A1GP: Fittipaldi crÁª em inÁ­cio de uma nova era na categoria

O bicampeão da F1 (1972/74) Emerson Fittipaldi não conteve o entusiasmo diante do novo carro da A1GP, construÁ­do pela Ferrari, que fez sua primeira demonstração de pista hoje, no autódromo de Mugello, onde a Copa do Mundo de Automobilismo abre a temporada 2008/2009 no dia 21 de setembro com o GP da Itália.

“Hoje foi um dia histórico para a A1GP. O carro é lindo, maior e mais largo que um fórmula 1, e com uma relação peso/potência de quase um para um. Aliando o ganho de potência a manutenção do conceito vigente desde o inÁ­cio da A1GP, de ter o mÁ­nimo de eletrÁ´nica possÁ­vel, este carro vai tornar a categoria ainda mais seletiva em relação aos pilotos. E isso tudo sem contar com o que a A1 GP ganha com a chegada da Ferrari, com seus 60 anos de experiência em automobilismo de competição e a uma percepção global como um mito das pistas e ruas”, disse Emerson. “Coréia, Rússia e Espanha já praticamente confirmaram presença ano grid, que será o mais cheio em quatro temporadas. A primeira corrida, em Mugello, terá transmissão ao vivo da RAI (a TV estatal italiana, que domina o mercado). Isso já é um efeito da chegada da Ferrari. Nós no Brasil também estamos fazendo a nossa parte neste processo de crescimento, trabalhando duro para que em março de 2008 possamos ter a primeira corrida da A1GP no paÁ­s, em São Paulo ou BrasÁ­lia”, completou o diretor técnico e sócio do A1 Team Brasil.

Junto com o lançamento do A1 GP ‘powered by Ferrari’ em Mugello, a Itália apresentou a nova pintura de seu carro para a temporada 2008/2009. Segundo Piercarlo Ghinzani, principal acionsita da equipe italiana, o paÁ­s está trabalhando para ter quatro pilotos durante a temporada, dois calouros e dois mais experientes, que devem atuar nas corridas. Já o Brasil vai de Felipe Guimarães. O piloto de 17 anos disputou as duas corridas da F3000 européia em Mugello no último domingo, e segundo Emerson Fittipaldi, ganhou uma quilometragem que fará a diferença na primeira corrida da A1GP. “O Felipe não conhecia a pista, que está entre as duas mais técnicas e difÁ­ceis do calendário da A1GP. Uma estréia com um carro novo e nervoso e numa pista seletiva  desconhecida seria uma carga muito grande. Este fim-de-semana que ele passou andando em Mugello foi muito produtivo, fundamental para a nossa estréia”.

Outro que mostrou empolgação e comprometimento com o novo projeto A1 GP foi Mario Almondo, diretor técnico da Ferrari: â€œÉ um prazer participar deste momento junto com a A1GP. cooperar deste com a A1GP O projeto e o desenvolvimento do pacote chassi-motor foram feitos em tempo recorde. O motor de oito cilindros, que sera a base da nova famÁ­lia de carros de rua da Ferrari, mostrou excelente performance e dirigibilidade. Também é importante ressaltar que a primeira corrida da temporada 2008/2009 vai acontecer em Mugello, um circuito top em termos de segurança e facilidades, como ficou demonstrado durante o ultimo GP da Itália de MotoGP”.