Carros: Renault anuncia novos veículos elétricos acessíveis

Carlos Ghosn, presidente do Grupo Renault, anunciou duas próximas etapas no avanço da eletrificação da gama de produtos Renault, prevista no plano estratégico “Drive the Future”: um novo veículo urbano elétrico acessível, previsto para ser comercializado em primeiro lugar na China, em 2019, e as versões híbridas e híbridas recarregáveis disponíveis a partir de 2020 em três de seus veículos mais vendidos: Clio, Captur e Mégane. Carlos Ghosn compartilhou, ainda, sua visão das futuras experiências embarcadas e revelou o sistema AEX (Augmented Editorial Experience), um conceito inédito apresentado também no Salão do Automóvel de Paris.

Novos modelos, novos mercados

Pioneiro e líder da mobilidade 100% elétrica, o Grupo Renault revelou o Renault K-ZE, um novo veículo elétrico do segmento A, inspirado no estilo dos SUV, que oferece uma autonomia de 250 km NEDC, a melhor de seu segmento. Ele exibe linhas marcantes, cujo design esportivo é ao mesmo tempo musculoso e compacto. Além do visual atraente, o Renault K-ZE se mostra fácil de recarregar, graças ao duplo sistema de recarga, compatível com tomadas domésticas e com as infraestruturas públicas. O pacote de equipamentos complementa a experiência de condução do modelo elétrico, incluindo sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré e uma tela central com navegação e serviços conectados.

Ocupando a primeira posição entre os países que mais vendem veículos elétricos, a China também é o mercado onde este segmento mais cresce. Desenvolvido para ser um modelo global, o Renault K-ZE será comercializado em primeiro lugar na China. A produção local ficará a cargo da e-GT New Energy Automotive Co, uma joint venture criada com o Grupo Dongfeng Motor e a Nissan, para desenvolver e produzir veículos elétricos competitivos para o mercado chinês.

“Além de ter sido pioneiro, o Grupo Renault é líder do segmento de veículos elétricos na Europa. Nosso novíssimo modelo, o Renault K-ZE, é um compacto urbano acessível e inspirado nos SUVs, reunindo o melhor do Grupo Renault: nossa liderança em veículos elétricos, nossa expertise em veículos acessíveis e nossa capacidade de firmar parcerias sólidas”, declarou Carlos Ghosn, Presidente do Grupo Renault.

A Renault também confirmou uma etapa complementar na eletrificação de sua gama de produtos. Em 2020, as versões híbridas do Clio e híbridas recarregáveis dos modelos Mégane e Captur oferecerão aos clientes a possibilidade de descobrir a eletromobilidade em modelos testados e amplamente aprovados. Com a e-Tech, uma tecnologia inovadora 100% Renault, o Grupo pode oferecer sistemas de hibridação em seus modelos dos segmentos B e C.

AEX: conteúdos premium e experiências embarcadas reinventadas

Durante a Coletiva de Imprensa, Carlos Ghosn comentou sobre a forma como o advento das novas mobilidades modifica profundamente a experiência a bordo de um veículo. Em um veículo conectado e autônomo, não é necessário prestar atenção no trajeto. Por isso, os usuários podem usufruir de uma experiência mais sofisticada e enriquecedora, tanto no plano pessoal como profissional, com melhor aproveitamento do tempo de percurso.

Nesta perspectiva, o Grupo iniciou uma aproximação com o setor editorial, tendo assinado uma primeira parceria com o Grupo Challenges, por meio de uma participação acionária. Desta parceria nasceu o sistema Augmented Editorial Experience (AEX), com o objetivo de fazer de cada viagem uma experiência única de aprendizado, que vai além da condução e do próprio veículo.

“Com o advento dos veículos conectados e autônomos, haverá um aumento nas expectativas dos usuários em relação à qualidade de seu tempo de trajeto. Juntamente com o Grupo Challenges, imaginamos o que poderia ser uma experiência de mobilidade personalizada e conectada com o futuro”, declarou Carlos Ghosn. “O acesso a um conteúdo editorial premium, apresentado de forma reinventada e imersiva para o condutor e os passageiros, se tornará um fator-chave de diferenciação.”

O conceito AEX está presente no estande do Grupo no Salão do Automóvel de Paris. Dentro de uma grande cápsula e por meio de quatro cenários projetados a 222° graus panorâmicos, o visitante poderá descobrir de que forma seu tempo de trajeto pode ser diferente e intensificado por meio de novas formas de conteúdos premium, interativos e personalizados, feitos com exclusividade pelas equipes de redação do Grupo Challenges.

Dispostos lado a lado no estande do Grupo, o sistema AEX e o novo carro-conceito premium da Renault – um robô-veículo autônomo, elétrico e conectado – permitem que os visitantes imaginem facilmente como poderá ser sua experiência no carro autônomo do futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *