ALMS: Jaime Melo tem última chance de se tornar bicampeão em 2009

Combinação de resultados que mantém brasileiro na luta pelo tÁ­tulo da classe GT2 exige vitória na corrida deste sábado em Laguna Seca.

A temporada de 2009 da American Le Mans Series chega ao fim neste sábado (10). A décima e última etapa vai confrontar os pilotos na pista de Laguna Seca, na cidade californiana de Monterey. A classe GT2, a mais numerosa do grid da categoria, terá nesta etapa a decisão do tÁ­tulo da temporada de 2009 – decisão em que Jaime Melo, brasileiro que compete pela Ferrari, vê a chance matemática de repetir o tÁ­tulo conquistado dois anos atrás.

“Estamos trabalhando duro para vencer essa corrida, acho até que nossa chance de conquistar a vitória é grande. Mas, sinceramente, não penso tanto em tÁ­tulo”
, comenta o brasileiro, que atua na American Le Mans pilotando a Ferrari F430 da Risi Competizione em parceria com o alemão Pierre Kaffer. Eles somam 137 pontos. O alemão JÁ¶rg Bergmeister e o norte-americano Patrick Long, lÁ­deres com o Porsche 997 GT3 RSR da Flying Lizard, têm 156.

Melo e Kaffer têm duas únicas combinações possÁ­veis para chegarem ao tÁ­tulo: vencer a prova em Laguna Seca, sem que a dupla da Porsche termine entre os 11 primeiros colocados, ou terminar em segundo, contando com um abandono dos atuais lÁ­deres do campeonato. “A gente teria de contar com o abandono deles, de um jeito ou outro. Por isso, nosso foco em Laguna Seca não está na conquista do tÁ­tulo, e sim na vitória”, diz o campeão de 2007.

Melo e Kaffer venceram, em 2009, as 12 Horas de Sebring, primeira etapa da American Le Mans, e a Petit Le Mans, em Road Atlanta, que valeu pela nona e penúltima etapa. “Tivemos outros bons resultados no campeonato, mas também tivemos mais problemas do que os adversários. Eles fizeram uma temporada sem tantas quebras ou erros de estratégia quanto a nossa, por isso chegam a Laguna com uma condição de tanto favoritismo ao tÁ­tulo”, considera.

Mesmo apostando na chance de vitória, Jaime Melo prevê um panorama de equilÁ­brio extremo. “Em nove provas, vimos quatro marcas diferentes ganhando corridas. É a última do calendário e todos vão dar o máximo. Tem tudo para ser uma das melhores corridas dos últimos tempos”, aposta. A corrida de sábado terá largada Á s 18h45 de BrasÁ­lia, para quatro horas de duração, e será transmitida ao vivo pelo Speed Channel. O grid será definido nesta sexta-feira (9).

A classe LM P1 também tem um brasileiro na vice-liderança. Gil de Ferran e o francês Simon Pagenaud também dependem da vitória em Laguna Seca com o Acura ARX 02a e de fatores que impeçam os lÁ­deres David Brabham e Scott Sharp de marcarem mais pontos. A classe LM P2 da American Le Mans Series já tem os mexicanos Adrian Fernández e Luis Diaz, parceiros na pilotagem de um Acura ARX 08-B, como campeões antecipados.