ChampCar: Bruno Junqueira confirma bom potencial e garante sexta posição no grid em Las Vegas

Bastou a chance de completar voltas rápidas no treino decisivo para o GP de Las Vegas, prova de abertura da ChampCar, para que o mineiro Bruno Junqueira (Telemont/Brasil Telecomunicações) todo o potencial que havia mostrado na véspera, chegando a ficar com o quinto melhor tempo nos treinos livres.

Obrigado a ser, ao mesmo tempo, rápido e cuidadoso, já que não havia registrado tempo na véspera – foi atingido pelo carro do francês Tristan Gommendy quando entrava na pista – o piloto da Dale Coyne manteve, por boa parte da qualificação, a pole provisória e, ao final, garantiu a sexta posição no grid para a corrida deste domingo, a partir das 17h (de Brasília), no circuito de rua de 3.166m montado na capital mundial dos jogos de azar. A pole é do australiano Will Power (Team Australia), único a completar o traçado em menos de 1:18s. Com um pneu traseiro furado e problemas em seu Panoz, o tricampeão Sebastien Bourdais (Newman/Haas/Lanigan) pouco treinou e larga em penúltimo, com a marca estabelecida na sexta-feira.

Na manhã de ontem, Bruno tentou fazer mudanças no acerto de seu carro e, ao sair da pista na curva 9, acabou provocando uma bandeira vermelha. Na parte final, mostrou que seu Panoz estava bem regulado para o exigente circuito de rua e marcou o quarto melhor tempo – 1:20.391, bastante satisfeito com as melhorias conseguidas. Na sessão de 15 minutos que antecede a tomada de tempos, Bruno foi o sexto, confirmando a boa impressão.

Preocupado em registrar logo uma volta rápida, o mineiro foi o primeiro a entrar na pista para a qualificação, com pneus mais duros e, logo na primeira tentativa, registrou 1:19.326, tempo que só seria superado por Power na segunda metade do treino. Com os pneus extra-macios, ele conseguiu abaixar a marca em dois décimos e garantiu a quinta melhor marca, com um lugar na terceira fila (Paul Tracy, mais rápido na sexta, larga ao lado de Power).

“Estou contente pela forma consistente com que estamos andando. Se não fosse pelos incidentes de ontem teriamos também fechados as sessões entre os cinco mais rápidos. Acredito que o Will Power e o Sebastien estivessem realmente mais rápido do que todo mundo, mas eu e os demais pilotos nas primeiras posições está tudo muito proximo. Poderiamos sim ter ido um pouco melhor, mas estou satisfeito com o que alcançamos. Vou buscar fazer uma corrida segura, ficar fora de problemas na largada e dai tentar ir pra frente, estou bastante positivo com um bom resultado amanhã, e muito feliz pela minha equipe”.

Um dos desafios para os pilotos são as ondulações na pista que, em alguns pontos, chegam a fazer com que os carros tirem as quatro rodas do solo. Além disso, a corrida é vista como uma grande incógnita para as equipes. Se os motores são os mesmos confiáveis Cosworth V8 Turbo usados em 2006, o chassi, suspensão e câmbio são novos, e serão testados pela primeira vez em sua capacidade máxima, nas condições de corrida. Além da liderança do campeonato, os 17 inscritos para a corrida deste domingo lutam pelo privilégio de ser o primeiro a vencer na cidade do estado de Nevada.

GP de Las Vegas
F-Mundial – primeira etapa

Grid
Piloto/país Equipe Tempo
1 – Will Power (AUS) Team Australia 1min17seg629
2 – Paul Tracy (CAN) Forsythe 1min19seg625 (*)
3 – Robert Doornbos (HOL) Minardi Team USA 1min18seg515
4 – Alex Tagliani (CAN) RSports 1min18seg850
5 – Simon Pagenaud (FRA) Team Australia 1min19seg086
6 – Bruno Junqueira (BRA) Dale Coyne 1min19seg102
7 – Mario Domínguez (MEX) Forsythe 1min19seg156
8 – Justin Wilson (ING) RSports 1min19seg269
9 – Neel Jani (SUI) PKV Racing 1min19seg360
10 – Graham Rahal (EUA) Newman/Haas/Lanigan 1min19seg710
11 – Tristan Gommendy (FRA) PKV Racing 1min19seg784
12 – Dan Clarke (ING) Minardi Team USA 1min19seg814
13 – Katherine Legge (ING) Dale Coyne 1min20seg104
14 – Matt Halliday (NZL) Conquest 1min20seg122
15 – Ryan Dalziel (ING) Pacific Coast 1min20seg128
16 – Sebastien Bourdais (FRA) Newman/Haas/Lanigan 1min20seg197
17 – Alex Figge (EUA) Pacific Coast 1min20seg313

* Classificou-se como o mais rápido no treino de sexta-feira
** Todos os pilotos com chassi Panoz DP01 e motor Cosworth V8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *