Com subdivisão em quatro classes, campeonato criado em 1999 abre sua 11ª temporada no próximo dia 21 com tradicional prova na Flórida.
Auferindo prestÁgio maior a cada temporada, a American Le Mans Series viverá uma marca histórica na abertura da temporada de 2009. A 57ª edição das 12 Horas de Sebring, prova que vai abrir o novo calendário no próximo sábado (21), proporcionará a centésima largada da competição, criada em 1999 e que, ao longo dos anos, teve seu formato adequado principalmente no que diz respeito Á s classes em que os carros inscritos são subdivididos.
Em 10 temporadas completas, vários pilotos brasileiros tomaram parte da American Le Mans Series. O único que contabiliza um tÁtulo na categoria é Jaime Melo Júnior, que pilota para a Risi Competizione. Ele foi campeão da classe GT2 em 2007 formando dupla com o finlandês Mika Salo, ao lado de quem obteve, naquele ano, oito vitórias em 12 corridas disputadas. Um ano antes, o paranaense havia conquistado o tÁtulo do Mundial FIA GT, pela AF Corse.
No campeonato que terá inÁcio em Sebring na próxima semana, Melo será parceiro do suÁço Pierre Kaffer. Nesta primeira corrida, a mais longa do calendário, os dois terão Salo como parceiro na pilotagem da Ferrari F430 GT2. O Brasil também estará representado em 2009 por Gil de Ferran, que defende sua própria equipe, a de Ferran Motorsports. Seu parceiro será o francês Simon Pagenaud e o carro, um Acura ARX-02a, inscrito na subdivisão LM P1.
Melo Júnior atuou em três edições das 12 Horas de Sebring. Em 2006, ao lado do alemão Ralf Kelleners e do americano Anthony Lazzaro, foi o terceiro na GT2. Em 2007, com Salo e o inglês Johnny Mowlen como parceiros, consolidou a vitória da Ferrari travando na última volta um duelo acirrado com o alemão JÁ¶rg Bergmeister, da Porsche, segundo colocado. No ano passado, o brasileiro liderava quanto abandonou por conta de um acidente.