ChampCar: Bernoldi completa seus primeiros testes com a equipe Rocketsports em Sebring

Brasileiro inicia preparativos para a temporada 2008, que começará no dia 20 de abril.

O brasileiro Enrique Bernoldi (Sangari) completou nesta segunda-feira, dia 4, seus primeiros testes coletivos na Champ Car World Series com a equipe Rocketsports. Foram três dias de atividades no circuito de Sebring, nos Estados Unidos. A equipe aproveitou as boas condições de tempo para percorrer 425 milhas e iniciar assim seus preparativos para o início da temporada.

O foco do trabalho foi fazer com que Bernoldi se familiarizasse com o carro da Champ Car e encontrasse o melhor acerto para o seu estilo de pilotagem. Também foi uma ótima oportunidade para o piloto iniciar seu trabalho com toda a equipe e engenheiros da Rocketsports. O time trabalhou no desenvolvimento de informações coletadas no ano passado, além de buscar novidades que foram planejadas ao final da temporada 2007.

No sábado (dia 2), Bernoldi percorreu 172 milhas e registrou seu melhor tempo em 52s019 no circuito de 1,669 milhas. Ao contrário da maioria dos pilotos, que andou com monopostos em 2007, o brasileiro disputou a Stock Car e, apesar de sua experiência com monopostos no passado, que inclui seis anos na Fórmula 1, o piloto comentou que precisou reaprender algumas coisas. No entanto, sentiu-se bastante confiante em seu primeiro dia de testes na categoria.

“Acredito que estar longe dos monopostos nos últimos dois anos tornou as coisas mais difíceis no começo”, relatou o paranaense. “Tudo é completamente diferente, mas sinto que fizemos constantes progressos. Completei 103 voltas, o que foi puxado fisicamente, mas sinto que aprendi bastante em apenas um dia”.

Durante os três dias de testes, Bernoldi foi se adaptando ao carro e ficando mais confortável. O piloto testou algumas mudanças, que permitiram que ele sentisse diferentes configurações das suspensões e da parte aerodinâmica.

Depois de 95 voltas no domingo (dia 3), o brasileiro melhorou ainda mais seu tempo de volta, virando em 51s313. Na segunda (dia 4), os pilotos testaram apenas pela manhã e a Rocketsports completou 58 voltas, com Bernoldi registrando o tempo de 50s714 na melhor delas. Na última sessão, ele foi o segundo melhor estreante, superado apenas pelo piloto da Fórmula Toyota Atlantic Frank Perera.

“O carro é muito bom para se pilotar e estou me acostumando rápido. Não fomos os mais velozes neste teste, mas conseguimos melhorar a cada sessão e andar perto dos líderes. Os 14 carros que testaram esse final de semana andaram muito próximos, com a diferença de um segundo entre eles. Isso mostra que a Champ Car será emocionante e desafiadora. Completei 425 milhas sem problemas, o que é muito bom para a equipe Rocketsports. Eu realmente gostei muito de estar mais próximo do meu engenheiro de corrida, Mike Hutcheson, e de todo o pessoal da equipe. Estou confiante de que com um pouco mais de trabalho, estaremos mais competitivos”, afirmou Bernoldi.

Assim como Bernoldi, Hutcheson acaba de chegar à equipe. Na última temporada, ele foi engenheiro do escocês David Coulthard na equipe Red Bull na Fórmula 1.

Paul Gentilozzi, dono da equipe Rocketsports, também se mostrou contente com o desempenho do time. “Estou satisfeito com os resultados do nosso primeiro teste nesta temporada com o Enrique”, declarou. “Ele conseguiu se adaptar rapidamente ao carro. Seu retorno para a equipe foi claro e preciso, o que nos permitiu ajustar o carro a suas necessidades. Realizamos muitas mudanças e todo o trabalho foi recompensado com o progresso do Bernoldi, que conseguiu melhorar os seus tempos”, completou.

Os pilotos da Champ Car voltam à pista para o chamado Spring Training nos dias 13 e 14 de março, em Laguna Seca. A temporada começará no dia 20 de abril em Long Beach.

Confira os resultados combinados das sessões (de acordo com o site da Champ Car):
1- Franck Perera, Conquest Racing, 49s806
2- Graham Rahal, Newman/Haas/Lanigan Racing, 49s950
3- Alex Tagliani, PKV Racing, 50s173
4- Oriol Servia, PKV Racing, 50s178
5- Justin Wilson, Newman/Haas/Lanigan Racing, 50s207
6- Franck Montagny, Forsythe/Pettit Racing, 50s209
7- Bruno Junqueira, Dale Coyne Racing, 50s507
8- Alex Figge, Pacific Coast Motorsports, 50s521
9- Simon Pagenaud, Conquest Racing, 50s702
10- Enrique Bernoldi, Rocketsports Racing, 50s714
11- Paul Tracy, Forsythe/Pettit Racing, 50s732
12- David Martinez, Pacific Coast Motorsports, 50s736
13- Ernesto Viso, Minardi Team USA, 50s800
14- Mario Moraes, Dale Coyne Racing, 50s930

Fotos: Rocketsports Racing/LAT USA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *