Kart: Douglas Hiar garante vaga na final da Seletiva Petrobras

Na volta ao kartismo, piloto da Fórmula 3 Sul-Americana venceu de ponta a ponta e se classificou para disputar o prêmio de 100 mil reais da petrolÁ­fera.

A volta de Douglas Hiar (Tx Wear/RG 518/Lion of Porches/BSN) ao kartismo não poderia ter sido melhor. O piloto da Fórmula 3 Sul-Americana aceitou o desafio de voltar a modalidade – onde conquistou dois tÁ­tulos brasileiros (2005 e 2006) – para tentar uma das duas vagas para a final da Seletiva de Kart Petrobras em jogo na quarta etapa do Campeonato Paulista Light RBC, disputada em Aldeia da Serra no último sábado (05/5). Douglas não só conquistou a vaga, como largou na pole-position e venceu a corrida de ponta a ponta. Agora ele é, ao lado de Felipe Guimarães, Gabriel Dias, César Ramos e Alexandre Ruiz Filho, um dos 14 finalistas da Seletiva que dará 100 mil reais ao seu vencedor. “Essa vaga na final da Seletiva escapou no ano passado e conquista-la nessa prova teve um sabor muito especial”, comentou o piloto que não disputava uma prova de kart desde fevereiro deste ano.

Para garantir seu lugar na final do torneio, Douglas começou o sábado já contando com a sorte. Segundo melhor tempo na classificação, o piloto adquiriu o direito de largar na pole-position depois que Leonardo Cordeiro, que tinha feito o melhor tempo na tomada, perdeu sua melhor marca por não atingir o peso mÁ­nimo do conjunto piloto/kart. “Sair na frente em um grid com 30 karts é muito importante, já que você consegue evitar a confusão de andar no meio do pelotão”, ressaltou Douglas que liderou os 30 karts que participaram dessa etapa em busca das vagas na Seletiva. Na corrida Hiar não teve problemas. Desde o inÁ­cio conseguiu abrir vantagem e conduziu seu kart até a bandeirada final. “Fiz uma boa largada, consegui abrir uma vantagem tranqüila e do meio da corrida em diante foi só administrar a liderança”, contou o piloto.

A final da Seletiva de Kart Petrobras será entre os dias 27 e 28 de novembro na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. Para a decisão, serão usados motores de quatro tempos de ciclo preparados e sorteados pela organização. Até lá, Douglas Hiar segue sua temporada de estréia na Fórmula 3 Sul-Americana, cujo próximo desafio será entre os dias 25 e 27 de maio em Curitiba, no Paraná.

Foto: Extrabold/Divulgação