A1GP: Portugal domina Xangai

Filipe Albuquerque foi o piloto mais rápido nas duas sessões de treinos que abriram hoje a nona e penúltima etapa da temporada 2007/2008 da A1 GP em Xangai, China. O português de 22 anos, que na sua primeira corrida na A1 GP, em Durban (África do Sul), sete semanas atrás, conseguiu um inédito pódio para seu país, marcou 1min35s223 no treino livre da tarde, mais de um segundo mais abaixo do 1min36s575 que o botou na primeira linha da folha de tempos da sessão de calouros, disputada pela manhã.

O Brasil foi representado por Felipe Guimarães em 9º entre os calouros e Xandinho Negrão em 13º em sua primeira experiência no circuito chinês de 4,6 km. Xandinho ficou satisfeito com seu desempenho. “O 13º no treino livre foi bom por vários motivos: nunca havia andado em Xangai, só pilotara o carro da A1 duas vezes e peguei um tremendo trânsito em minha volta boa dos pneus. Fui atrapalhado nas últimas duas curvas e mesmo assim essa ainda foi minha melhor volta. Depois, nos boxes, comparamos na telemetria minhas parciais com as do Johnny Reid (a equipe faz o running também da Nova Zelândia, Alemanha e Líbano) e eu estava três décimos mais rápido antes de pegar o tráfego”. Reid foi o segundo mais rápido do dia.


“Mesmo assim, foi bom porque senti que o carro está bom e melhorou cada vez que entrei na pista. Amanhã, ainda temos mais um treino livre antes da classificação. Vamos ver se conseguimos avançar mais no acerto. Estou confiante num bom resultado, apesar de nunca ter passado por um sistema de classificação como esse, com uma volta lançada, mas com todos os pilotos na pista. A chance de perder a volta por causa do tráfego é sempre um risco. Gostei do circuito. O desenho é bem interessante, mas esta não é uma pista fácil. Na verdade, é até bem complicadinha.”


Felipe Guimarães disse que sua segunda experiência na A1 GP foi válida. “Não andei o quanto e como eu queria porque estava amaciando o motor novo, depois fiquei parado muito tempo nos pits com um problema na aquisição de dados. Mas fizemos um trabalho útil para o time no acerto do carro, e espero contribuir mais até o domingo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *