Após acidente na 1ª corrida, Bernoldi ganha 9 posições e termina em 6º

Brasileiro da equipe Vitaphone Racing fez corrida de recuperação neste sábado em Abu Dhabi; dupla formada por Romain Grosjean e Thomas Mutsch venceu a corrida principal.

Depois de iniciar o sábado em Abu Dhabi com a notÁ­cia de que largaria da segunda posição por causa de uma punição aos Corvette em vez do terceiro lugar conquistado ontem na pista, Enrique Bernoldi mantinha boas expectativas para a corrida de classificação, que pontua os três primeiros colocados e define o grid para a segunda corrida, a Championship Race. No entanto, as coisas não saÁ­ram como planejadas, e Miguel Ramos – parceiro do paranaense na condução do Maserati MC12 – envolveu-se em um acidente já na primeira curva do circuito Yas Marina, palco da primeira rodada dupla do Campeonato Mundial de GT1.
Com o abandono da dupla, Bernoldi foi obrigado a largar do fim do grid na corrida noturna, na 15ª posição. Em um circuito de ultrapassagens difÁ­ceis e longas retas – prejudiciais para o MC12 por causa do lastro de 25 quilos que leva, além do menor diâmetro dos restritores de ar do motor, impedindo que o carro alcance sua potência máxima – não permitiram que o paranaense fosse além do sexto lugar na corrida, vencida pelo Ford GT de Thomas Mutsch e Romain Grosjean.
“Poderia ter sido um melhor resultado, porque tÁ­nhamos tudo para andar mais forte. Mas por outro lado, olhando o trabalho que a equipe fez após o acidente da primeira corrida o resultado pode ser considerado ótimo, porque na batida o carro ficou bastante danificado”, afirmou o piloto, com passagens pela Fórmula 1. “Os reparos foram concluÁ­dos poucos minutos antes da segunda corrida”, lembrou.
Mesmo largando de um lugar desprivilegiado, Bernoldi escalou nove posições no pelotão em três voltas. Após a troca de pneus e pilotos, na metade da corrida, Miguel Ramos manteve a sexta colocação até cruzar a linha de chegada. Bernoldi julgou o resultado como positivo por causa do trabalho de reconstrução do Maserati MC12. Mas disse que melhoras precisam ser feitas. “Os outros carros abriam de nós na reta, porque temos o carro que mais sofreu restrições por parte da organização do campeonato. Mas ficamos atrás por causa disso e não podemos mostrar nosso verdadeiro potencial, enquanto alguns carros, como o Ford GT, está correndo sem nenhum tipo de penalização de desempenho”, apontou.Â
“Para a próxima corrida eu não acredito que vão tirar algo das nossas restrições, mas acho que deverão adotar mais medidas quanto aos outros carros para equilibrar mais a competição”, disse o piloto da Vitaphone Racing, pentacampeã entre equipes na GT1.
A segunda etapa do Mundial da categoria dos carros mais desejados do planeta acontece no dia 2 de maio no circuito de Silverstone, na Inglaterra. Será a primeira vez que o novo traçado inglês receberá uma competição internacional. O autódromo foi reformado e teve novas mudanças no layout para continuar a receber pelos próximos anos o Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1.
“É uma pista boa para o Maserati. Tem curvas de alta velocidade, mas também tem retas longas, o que até agora tem sido a pedra no nosso sapato. A equipe está ciente que tem que melhorar, e isso foi visto hoje. Vamos trabalhar intensamente até lá”, afirmou.
Confira os seis primeiros no resultado da corrida:
1-) Thomas Mutsch/Romain Grosjean – Ford GT
2-) Andreas Züber/Marc Hennerici – Corvette C6
3-) Mike Hezemans/Andrea Piccini – Corvette C6-R
4-) Andrea Bertolini/Michael Bartels – Maserati MC12
5-) Ricardo Zonta/Rafael Daniel – Lamborghin Murciélago
6-) Enrique Bernoldi/Miguel Ramos – Maserati MC12