″906
36 – Melo-Kaffer-Bruni (Ferrari F430) – Risi – 3’59″233
37 – Beretta-Gavin-Collard (Corvette C6 ZR1) – Corvette – 3’59″435
38 – Magnussen-O’Connell-Garcia (Corvette C6 ZR1) – Corvette – 3’59″793
39 – Fisichella-Alesi-Vilander (Ferrari F430) – AF Corse – 3’59″837
40 – Gachnang-Frey-Allemann (Ford GT) – Matech – 4’01″628
41 – Lieb-Lietz-Henzler (Porsche 997) – Felbermayr – 4’01″640
42 – Narac-Pilet-Long (Porsche 997) – IMSA – 4’01″755
43 – Muller-Farfus-Alzen (BMW M3 E92) – BMW – 4’01″893
44 – Holzer-Westbrook-Scheider (Ferrari F430) – BMS – 4’02″014
45 – Farnbacher-Simonsen-Keen (Ferrari F430) – Farnbacher – 4’02″866
46 – Bergmeister-Law-Nieminen (Porsche 997) – Flyng Lizard – 4’02″685
47 – Berville-Canal-Gardel (Saleen S7R) – Larbre Competition – 4’03″175
48 – Priaulx-Muller-Werner (BMW M3 E92) – BMW – 4’03″215
49 – Krohn-Jonsson-Van de Poele (Ferrari F430) – Risi – 4’03″959
50 – Coronel-Dumbreck-Bleekemolen (Spyker C8) – Spyker – 4’04″057
51 – Bell-Sugden-Miller (Aston Martin Vantage) – JMW – 4’04″303
52 – Yogo-Yamanishi-Iiri (Lamborghini Murcielago) – JLOC – 4’05″170
53 – Van Splunteren-Hommerson-Machiels (Porsche 997) – Prospeed – 4’10″017
54 – Felbermayr-Felbermayr-Konopka (Porsche 997) – Felbermayr – 4’10″054
55 – Gentilozzi-Dalziel-Goossen (Jaguar XKRS) – Jaguar RSR – 4’12″431
Retirado – Salo-Perez Companc-Russo (Ferrari F430) – AF CorseÂ