Stock: Pachenki, Burti e Fittipaldi testam novos pneus Pirelli da Stock Car em Interlagos

Pilotos comandam em pista avaliação de compostos de fabricação nacional que serão utilizados pela categoria no campeonato de 2007.

 


Os testes coletivos da Stock Car V8 realizados na segunda (11) e na terça-feira (12) no autódromo de Interlagos, que no domingo (10) foi palco para a 12ª e última etapa do Campeonato Brasileiro de 2006, foram sucedidos por uma experiência com pneus Pirelli de fabricação nacional. Esses pneus estão em fase de estudo para adoção já na próxima temporada, em substituição os compostos importados que a categoria utilizou nos últimos anos.


Os testes com os pneus nacionais foram comandados pelo paranaense Diogo Pachenki, da equipe PowerTech, e pelos paulista Luciano Burti, da Action Power, e Christian Fittipaldi, da RC3-Bassani. Eles trabalharam durante o dia com cinco compostos diferentes de pneus e, ao final da atividade, cada piloto escolheu uma das especificações para uma simulação de corrida, em que técnicos fizeram uma avaliação do rendimento dos pneus.


“O composto que escolhi se comportou bem. Completei 40 voltas. Nas 30 primeiras, os pneus me permitiram manter um ritmo constante, mostrando que têm durabilidade. Depois disso, a aderência ficou um pouco comprometida”, relatou Pachenki. “Esses pneus não são tão rápidos quanto os D3 que a Stock Car usou nos últimos anos, mas são constantes e duram bastante”, opinou o piloto, que tem contrato renovado com a PowerTech para 2007.