Carlos Ghosn, presidente do Grupo Renault, anunciou duas próximas etapas no avanço da eletrificação da gama de produtos Renault, prevista no plano estratégico “Drive the Future”: um novo veÁculo urbano elétrico acessÁvel, previsto para ser comercializado em primeiro lugar na China, em 2019, e as versões hÁbridas e hÁbridas recarregáveis disponÁveis a partir de 2020 em três de seus veÁculos mais vendidos: Clio, Captur e Mégane. Carlos Ghosn compartilhou, ainda, sua visão das futuras experiências embarcadas e revelou o sistema AEX (Augmented Editorial Experience), um conceito inédito apresentado também no Salão do Automóvel de Paris.
Novos modelos, novos mercados
Pioneiro e lÁder da mobilidade 100% elétrica, o Grupo Renault revelou o Renault K-ZE, um novo veÁculo elétrico do segmento A, inspirado no estilo dos SUV, que oferece uma autonomia de 250 km NEDC, a melhor de seu segmento. Ele exibe linhas marcantes, cujo design esportivo é ao mesmo tempo musculoso e compacto. Além do visual atraente, o Renault K-ZE se mostra fácil de recarregar, graças ao duplo sistema de recarga, compatÁvel com tomadas domésticas e com as infraestruturas públicas. O pacote de equipamentos complementa a experiência de condução do modelo elétrico, incluindo sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré e uma tela central com navegação e serviços conectados.
Ocupando a primeira posição entre os paÁses que mais vendem veÁculos elétricos, a China também é o mercado onde este segmento mais cresce. Desenvolvido para ser um modelo global, o Renault K-ZE será comercializado em primeiro lugar na China. A produção local ficará a cargo da e-GT New Energy Automotive Co, uma joint venture criada com o Grupo Dongfeng Motor e a Nissan, para desenvolver e produzir veÁculos elétricos competitivos para o mercado chinês.
“Além de ter sido pioneiro, o Grupo Renault é lÁder do segmento de veÁculos elétricos na Europa. Nosso novÁssimo modelo, o Renault K-ZE, é um compacto urbano acessÁvel e inspirado nos SUVs, reunindo o melhor do Grupo Renault: nossa liderança em veÁculos elétricos, nossa expertise em veÁculos acessÁveis e nossa capacidade de firmar parcerias sólidasâ€, declarou Carlos Ghosn, Presidente do Grupo Renault.
A Renault também confirmou uma etapa complementar na eletrificação de sua gama de produtos. Em 2020, as versões hÁbridas do Clio e hÁbridas recarregáveis dos modelos Mégane e Captur oferecerão aos clientes a possibilidade de descobrir a eletromobilidade em modelos testados e amplamente aprovados. Com a e-Tech, uma tecnologia inovadora 100% Renault, o Grupo pode oferecer sistemas de hibridação em seus modelos dos segmentos B e C.
AEX: conteúdos premium e experiências embarcadas reinventadas
Durante a Coletiva de Imprensa, Carlos Ghosn comentou sobre a forma como o advento das novas mobilidades modifica profundamente a experiência a bordo de um veÁculo. Em um veÁculo conectado e autÁ´nomo, não é necessário prestar atenção no trajeto. Por isso, os usuários podem usufruir de uma experiência mais sofisticada e enriquecedora, tanto no plano pessoal como profissional, com melhor aproveitamento do tempo de percurso.
Nesta perspectiva, o Grupo iniciou uma aproximação com o setor editorial, tendo assinado uma primeira parceria com o Grupo Challenges, por meio de uma participação acionária. Desta parceria nasceu o sistema Augmented Editorial Experience (AEX), com o objetivo de fazer de cada viagem uma experiência única de aprendizado, que vai além da condução e do próprio veÁculo.
“Com o advento dos veÁculos conectados e autÁ´nomos, haverá um aumento nas expectativas dos usuários em relação Á qualidade de seu tempo de trajeto. Juntamente com o Grupo Challenges, imaginamos o que poderia ser uma experiência de mobilidade personalizada e conectada com o futuroâ€, declarou Carlos Ghosn. “O acesso a um conteúdo editorial premium, apresentado de forma reinventada e imersiva para o condutor e os passageiros, se tornará um fator-chave de diferenciação.â€
O conceito AEX está presente no estande do Grupo no Salão do Automóvel de Paris. Dentro de uma grande cápsula e por meio de quatro cenários projetados a 222° graus panorâmicos, o visitante poderá descobrir de que forma seu tempo de trajeto pode ser diferente e intensificado por meio de novas formas de conteúdos premium, interativos e personalizados, feitos com exclusividade pelas equipes de redação do Grupo Challenges.
Dispostos lado a lado no estande do Grupo, o sistema AEX e o novo carro-conceito premium da Renault – um robÁ´-veÁculo autÁ´nomo, elétrico e conectado – permitem que os visitantes imaginem facilmente como poderá ser sua experiência no carro autÁ´nomo do futuro.