ChampCar: Depois de começo promissor, distração de novato impede Bruno Junqueira de disputar qualificação em Las Vegas

Primeiro treino livre, e a décima marca, sem exigir muito do carro, mas mostrando que o acerto do Panoz/Cosworth para a pista de rua da capital mundial dos jogos de azar estava correto. Segundo treino, pouco antes da tomada oficial de tempos, e um desempenho ainda melhor: o quinto lugar, a pouco mais de um segundo do novato francês Simon Pagenaud (Team Australia). Uma sexta-feira que começou prometendo muito não trouxe o resultado esperado pelo mineiro Bruno Junqueira (Telemont/Brasil Telecomunicações) e pela equipe Dale Coyne. Quando tudo fazia pensar em uma posição nas primeiras filas, um acidente provocado por outro francês impediu que Bruno completasse sequer uma volta rápida.

Tão logo ganhou a pista para sua primeira tentativa, Junqueira foi atingido pelo carro de Tristan Gommendy (PKV Racing), que se distraiu em uma volta rápida e pareceu não ver o Panoz de número 19. Com parte da asa traseira quebrada, não restou opção a não ser acompanhar, dos boxes, o treino que deu ao canadense Paul Tracy (Forsythe) o primeiro ponto da temporada/2007 da F-Mundial e um lugar na primeira fila para a corrida de domingo. Hoje, às 18h20, os pilotos voltam à pista para a definição da posição de largada e, com o asfalto bem mais emborrachado, a expectativa é de que os tempos caiam bastante.

A sujeira no asfalto, aliás, foi um dos problemas encontrados por Junqueira durante a manhã. Nos minutos finais da sessão que abriu a programação em Las Vegas, ele teve o acelerador do carro bloqueado e acabou tocando a barreira de pneus, danificando a suspensão e a asa dianteiras. No curto treino de aquecimento antes da qualificação, foram apenas 5 minutos na pista, o suficiente para garantir um tempo promissor. O toque de Gommendy pode ter prejudicado o trabalho, mas não abalou a confiança do único representante brasileiro na categoria, que espera poder repetir o desempenho na sessão decisiva e lutar por uma posição nas primeiras filas.

“A pista nessa manhã estava muito suja e com alguns problemas que tivemos acabamos tendo pouco tempo de treino, mas na curta sessão antes da classificação tudo pareceu estar muito bem. Não foi o início de temporada que esperávamos, com a ocorrência de dois incidentes nesse primeiro dia, mas enquanto estivemos na pista, estávamos andando forte e sem dúvida mantenho minhas boas expectativas para amanhã”.

GP de Las Vegas
F-Mundial – primeira etapa

Primeiro treino oficial

Piloto/país Equipe Tempo

1 – Paul Tracy (CAN) Forsythe 1min19seg784
2 – Simon Pagenaud (FRA) Team Australia 1min19seg998
3 – Sebastien Bourdais (FRA) Newman/Haas/Lanigan 1min20seg197
4 – Justin Wilson (ING) RSports 1min20seg310
5 – Alex Tagliani (CAN) RSports 1min20seg437
6 – Robert Doornbos (HOL) Minardi Team USA 1min20seg991
7 – Will Power (AUS) Team Australia 1min21seg007
8 – Tristan Gommendy (FRA) PKV Racing 1min21seg565
9 – Neel Jani (SUI) PKV Racing 1min21seg618
10 – Dan Clarke (ING) Minardi Team USA 1min22seg123
11 – Ryan Dalziel (ING) Pacific Coast 1min22seg202
12 – Mario Domínguez (MEX) Forsythe 1min22seg384
13 – Katherine Legge (ING) Dale Coyne 1min22seg420
14 – Alex Figge (EUA) Pacific Coast 1min22seg788
15 – Graham Rahal (EUA) Newman/Haas/Lanigan 1min23seg307
16 – Matt Halliday (NZL) Conquest sem tempo
17 – Bruno Junqueira (BRA) Dale Coyne sem tempo

* Todos os pilotos com chassi Panoz DP01 e motor Cosworth V8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *