Brasileiro de Kart: Correndo em duas categorias, Antonella Bassani vai em busca de novos pódios

A mais tradicional competição do kartismo nacional está prestes a começar. Nesta segunda-feira (09), tem início a 53ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, que ao todo irá reunir quase 500 pilotos divididos em 20 categorias, realizados em duas fases. Quem estará presente em ambas as semanas é a catarinense Antonella Bassani, que disputa duas categorias neste ano, a Júnior Menor e Codasur Júnior. O palco do evento é o Kartódromo Internacional da Granja Viana, em São Paulo, pista que a pilota de 12 anos conhece bastante e, por isso, vai confiante em busca de bons resultados.

Depois de ter uma ótima performance de pista no Sul-Americano de Rotax 2018, disputado há 15 dias também na Granja Viana, Antonella se prepara para mais duas semanas bem intensas no Campeonato Brasileiro, onde irá competir em duas categorias, com dois equipamentos diferentes, em um curto espaço de tempo. Em 2017, no Beto Carreiro (SC), Totti foi um dos grandes destaques da categoria Cadete. Entre 55 participantes, ela marcou a pole position, venceu uma das baterias classificatórias, largou na frente na final e brigou pelo título até a última curva, subindo ao pódio com um honroso 3º lugar.

Nesta primeira semana – entre 09 e 14 de julho-, a categoria em disputa é a Júnior Menor, na qual Antonella estreou no começo do ano e vem disputando a Copa São Paulo, com evolução constante a cada etapa. No total, serão 25 pilotos buscando o título da categoria que representa a maior transição dentro do kart, quando os pilotos deixam o chassi pequeno e passam para o chassi maior. A programação da primeira fase terá quatro treinos livres de 25 minutos cada até a quinta-feira. A partir de sexta-feira (13) acontecem as duas corridas classificatórias e a pré-final, que define o grid da final, que será decidida no sábado, no período da noite, com transmissão ao vivo pelo canal Sportv.

Totti também irá competir na categoria Codasur Júnior, criada este ano e que acontece pela primeira vez no Brasileiro de Kart, contando com 36 participantes, número máximo do limite da pista permitido pela FIA. Nesta nova categoria, a classificação dos pilotos foi definida pelos critérios de cada federação, garantindo a garota de 12 anos, que tem se destacado cada vez mais dentro e fora de Santa Catarina, como representante do Estado, ao lado de Gabriel Gomez e Maria Eduarda Nienkotter.

A grande diferença da Codasur Júnior é o novo motor X30 Codasur, que tem uma concepção revolucionária e nova tecnologia que faz o kart vibrar menos, trazendo 175 cilindradas – contra 125 do motor utilizado nas outras categorias-, e, entre outras características, a principal é o limitador de RPM (rotações por minuto), o que promete aumentar a vida útil do motor e diminuir a quantidade de manutenções e revisões. No Brasileiro de Kart, todos os motores serão fornecidos pela organização e sorteados entre os pilotos.

A categoria Codasur Júnior acontece na segunda fase do Campeonato Brasileiro, entre os dias 16 e 21 de julho. A programação também conta com quatro treinos livres 25 minutos antes das duas provas classificatórias e da pré-final, sendo o título definido no sábado (21).

Antonella Bassani tem o apoio de Passarela Supermercados, Poletti Seguros, Rocfer, Bassani Pesados e Life Academia.

Antonela Bassani:

“Com certeza teremos duas semanas de muito trabalho pela frente, onde vamos disputar duas categorias com motores diferentes, mas estamos tratando uma coisa de cada vez. Quero buscar um bom ritmo durante esta semana na Júnior Menor, buscando a evolução a cada atividade na pista, fazer boas classificatórias e tentar o melhor resultado possível na final. Ano passado, fiz um ótimo Campeonato Brasileiro, fiquei na 3ª posição e a meta é estar novamente entre os primeiros. Então, vamos trabalhar bastante em busca deste primeiro objetivo, para depois pensar na segunda fase do Brasileiro pela Codasur Júnior”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *