24 Horas de Le Mans: Zonta busca primeira vitória brasileira em Le Mans

Piloto paranaense faz parte do time dos sonhos da Peugeot: oito dos nove integrantes já passaram pela Fórmula 1.

Ricardo Zonta teve um sonho adiado em 1998. Um problema no motor, na terceira hora da prova, tirou suas possibilidades de vitória nas 24 horas de Le Mans. Na época, ele formava o trio da equipe AMG Mercedes com os franceses Jean Marc Gounon e Christophe Bouchut, que largou em terceiro lugar e figurava entre os favoritos. Dez anos se passaram até que ele tivesse uma nova chance. Ele fará parte do “dream team” formado pela Peugeot para disputar neste sábado (14) a 76ª edição das 24 horas de Le Mans.

No total, a equipe terá nove pilotos, oito deles com passagens pela Fórmula 1, divididos em três carros – o modelo Peugeot 908 HDi FAP, nova sensação das corridas de longa duração. Ricardo Zonta será o único brasileiro do time, que também terá o canadense Jacques Villeneuve, o português Pedro Lamy, o espanhol Marc Gene, os austríacos Christian Klien e Alexander Wurz e os franceses Franck Montagny, Stephane Sarrazin e Nicolas Minassian. Somando todos os pilotos, o grupo tem 393 GPs de Fórmula 1.

O investimento da montadora francesa faz sentido. A marca tenta quebrar um tabu de 15 anos. Não vence em Le Mans desde 1993, quando alcançou um feito histórico, colocando três carros nos três primeiros lugares. Curiosamente, aquela foi também a última vitória de uma fabricante francesa na prova. Para superar este desafio, o time vem desenvolvendo o Peugeot 908 HDi FAP há um ano e meio. O carro é o mesmo que venceu as Mil Milhas Brasileiras no ano passado e que participa de todo o calendário de corridas de longa duração.

Se a preparação da equipe foi a melhor possível, o mesmo pode ser dito em relação a Ricardo Zonta, que dividirá a pilotagem de seu carro com Franck Montagny e Christian Klien. Ele disputa regularmente a temporada da Grand-Am nos Estados Unidos. O campeonato é especializado em corridas de longa duração. A mais famosa delas recebe o nome de 24 horas de Daytona. Por todos estes motivos, chega à França com grandes chances de se tornar o primeiro brasileiro a vencer as 24 horas de Le Mans.

“Sem dúvida, é o principal evento do ano tanto para mim quanto para a Peugeot e estamos trabalhando para ganhar”, afirma. Até agora, o melhor resultado de um brasileiro na corrida foi conquistado também por um paranaense: Raul Boesel chegou em segundo na edição de 1991 pilotando um Jaguar. Os treinos para as 24 horas de Le Mans já estão em andamento e a largada está marcada para às 10h00 do próximo sábado (14). Além de Ricardo Zonta, haverá outros quatro brasileiros na corrida: Christian Fittipaldi, Jaime Melo, Xandinho Negrão e Thomas Erdos.

Os números da equipe Peugeot em Le Mans:

* 3 carros.
* 9 pilotos que somam 393 GPs de Fórmula 1, 32 participações prévias nas 24 horas de Le Mans e 44 títulos nacionais e internacionais, incluindo 1 na Fórmula 1.
* 122 profissionais na equipe, 65 na área técnica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *