500 Milhas da Granja Viana: Trio de BrasÁ­lia vence as 500 Milhas da Granja Viana

Lu Boesel, Yann Cunha e Luiz Cordeiro Filho superam favoritos na despedida da pista de Cotia

Se não eram zebras declaradas – afinal, a equipe terminou em 7º no ano passado -, os brasilienses Lu Boesel, Yann Cunha e Luiz Rodriguez estavam longe de merecer o status de favoritos. Mas, ao final de uma corrida perfeita na qual praticamente não enfrentaram qualquer problema mecânico, o trio da Capital Federal garantiu um lugarzinho na história ao vencer neste sábado a 14ª edição das 500 Milhas da Granja Viana, a última antes da transferência da prova para o Beto Carrero World (Santa Catarina) a partir de 2011. A dupla Christian Fittipaldi-Nelsinho Piquet chegou em segundo, Á  frente de Rafael Suzuki, Felipe Fraga, Eduardo Banzol e Carlinhos Barrichello. Os octacampeões Rubens Barrichello e Tony Kanaan, na companhia de Felipe Giaffone e Antonio Pizzonia, finalizaram em quinto depois de uma prova complicada por diversos problemas, uma volta atrás de Beto Cavaleiro, Eduardo Leite e Lucas Finger.

Foi uma vitória que somou velocidade, constância e confiabilidade em doses rigorosamente iguais. A equipe C&L, comandada por Carlos Alberto Oliveira, deu adeus aos problemas na minicorrida que definiu as posições de largada na sexta-feira. “Tivemos um choque com o Rafael Suzuki no top qualify e abandonamos. Com isso, largamos apenas em 27º”, lembrou Lu, sobrinho de Raul Boesel, campeão mundial de Endurance de 1987.

Até mesmo em função da colocação no grid e do elevado número de karts – 59 – no traçado de Cotia, o time “candango” assistiu Á  liderança trocar de dono várias vezes desde que o pole Alexandre Ruiz assumiu a ponta. Passaram por ela, entre outros, Kanaan, Barrichello e VÁ­tor Meira, que parecia caminhar para a vitória quando o eixo quebrou restando pouco mais de uma hora. Era a senha para os meninos de BrasÁ­lia – Yann é o atual campeão sul-americano de Fórmula 3, categoria onde Lu também correu nesta temporada, e Rodriguez ainda se mantém no kart – tomarem a dianteira e não mais a perderem até a última das 644 voltas.

Molhado de suor e champanhe ao descer do pódio, Lu era a alegria vestida de macacão. “Foi uma prova desgastante, difÁ­cil, mas graças a Deus nós três conseguimos manter o mesmo ritmo e nos livrar rapidamente do tráfego. E os mecânicos trabalharam sempre com eficiência. Nossas paradas nos boxes foram muito rápidas. É um resultado maravilhoso para mim nesta fase da carreira, já que estou pretendendo correr na Fórmula Indy em 2011. E não deixa de ter um gostinho especial ganhar de tantos nomes famosos e exatamente na última vez em que as 500 Milhas foram corridas aqui na Granja”, comemorou.

Christian lamentou a quebra do segundo kart nas mãos de VÁ­tor Meira num momento em que a equipe parecia no rumo da vitória e de um terceiro lugar. “Foi uma pena, mas o segundo foi um grande resultado. Afinal, caÁ­ para último logo depois da largada porque o motor afogou”, observou o piloto, que vive uma grande fase na temporada – é o vice-lÁ­der do Trofeo Linea com uma vitória na recente etapa de BrasÁ­lia. “De todas as minhas participações nas 500 Milhas, nunca me entrosei tão bem com um companheiro de equipe. Eu e o Nelsinho temos o mesmo peso, sentimos de forma igual as reações e problemas do kart e fizemos as paradas nos boxes de forma igual. Foi um casamento perfeito”, resumiu.

Depois de 14 anos, as 500 Milhas da Granja Viana estarão de casa nova em 2011 e pelos próximos quatro anos seguintes. A corrida será realizada na pista que será construÁ­da no Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina. “Vamos sentir saudade, claro, mas sabendo que a mudança fará bem para o evento”, disse Felipe Giaffone, dublê de piloto e promotor da corrida.

Os 10 melhores nas 500 Milhas da Granja Viana:

1°) C&L MOTORSPORT – Luiz Cordeiro Filho,Yann Cunha e Lu Boesel -  644 voltas em  10h54min15s556
2°) FITTIPALDI PITSTOP  – Christian Fittipaldi, Nelson Piquet e Vitor Meira a 1 volta
3°) HEAD & SHOULDERS/CARAS  – Rafael Suzuki, Felipe Fraga, Eduardo Banzoli e Carlos Barrichello a 1 volta
4°) HANIER ESPECIALIDADE QUÁM  – Beto Cavaleiro, Eduardo Leite e Lucas Finger a 3 voltas
5°) BARRICHELLO/HEAD&SHOULDERS  – Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Felipe Giaffone e Antonio Pizzonia a 4 voltas
6°) RACING TEAM SWEDEN  – Frans Bergman, Diogo Broka, Thiago Parazinho e Davide ForÁ¨ a 5 voltas
7°) TECHSPEED/REDSTAR RACING  – Eduardo Ventre, André Nicastro, Francesco Ventre e Pedro Gomes a 6 voltas
8°) BEE RACING/BKO/MEGA  – Nelsinho Stanisci , Bruno Balarin, Sebá Malucelli e Aluisio Coelho a 6 voltas
9°) CRG DO BRASIL 2  – Davide ForÁ¨, Arnaud Kozlinski , Michele Gatting, André Pedralli, Johnatan Louis e Thiago Santos a 7 voltas
10°) CKS/WILD KART/BCO JBS  – Yuri Alves, Fernando Carvalho, Fabio Fogaça e Thiago Massa a 7 voltas