A Audi fez a dobradinha na etapa de Long Beach, terceira prova da temporada. A dupla Marco Werner/ Lucas Luhr, num R10 TDI da Audi Sport North America da classe LMP1, venceu pela segunda vez consecutiva, com 1s964 de vantagem para os companheiros Frank Biela/ Emannuele Pirro. A dupla David Brabham/ Scott Sharp, num Acura ARX-01b da Highcroft Racing Acura , completou o pódio.
Saindo da 6º posição, o alemão Luhr alcançou a segunda posição geral antes de parar nos pits, com cerca de quarenta minutos de prova. Ele foi atrapalhado nos pits pelo norte-americano Jon Field, num Lola B06/10 AER da Intersport Racing, como alemão retornando a pista na 9º posição. Usando a potência do motor diesel e as bandeiras amarelas Werner foi ganhando posições, voltando a segunda posição.
Faltando onze voltas para o termino da prova, e depois de um longo perÁodo em bandeira amarela, Werner usou o maior torque do motor diesel do R10 TDI, para superar o francês Romain Dumas, que havia largado na pole-position com o Porsche RS Spyder. Luhr reassumiu o carro para fechar a prova, com Dumas sendo novamente superado faltando três minutos para o final. O italiano Pirro pouco depois fez o mesmo fechando a dobradinha da Audi.
Na penúltima volta o australiano Brabham ultrapassou Dumas, com a dupla vencendo pela primeira vez na classe LMP2. O filho de jack Brabham se tornou o primeiro piloto na história da categoria a vencer nas quatro classes.
A dupla Romain Dumas/ Timo Bernhard terminou em 4º, seguido pelos parceiros na Penske Racing, Sascha Maassen/ Patrick Long. O brasileiro Christian Fittipaldi, em dupla com o norte-americano Bryan Herta, num Acura ARX-01b da Andretti-Green Racing, terminou em 6º, sendo 4º na classe LMP2.
Na classe GT1 a vitória foi da dupla Johnny O’Connell/ Jan Magnussen, num Corvette C6.R da Corvette Racing. Pela classe GT2 a dupla Dominik Farnbacher/ Dirk Muller, num Ferrari 430 GT da Tafel Racing, venceu pela segunda vez consecutiva.
Ruben Carrapatoso foi o 21º colocado, e 8º na classe GT2. Craig Stanton e Nathan Swartzbaugh são os parceiros do brasileiro Porsche 911 GT3 RSR da VICI Racing.
Jaime Melo Júnior, em dupla com Mika Salo terminou em 22º, e 9º na classe GT2. O brasileiro pilota uma Ferrari 430 GT da Risi Competizione.
A próxima etapa acontece no dia 26 de abril, em Houston.
Final:
1. P1 1. L.Luhr, M.Werner Audi Sport North America Audi R10 TDI 71 voltas
2. P1 2. F.Biela, E.Pirro Audi Sport North America Audi R10 TDI a 1.964
3. P2 1. D.Brabham, S.Sharp Highcroft Racing Acura Acura ARX-01b a 1.822
4. P2 2. R.Dumas, T.Bernhard Penske Racing Porsche RS Spyder a 1.036
5. P2 3. S.Maassen, P.Long Penske Racing Porsche RS Spyder a 0.618
6. P2 4. B.Herta, C.Fittipaldi Andretti Green Racing Acura ARX-01b a 9.812
7. P2 5. B.Leitzinger, M.Franchitti Dyson Racing Porsche RS Spyder a 3.960
8. P2 6. A.Fernandez, L.Diaz Fernandez Racing Acura ARX-01b a 0.568
9. P2 7. C.Dyson, G.Smith Dyson Racing Porsche RS Spyder a 0.737
10. P2 8. G.Bonilla, B.Devlin B-K Motorsports Mazda Lola B07-46 a 1 volta
11. GT1 1. J.O’Connell, J.Magnussen Corvette Racing Corvette C6.R a 1 volta
12. GT1 2. O.Gavin, O.Beretta Corvette Racing Corvette C6.R a 1 volta
13. GT2 1. D.Farnbacher, D.Muller Tafel Racing Ferrari 430 GT a 3 voltas
14. GT2 2. J.Bergmeister, W.Henzler Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a 3 voltas
15. GT2 3. J.van Overbeek, P.Pilet Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a 3 voltas
16. P1 3. M.Lewis, C.McMurry Autocon Motorsports Creation CA07-002 Ju a 4 voltas
17. GT2 4. G.Jeannette, J.Mowlem Corsa Motorsports Ferrari 430 GT a 4 voltas
18. GT2 5. H.Brix, P.Friesacher Risi Competizione Ferrari 430 GT a 5 voltas
19. GT2 6. Stippler, M.Basseng Farnbacher Loles Racing Porsche 911 GT3 RSR a 6 voltas
20. GT2 7. S.Neiman, L.Pechnik Flying Lizard Motorsports Porsche 911 GT3 RSR a 6 voltas
21. GT2 8. R.Carrapatoso, N.Swartzbaugh VICI Racing Porsche 911 GT3 RSR a 6 voltas
22. GT2 9. M.Salo, J.Melo Risi Competizione Ferrari 430 GT a 6 voltas
23. GT2 10. L.Gigliotti, D.Peterson LG Motorsports Riley Corvette C6 a 7 voltas
24. GT2 11. P.Drayson, J.Cocker Drayson-Barwell Aston Martin Vantage a 7 voltas
25. GT2 12. A.Robertson, D.Murry Robertson Racing Doran Ford GT Mk.VII a 8 voltas
26. P1 4. J.Field, D.Dayton, R.Berry Intersport Racing Lola B06/10 AER a 9 voltas
27. GT2 13. T.Milner, T.Sutherland Panoz Team PTG Panoz Esperante a 21 voltas