Riamburgo Ximenes/Stanger Eller anda rápido para compensar a quebra de ontem. Bibas/Cavassin se mantém em 6º na Protótipo (T1).
LuÁs Eduardo Magalhães, BA, 28 de junho de 2009 – O quinto dia do Rally Internacional dos Sertões foi o mais perigoso desta edição. Ele foi marcado por um trecho de altÁssima velocidade com travessia de rios e montanhas. Ao todo, os competidores percorreram 539 km, sendo 42 de deslocamento inicial, 301 de especial e 196 de deslocamento final.
Mais uma vez, a dupla Nasser Al-Attiyah/Timo Gottschalk foi a mais rápida com o tempo de 2h30min37s6 e foi seguida pelos brasileiros MaurÁcio Neves e Eduardo Bampi. Carlos Sainz/Lucas Cruz ficou com o 3º tempo e Riamburgo Ximenes/Stanger Eller terminou em 4º, voltando a vencer na categoria Protótipo (T1).
Até agora, a dupla cearense venceu duas etapas enquanto sua principal adversária, Jean Azevedo/Youssef Haddad, venceu três rodadas e é a atual lÁder da ProtÁ²tipo (T1) com 2min39s de diferença. “A especial de hoje foi muito veloz. Nós andamos rápido mas sem correr riscos. Queremos recuperar a liderança e vamos buscar o tÁtuloâ€, afirmou Riamburgo.
“Nós estamos felizes com a nossa atuação hoje. Foi um dia tranquilo para a navegação, nós andamos ritmados e vamos continuar buscando o nosso objetivo, que é a vitória na ProtÁ²tipoâ€, completou Stanger
Fellipe Bibas e Emerson Cavassin completaram o percurso na 11ª colocação e mateve o 6º posto na classificação geral da categoria Protótipo. “O Bina (Cavassin) se enganou em um radar e nós perdemos uns minutos. Quando tentamos andar forte para recuperar um competidor que estava quebrado nos segurou durante 60 km. Foi uma pena!â€, lamentou Bibas.
Com 364 km de trecho cronometrado, o sexto dia de competição, segundo a organização, terá um pouco de tudo e será bastante sinuoso. Uma zona de labirinto de 30 km aguarda pelos participantes, que terão de tomar muito cuidado com a navegação. Serão 557 km de deslocamento total até a cidade de Barra, ainda na Bahia.
A ProMacchina tem o patrocÁnio de Cimed, Nacional Gás, Pirelli, Ponto da Moda e Ypióca. Apoio: Garret, Ekron, Mahle Original, EBC brakes.
Confira o resultado extra-oficial da categoria Carros:
1º Nasser Saleh Al-Attiyah/Timo Gottschalk, Volkswagen Touareg, 2h30min37s6
2º MaurÁcio Neves/Eduardo Bampi, Volkswagen Touareg, 2h33min58s1
3º Carlos Sainz/Lucas Cruz, Volkswagen Touareg, 2h41min01s4
4º Riamburgo Ximenes/Stanger Eller, Mitsubishi L200 EvoPron, 2h50min02s0
5º Jean Azevedo/Youssef Haddad, Mitsubishi L200 Evo, 2h52min24s9
6º João Franciosi/Rafael Capoani, Mitsubishi L200, 2h55min52s5
7º Reinaldo Varela/Marcos Macedo, Mitsubishi L200, 2h55min56s8
8º Marcos Cassol/Rodrigo Mello Mitsubishi L200 RS, 2h59min18s7
9º Romeu Franciose/Deco Muniz, Protótipo Sherta, 2h59min33s1
10º Luiz Facco/SÁlvio Desdará, Mitsubishi L200 RS, 3h00min54s2
11º Fellipe Bibas/Emerson Cavassin, Mitsubishi L200 EvoPron, 3h02min45s4
Confira o resultado extra-oficial da categoria Protótipo (T1):
1º Jean Azevedo/Youssef Haddad, Mitsubishi L200 Evo, 11h25min46s
2º Riamburgo Ximenes/Stanger Eller, Mitsubishi L200 EvoPron, a 1min38s0
3º Marcos Baumgart/Kleber Kincea, Mitsubishi L200 Evo, a 31min54s9
4º Roberto Reijers/Rogério Almeida, Ford Ranger, a 39min38s5
5º João Franciosi/Rafael Capoani, Mitsubishi L200, a 52min21s1
6º Fellipe Bibas/Emerson Cavassin, Mitsubishi L200 EvoPron, a 1h33min48s1
7º Romeu Franciose/Deco Muniz, Protótipo Sherta, a 1h40min04s6
8º Michel Terpins/Sven von Borries, Mitsubishi L200 Evo, a 1h42min29s5
9º Richard Vaders/José Sacapassassi, Protótipo Sherta, a 1h43min07s1
10º Jarbas de Castro/Wallace von Schmidt, Protótipo Sherta, a 1h56min30s5