Brasil GT3: As mais cobiçadas marcas de automóveis da indústria mundial, agora estão no Brasil

Com calendário definido pela Confederação Brasileira, uma das categorias mais bem-sucedidas do automobilismo mundial em todos os tempos, o FIA GT3 European Championship está chegando ao PaÁ­s.

Transmitidas pela TV, as provas serão um desfile requintado da indústria internacional: na pista estarão jóias como Ferrari F430, Aston Martin DBRS9, Lamborghini Gallardo, Porsche 997, Chevrolet Corvette Z06, Dodge Viper Coupé, Ascari ZW1R, Morgan Aero V8 e Jaguar XKR

Sucesso absoluto nos campos esportivo e de business, o FIA GT3 estreou como Campeonato Europeu em 2006, e logo na primeira etapa, em Silverstone (Inglaterra), nada menos do que 44 duplas estavam inscritas. Foi apenas a primeira mostra da força e do potencial desta modalidade, impulsionada pelo carisma dos modelos participantes – todos deles, verdadeiros carros de sonho dos amantes do automóvel. Com regras rÁ­gidas em relação aos seus inscritos, a categoria teve uma notável média de 42 carros durante todas as etapas que compuseram o torneio daquele ano. Tamanha força logo na primeira temporada inspirou os organizadores a idealizar um torneio também em outros paÁ­ses, e, por sua tradição no esporte, o Brasil foi um dos escolhidos.

A organização do torneio brasileiro estará a cargo da SRO Latin America, associação composta pelo empresário francês Stephane Ratel e os empresários brasileiros Walter Derani e Antonio Hermann. Ratel é radicado na Inglaterra e detém os direitos de realização dos Campeonatos Mundiais de FIA GT1 e GT2, do Europeu de GT3 e do Inglês de Fórmula 3, entre outros. A SRO Latin America funcionará nos moldes da SRO Motorsports Group, empresa fundada pelo empresário francês para a organização de competições internacionais.

Carros de sonho
O futuro Campeonato Brasileiro será realizado Á  semelhança do que ocorreu no primeiro ano do certame Europeu. O projeto prevê cinco etapas. Cada etapa terá duas baterias, cada uma delas com uma hora de duração e troca de pilotos obrigatória a cada bateria. Portanto, sempre dois pilotos dividirão o volante de carros que poderão ser escolhidos entre alguns dos mitos da indústria mundial: Ferrari F430, Aston Martin DBRS9, Lamborghini Gallardo, Porsche 997, Chevrolet Corvette Z06, Dodge Viper Coupé e Ascari ZW1R. Também são esperados para 2007 – e, inclusive, podem vir ao Brasil – os recém homologados pela FIA ― Federação Internacional do Automóvel ―Morgan Aero V8, Ford GT, Mustang GT500 e Jaguar XKR.

Pontos fortes do campeonato
No GT3 Brasil Championship estarão alinhados os modelos mais recentes da marcas mais desejadas do mundo. Esse ambiente internacional proporciona um clima agradável e uma atmosfera sofisticada e condizente com os “carros de sonho” que estarão alinhados para a largada. As equipes são formadas por Gentlemann Drivers ― pilotos com pouca ou nenhuma experiência em corridas ― e pilotos profissionais de competição. Ou seja, as duplas serão formadas pelos dois extremos em termos de habilidade ao volante. Outra exigência da organização é a apresentação impecável das equipes. As cores dos seus uniformes são determinadas segundo a marca dos seus carros, o que facilita a sua identificação e resulta em um ambiente harmÁ´nico e sofisticado.

Exposição na mÁ­dia
A SRO Latin America mantém negociações em fase final de definição no sentido de transmitir as 10 baterias da temporada de 2007 no programa Grid Motor, da TV a cabo SporTV. Nas rádios FM e AM estão previstas 250 chamadas de 30 segundos, divididas em 05 blocos regionais com 50 chamadas para cada prova. As chamadas terão inÁ­cio 10 dias antes de cada prova. Novas parcerias para a exibição das provas devem ser anunciadas em breve.

Cotas de patrocÁ­nio
A SRO Latin América traçou um plano de investimentos que prevê a comercialização de vários tipos de patrocÁ­nio e apoio ao Brasil GT3 Championship, entre as alternativas estão: patrocÁ­nio principal, co-patrocÁ­nios, cota para montadora e apoio. Todas as modalidades de participação no campeonato contarão com uma contra-partida em retorno para o investidor nas seguintes formas: publicitário, ingressos, credenciais para camarote VIP, banners, bandeiras, enfim, uma série de modalidades de exposição e de alternativas para o relacionamento empresarial.