BTCC: Jason Plato vence duas e assume liderança do campeonato

Com duas vitórias, nas duas primeiras provas da sexta rodada tripla da temporada, disputada em Snetterton, na Inglaterra, no domingo (08/08), o britânico Jason Plato (Chevrolet Cruze) assumiu a liderança do campeonato. O britânico Gordon Shedden (Honda Civic) venceu a terceira prova.

Prova 1:

Segundo no grid, Plato assumiu a liderança na primeira curva, após o pole-position e parceiro de equipe, Alex MacDowall, ter uma marcha quebrada.

Plato segurou a pressão de Mat Jackson (BMW 320si E90) na primeira metade da prova, vencendo com 1s8 de vantagem. Tom Chilton (Ford Focus ST) completou o pódio.

Com a vitória Plato assumiu a liderança do campeonato, nove pontos à frente de Matt Neal (Honda Civic), que teve um pneu furado durante a prova, ficando fora da zona de pontos.

Prova 2:

Pole-position Plato venceu a segunda prova novamente de ponta a ponta, mesmo levando 45 quilos de lastro em seu Chevrolet. Chilton foi o 2º, seguido por Tom Onslow-Cole (Ford Focus ST). Neal foi o 9º, vendo a sua desvantagem para Plato aumentar para 24 pontos.

A prova teve a intervenção do Safety-Car logo na primeira volta. James Nash (Vauxhall Vectra) e Tom Boardman (SEAT Leon) se tocaram, com Boardman rodando e sendo acertado pelos Honda Integra dos parceiros de equipe Paul O’Neill e John George. Nash fi o único que continuou na prova, completando na 10º posição.

Prova 3:

Segundo no grid, Shedden assumiu a liderança na segunda volta, depois da rodada do pole-position Nash. Shedden não mais perdeu a ponta, vencendo com 2s1 de vantagem sobre Robert Collard (BMW 320si E90), que na última volta empurrou Neal para fora da pista. Neal ainda conseguiu voltar à pista em 3º, tirando quatro pontos na tabela, com o 5º lugar de Plato.

Plato soma 151 pontos, vinte a mais do que Neal. Shedden, em 3º, tem 127 pontos.

A próxima etapa acontece em Silverstone, no dia 22 de agosto. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *