Audi DTCC: Disputa pelo tÁ­tulo segue em Campo Grande

LÁ­der, Elias Azevedo admite que deverá encontrar mais dificuldades no prosseguimento do campeonato, principalmente com a evolução de seus concorrentes

O Audi DTCC (Driver Touring Car Cup), primeira categoria no mundo a ter a chancela da tradicional fabricante alemã das quatro argolas, realiza nesta sexta (15) e sábado (16) em Campo Grande (MS) a terceira rodada dupla desta que é a sua temporada de estreia. A categoria de melhor custo-benefÁ­cio do automobilismo nacional já passou por Curitiba e pelo autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS).

A classificação do campeonato no momento aponta liderança de Elias Azevedo, que com três vitórias e um segundo lugar em quatro corridas soma 78 pontos, 18 a mais que a dupla formada por Idenis de Souza e Willians Farias. Kaká Mantovani e Matheus Maccari vêm logo em seguida com 46 pontos.

A rodada dupla de Campo Grande marca a introdução de novos itens no regulamento, como o “Troféu Bigorna”, que são os lastros colocados no carro do piloto de acordo com o resultado obtido na pista, e que varia de 25 a 10 quilos, do primeiro ao quarto colocado.

“Vejo todas as mudanças de maneira muito positiva”, afirmou o lÁ­der do campeonato, que viu já no Velopark uma evolução de seus adversários. “Quando você encontra competidores com nÁ­vel de experiência maior, naturalmente você vai ter mais dificuldade. De qualquer maneira, fiquei feliz com a entrada destes novos pilotos”, disse, referindo-se Á  dupla formada por Sergio Bürger e Dudu Rocha, que estrearam no Velopark e venceram a primeira corrida.

“É o que a categoria procura: aumentar o nÁ­vel de competitividade. O campeonato tem uma tendência normal de gerar mais equilÁ­brio, e creio que os menos experientes estarão até o final do ano andando no mesmo segundo que a gente”, prevê.

Parar o lÁ­der – O segredo para a liderança de Elias Azevedo está na etapa de abertura do campeonato, em Curitiba. Vencedor das duas etapas, o paulistano pÁ´de “acumular gordura” para manter uma estratégia mais conservadora e buscar se manter entre os cinco primeiros colocados a cada corrida. Mas quem vem atrás na tabela de classificação promete briga.

“Acho que o Elias se adaptou bem mais rápido ao carro e conseguiu ótimos resultados logo de inÁ­cio. Ainda tem muito campeonato pela frente, e agora temos que começar a ganhar corridas”, explica Willians Farias, que forma dupla com Idenis de Souza. “Ele tem a vantagem de não correr em dupla, e isso quer dizer que ele tem mais tempo com o carro. No entanto, tem mais gente entrando nesta briga, como o Dudu (Rocha), o Sérgio Bürger, o Matheus (Maccari) e o Kaká (Mantovani), que estão perto”, afirmou.

Tanto Willians como Idenis apostam no conhecimento do traçado de Campo Grande para começar a virar o jogo. “Isso vai facilitar bastante a nossa vida. Precisamos subir de produção e subir uma posição a mais no pódio”, disse Souza, que tem um segundo lugar como melhor resultado. “A pista é técnica, tem alto desgaste de pneus, além da quantidade de poeira na pista. O trecho mais técnico é o curvão no fim da reta oposta. É uma curva de raio longo, e é ali que o piloto vai fazer a diferença no tempo de volta”, aposta Farias.

A dupla promete usar a cabeça. “Vamos usar da nossa estratégia e entrosamento para vencer o Elias. Ele não é imbatÁ­vel”.
Confira a programação*:

SEXTA-FEIRA (15.07)
08h50 Á s 09h10 – Briefing AUDI DTCC
09h30 Á s 10h05 – 1º Treino AUDI DTCC
11h00 Á s 11h35 – 2º Treino AUDI DTCC
13h00 Á s 13h35 – 3º Treino AUDI DTCC
14h30 Á s 15h05 – 4º Treino AUDI DTCC
16h00 Á s 16h20 – Qualifying AUDI DTCC
16h30 Á s 16h50 – Briefing AUDI DTCC

SÁBADO (16.07)
09h10 Á s 09h20 – Warm up AUDI DTCC
11h00 Á s 11h50 – 5ª Prova AUDI DTCC
15h00 Á s 15h50 – 6ª Prova AUDI DTCC

*Horário Local (BrasÁ­lia -1)