500 Milhas da Granja Viana: Bia Figueiredo lidera primeiros treinos das 500 Milhas

Pentacampeão mundial de kart aumenta brilho das estrelas na Granja Viana

Bia Figueiredo estabeleceu a volta mais rápida da sessão diurna do primeiro dia de treinos livres da 14ª edição das 500 Milhas da Granja Viana. Tendo Clemente de Faria como único companheiro na Equipe Ipiranga Racing já em ação, Bia estabeleceu o tempo de 57s99 nos instantes finais dos ensaios da tarde. As atividades de pista continuariam até as 23h30 e seriam a única oportunidade da semana para as equipes trabalharem no acerto do kart para as condições habitualmente mais favoráveis de temperatura da noite.

Os testes contaram com algumas das principais estrelas do evento, entre elas o pentacampeão mundial de kart Davide Forè, que estreia na Granja Viana no time oficial da CRG ao lado do paranaense John Louis, da Fórmula Future Fiat. Outra presença notável foi a do recordista de participações e vitórias – oito em 13 provas -, Rubens Barrichello, recém-chegado de Abu Dhabi, onde a Fórmula 1 promoveu as avaliações iniciais dos pneus Pirelli que estrearão em 2011. “Achamos que iria chover, por isso resolvemos fazer tudo rápido e deixar as coisas sob controle. Ainda estou meio zoado por causa do fuso. Mas é sempre um prazer correr aqui, a organização está muito boa, os tempos estão bem parecidos… Legal também que todo mundo está com mesmo peso, e essa foi uma ótima idéia da organização. Estou muito contente com o que vi aqui hoje”, comentou.

Barrichello busca o nono título, mas sabe que encontrará as habituais dificuldades com outras equipes fortes. “Conversei com o Forè, a quem ainda não conhecia. É bom ver que as 500 Milhas continuam atraindo pilotos importantes do exterior”, lembrou. Entre os adversários de peso que terá pela frente está a equipe de Bia, que já sabe como “atacar” a prova deste sábado. “Não adianta ficar brigando hoje por um ou dois décimos. Complicadas são as 10 horas de corrida e é isso que interessa mesmo”, disse Clemente, que encerrou sua carreira vitoriosa no kart em 2005 e correra pela última vez nas 500 Milhas em 2008. “Hoje foi um dia mais para andar mesmo, sem grandes preocupações. Amanhã chegam o Danilo Dirani e o João Gonçalves, que estão em Las Vegas correndo de kart de seis marchas. Aí, sim, com todo o time reunido, vamos começar a trabalhar visando à corrida”, reforçou Bia.

Sérgio Jimenez, seis vezes campeão brasileiro de kart, vai correr junto com Julio Campos, que formou na equipe vencedora de Felipe Massa na edição pioneira de 1997 e no ano passado, e Alan Hellmeister, bicampeão nacional de kart. Jimenez foi consultado por pilotos novatos, não-profissionais, e não escondeu nada, nem mesmo sobre a calibragem, segredo que costuma ser trancado a sete chaves pelas equipes. “Valeu para sentir o equipamento, entender o que a gente pode evoluir daqui por diante. É bacana essa curiosidade, essa vontade de aprender dos pilotos com menor experiência. Sempre dou atenção, troco idéia, sem problemas. Afinal, a gente já foi moleque, iniciante, e também tinha dúvidas, queria saber um monte de coisa dos caras mais experientes.”

Amanhã, com a previsão de agitação ainda maior no kartódromo de Cotia, os ensaios serão retomados a partir do meio-dia e irão até às 18 horas, sempre divididos em três grupos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *