24 Horas de Spa-Francorchamps: Gianmaria Bruni marca a pole-position para a 63ª edição

O italiano Gianmaria Bruni (Ferrari 430/ AF Corse / Vitaphone) conquistou nesta quinta-feira (29/07), a pole-position para a 63ª edição das 24 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Depois de três sessões de treinos, Bruni garantiu a pole com o tempo de 2m22s43, marcado na segunda sessão. Bruni tem como parceiros na Ferrari nº 2 da Classe GT2, os belgas Bert Longin e Eric van de Poele e o finlandês Toni Vilander.

O trio Dirk Werner/ Dirk Müller/ Dirk Adolf (BMW M3/ BMW Motorsport) completa a primeira fila. Werner foi 0s146 mais lento do que Bruni.

O quarteto Anthony Kumpen/ Marcel Fassler/ Lucas Luhr/ Mike Rockenfeller (Audi R8/ Phoenix) alinha em 3º, seguidos pelos parceiros de equipe, o quarteto Alex Margaritis/ Marc Hennerici/ Andrea Piccini/ Henri Moser (Audi R8/ Phoenix).

Entre os mais de cem pilotos inscritos para a tradicional prova, disputada pela primeira vez em 1924, destaque para os ex-F-1 Stefan Johansson, Eddie Cheever e Mark Blundell, que defendem a United Autosports, com dois Audi R8 LMS, e Romain Grosjean, com um Mosler MT900 da Gravity International. O astro da NASCAR Michael Waltrip é um dos pilotos da AF Corse/ Vitaphone. Nenhum brasileiro disputa a prova deste ano.

O único brasileiro a vencer a prova foi Christian Fittipaldi, em 1993, com um Porsche 911 RSR em trio com Uwe Alzen e Jean-Pierre Jarier.

De 2001 a 2009 a prova fez parte do FIA GT. No ano passado os vencedores foram Kumpen/ Kurt Mollekens/ Mike Hezemans/ Jos Menten, com Corvette C6.R.

Em 2010 a prova faz parte do FIA GT2 European Cup.

Grid:

1 – Bruni-Longin-Van de Poele-Vilander (Ferrari 430) – AF Corse / Vitaphone – 2’22 “403
2 – D.Werner-D.Muller-Andorf (BMW M3) – BMW – 2’22 “549
3 – Kumpen-Fassler-Luhr-Rockenfeller (Audi R8) – Phoenix – 2’22 “807
4 – Margaritis-Hennerici-Piccini-Moser (Audi R8) – Phoenix – 2’23 “022
5 – Kox-Hayek-Bonaldi-Lee (Lamborghini Gallardo) – Reiter – 2’23 “252
6 – J.Muller-Lamy-Alzen (BMW M3) – BMW – 2’23 “531
7 – Narac-Long-Pilet-Lietz (Porsche 997) – Imsa – 2’23 “960
8 – Westbrook-Holzer-Lieb-Goossens (Porsche 997) – Prospeed – 2’24 “456
9 – Ortelli-Mollekens-Lemeret-Verbist (Audi R8) – Belgian Audi – 2’24 “659
10 – Slingerland-Schroyen-Menten-Soulet (Porsche 997) – Prospeed – 2’24 “775
11 – Dumas-J.Ragginger-Bergmeister-Henzler (Porsche 997) – Italy Scuderia – 2’24 “887
12 – Leinders-Martin-Duez (Ford GT) – Marc VDS – 2’25 “270
13 – Franks-Vosse-Stippler-Biela (Audi R8) – Belgian Audi – 2’25 “388
14 – Bouvy-Kelders-Blanchemain-Tuchbant (Audi R8) – Bouvy – 2’25 “702
15 – Brouard-Nozière-Kerkhove-Sougnez (Porsche 997) – Prospeed – 2’25 “706
16 – Blundell-Brown-Dean-Cheever (Audi R8) – United – 2’25 “745
17 – Grosjean-Alessi-Radermecker (Mosler MT900) – Gravity – 2’25 “764
18 – Goethe-Andre Wainwright-De Moustier (Lamborghini Gallardo) – First – 2’25 “964
19 – Waltrip-Fall-Kaufmann (Ferrari 430) – AF Corse / Vitaphone – 2’27 “072
20 – De Doncker-Kuppens-Palttala (Ford GT) – Marc VDS – 2’27 “193
21 – Patterson-Johansson-Li-Absent (Audi R8) – United – 2’27 “220
22 – Van-Splunteren Hommerson-Machiels-Bastiaans (Porsche 997) – Prospeed – 2’27 “488
23 – Corbel-Duchene-Beroujon-Salam (BMW Alpina) – Corbel – 2’28 “826
24 – Bourret-Gibon-Belloc-Balandras (Porsche 997) – Imsa – 2’28 “983
25 – Mortimer-Bamford-Griffin (Ford GT) – RPM – 2’29 “203
26 – Ashburn-Rosenblad-Asch-T.Bergmeister (Porsche 997) – Trackspeed – 2’29 “328
27 – Giroix-Fatien-Valentini-Beltoise (Lamborghini Gallardo) – Reiter – 2’29 “366
28 – Renard-Verbergt-Wauter-Van Hooydonk (Aston Martin DBRS9) – Excelsior – 2’29 “978
29 – Brandel-Lesoudier-Brignaud-Stepec (BMW Alpina) – Brandel – 2’30 “147
30 – Haring-Konstantinou-Peyroles-Vannolet (Porsche 997) – Muhlner – 2’30 “761
31 – LichtnerHoyer-Eckert-Seefried-Rich (Porsche 997 Cup) – Jetalliance – 2’30 “761
32 – Fumal-De Lorenzi-Thiry-Thomas (Porsche 997) – Muhlner – 2’31 “199
33 – Vos-Schoothorst-R.Coronel-Kolene (Porsche 997 Cup) – First – 2’31 “351
34 – Grossman-Sdanewitsch-Clareton-Mezard (Ferrari 430) – G2 – 2’32 “729
35 – Van der Straten-Al Azhari-Close-Qvick (Ford Mustang) – Van der Straten – 2’37 “182
36 – Braff-Ordonez-A.Buncombe-C.Buncombe (Nissan 370Z) – RJN – 2’39 “099
37 – Dolan-Hancock-Wills-Twyman (Aston Martin Vantage) – Jota – 2’40 “789
38 – On-Ansembourg Grivegnee-Demay-Merche (Aston Martin DBRS9) – Grivegnee – 2’43 “154
39 – Broodcooren-Marin-Barbaro-Corten (Porsche 997 Cup) – Level – 2’43 “349
40 – Viale De-Coster-Nelissen-Renmans (Porsche 997 Cup) – Excelsior – 2’47 “881

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *