Carros: Renault anuncia novos veÁ­culos elétricos acessÁ­veis

Carlos Ghosn, presidente do Grupo Renault, anunciou duas próximas etapas no avanço da eletrificação da gama de produtos Renault, prevista no plano estratégico “Drive the Future”: um novo veÁ­culo urbano elétrico acessÁ­vel, previsto para ser comercializado em primeiro lugar na China, em 2019, e as versões hÁ­bridas e hÁ­bridas recarregáveis disponÁ­veis a partir de 2020 em três de seus veÁ­culos mais vendidos: Clio, Captur e Mégane. Carlos Ghosn compartilhou, ainda, sua visão das futuras experiências embarcadas e revelou o sistema AEX (Augmented Editorial Experience), um conceito inédito apresentado também no Salão do Automóvel de Paris.

Novos modelos, novos mercados

Pioneiro e lÁ­der da mobilidade 100% elétrica, o Grupo Renault revelou o Renault K-ZE, um novo veÁ­culo elétrico do segmento A, inspirado no estilo dos SUV, que oferece uma autonomia de 250 km NEDC, a melhor de seu segmento. Ele exibe linhas marcantes, cujo design esportivo é ao mesmo tempo musculoso e compacto. Além do visual atraente, o Renault K-ZE se mostra fácil de recarregar, graças ao duplo sistema de recarga, compatÁ­vel com tomadas domésticas e com as infraestruturas públicas. O pacote de equipamentos complementa a experiência de condução do modelo elétrico, incluindo sensores de estacionamento traseiro, câmera de ré e uma tela central com navegação e serviços conectados.

Ocupando a primeira posição entre os paÁ­ses que mais vendem veÁ­culos elétricos, a China também é o mercado onde este segmento mais cresce. Desenvolvido para ser um modelo global, o Renault K-ZE será comercializado em primeiro lugar na China. A produção local ficará a cargo da e-GT New Energy Automotive Co, uma joint venture criada com o Grupo Dongfeng Motor e a Nissan, para desenvolver e produzir veÁ­culos elétricos competitivos para o mercado chinês.

“Além de ter sido pioneiro, o Grupo Renault é lÁ­der do segmento de veÁ­culos elétricos na Europa. Nosso novÁ­ssimo modelo, o Renault K-ZE, é um compacto urbano acessÁ­vel e inspirado nos SUVs, reunindo o melhor do Grupo Renault: nossa liderança em veÁ­culos elétricos, nossa expertise em veÁ­culos acessÁ­veis e nossa capacidade de firmar parcerias sólidas”, declarou Carlos Ghosn, Presidente do Grupo Renault.

A Renault também confirmou uma etapa complementar na eletrificação de sua gama de produtos. Em 2020, as versões hÁ­bridas do Clio e hÁ­bridas recarregáveis dos modelos Mégane e Captur oferecerão aos clientes a possibilidade de descobrir a eletromobilidade em modelos testados e amplamente aprovados. Com a e-Tech, uma tecnologia inovadora 100% Renault, o Grupo pode oferecer sistemas de hibridação em seus modelos dos segmentos B e C.

AEX: conteúdos premium e experiências embarcadas reinventadas

Durante a Coletiva de Imprensa, Carlos Ghosn comentou sobre a forma como o advento das novas mobilidades modifica profundamente a experiência a bordo de um veÁ­culo. Em um veÁ­culo conectado e autÁ´nomo, não é necessário prestar atenção no trajeto. Por isso, os usuários podem usufruir de uma experiência mais sofisticada e enriquecedora, tanto no plano pessoal como profissional, com melhor aproveitamento do tempo de percurso.

Nesta perspectiva, o Grupo iniciou uma aproximação com o setor editorial, tendo assinado uma primeira parceria com o Grupo Challenges, por meio de uma participação acionária. Desta parceria nasceu o sistema Augmented Editorial Experience (AEX), com o objetivo de fazer de cada viagem uma experiência única de aprendizado, que vai além da condução e do próprio veÁ­culo.

“Com o advento dos veÁ­culos conectados e autÁ´nomos, haverá um aumento nas expectativas dos usuários em relação Á  qualidade de seu tempo de trajeto. Juntamente com o Grupo Challenges, imaginamos o que poderia ser uma experiência de mobilidade personalizada e conectada com o futuro”, declarou Carlos Ghosn. “O acesso a um conteúdo editorial premium, apresentado de forma reinventada e imersiva para o condutor e os passageiros, se tornará um fator-chave de diferenciação.”

O conceito AEX está presente no estande do Grupo no Salão do Automóvel de Paris. Dentro de uma grande cápsula e por meio de quatro cenários projetados a 222° graus panorâmicos, o visitante poderá descobrir de que forma seu tempo de trajeto pode ser diferente e intensificado por meio de novas formas de conteúdos premium, interativos e personalizados, feitos com exclusividade pelas equipes de redação do Grupo Challenges.

Dispostos lado a lado no estande do Grupo, o sistema AEX e o novo carro-conceito premium da Renault – um robÁ´-veÁ­culo autÁ´nomo, elétrico e conectado – permitem que os visitantes imaginem facilmente como poderá ser sua experiência no carro autÁ´nomo do futuro.