ALMS: Vitor Meira disputa penúltima etapa em Road Atlanta

Brasileiro que defendeu Panther na temporada da IRL será parceiro dos americanos Memo Gidley e Duncan Dayton na Petit Le Mans.

Três semanas depois do encerramento da temporada de 2006 da Fórmula Indy, Vitor Meira volta Á  ativa nesta semana. O piloto brasileiro, atendendo convite da HighCroft Racing, vai disputar a nona e penúltima etapa da American Le Mans Series, como parceiro dos norte-americanos Duncan Dayton e Memo Gidley. A Petit Le Mans, no sábado (30), terá largada Á s 12h45 de BrasÁ­lia, no circuito misto de Road Atlanta, em Braselton, no estado da Georgia.


Durante as 10 horas de duração da corrida, Meira, Dayton e Gidley vão pilotar um Lola EX257 AER na subdivisão LM P1. “O Dayton é o dono da equipe, fez o convite e é claro que eu aceitei”, comentou Meira, que participou da Indy em 2006 pela Panther. Ele ainda não definiu seu futuro na Indy. “Enquanto as coisas não acontecem, é bom ter um desafio como esse em Road Atlanta. A categoria é competitiva, a corrida vai ser longa, é o tipo de desafio que eu gosto”.


Meira tem dedicado seu fim de temporada a novas experiências. No inÁ­cio do mês, ainda antes do encerramento do campeonato da Indy, disputou uma corrida da Grand-Am Series, em Salt Lake City. Foi parceiro do mexicano Adrian Fernandez e do brasileiro Mário Haberfeld na Lowe’s Fernandez Racing. Com um Pontiac Riley, o trio largou em nono e era terceiro quando abandonou após cinco horas de corrida, com o motor estourado.


Na terça (26) e na quarta-feira (27), Vitor pilotou o Dallara-Honda número 4 da Panther nos testes de compatibilidade promovidos pela Indy Racing League no Daytona International Speedway. Ele foi o primeiro piloto a completar uma volta no traçado de 13 curvas em quase 50 anos – a última corrida na pista de 4.393 metros foi disputada em 1959. “Honestamente, acho que poderÁ­amos correr aqui”, avalizou o piloto, que atingiu velocidade máxima de 305 km/h.


Os testes de compatibilidade do traçado misto também contaram com as participações dos pilotos Scott Dixon, da Ganassi, Sam Hornish Jr., da Penske, e Tony Kanaan, da Andretti Green. O calendário de 2007 da Fórmula Indy ainda não foi anunciado e há quem aposte na realização da etapa de Daytona já na próxima temporada, embora as maiores probabilidades são de que o circuito receba uma corrida da categoria pela primeira vez no ano de 2008.