Copa Vicar: Reforçada categoria conquista mais espaço em 2008

Na condição de segunda maior categoria de turismo do automobilismo nacional na atualidade, a Copa Vicar, que este ano substitui a Stock Car Light, tem tudo para fazer uma grande temporada.

Afinal, a divisão de acesso da Copa Nextel Stock Car está diferente em 2008, pois se tornou multimarcas (Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot) e está reforçada por pilotos de renome nacional. Na primeira etapa, em São Paulo, nada menos que 40 pilotos disputaram as 34 vagas do grid, uma briga saudável que deverá continuar ao logo das oito etapas restantes. A segunda delas será neste domingo, dia 4, a partir das 12h45, no anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet, em BrasÁ­lia, fechando a programação da segunda etapa da Copa Nextel Stock Car 2008 no Distrito Federal.

A classificação para a Copa Nextel em 2009 é o objetivo dos pilotos e equipes que disputam a Copa Vicar deste ano. As duas vagas tornaram-se valorizadas e atraÁ­ram inúmeros pilotos. Com a redução do número de participantes na categoria principal para 34 pilotos, a categoria de acesso ganhou reforços considerados, como Paulo Salustiano, Ruben Fontes, Alan Hellmeister, Daniel Landi e Lico Kaesemodel, além de ex-pilotos da Stock Jr., como Cássio Homem de Mello e Jason Oliveira. Além disso, manteve seus destaques como Fábio Carreira, Gustavo Sondermann, Rafael Daniel, Afonso Bastos e Diogo Pachenki. No grid ainda também há a presença de Beto Giorgi, que retornou Á s competições.

Paulo Salustiano, da Full Time (Peugeot) saiu na frente na briga pelo tÁ­tulo ao vencer a etapa de abertura, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo. Em segundo lugar chegou Fábio Carreira , da Carreira Racing (Mitsubishi), e em terceiro Afonso Bastos, da F&F Racing (Peugeot). Eles também ocupam a ponta da classificação geral da Copa Vicar. Vale lembrar que os dois piores resultados serão descartados no final da temporada.

A programação da segunda prova da Copa Vicar começa na sexta-feira, com dois treinos livres, Á s 9h15 e Á s 14h20. No sábado, o classificatório que definirá o grid de largada será Á s 11 horas, com uma hora de duração e máximo de 16 voltas para cada piloto. Já no domingo, a corrida, com 40 minutos, tem inÁ­cio previsto para as 12h45, para um total de 40 minutos de prova.