Copa das Federações: Chuva marca classificação da Copa das Federações

Primeira fila da prova 3 Horas de Guaporé será dividida entre Ferrari e MCR VW. Audi, BMW e Ford Fusion compõem o grid que terá oito protótipos

A chuva que caiu durante a prova de classificação para a prova 3 Horas de Guaporé impediu que um novo recorde extra-oficial fosse estabelecido para o traçado de 2.080 da pista gaúcha. Mesmo assim a dupla paulista Daniel Serra/Chico Longo confirmou o rendimento dos treinos livres e garantiu a pole position para a competição que vale como abertura da Copa das Federações, o Campeonato Brasileiro de Endurance. A primeira fila do grid será dividida entre a máquina italiana e o protótipo MCR VW da dupla gaúcha formada por Luciano Mottin e Cláudio Ricci que marcou 1m13s833, contra 1m12s314 da dupla que ocupará a pole position.

Apesar de acontecer no feriadão da Semana Santa, motivo que afastou concorrentes de outros estados, a Copa das Federações começa com um grid de 21 carros, incluindo três Ferrari e oito protótipos equipados com motorizações das marcas Audi, Chevrolet, Ford, Opel, Suzuki e VW. Para Carlos de Deus, presidente da Federação Gaúcha de Automobilismo, essa variedade confirma o potencial da modalidade:

“Mesmo com o feriado prolongado os entusiastas da Copa das Federações mostraram que estamos no caminho certo e temos tanto concorrentes quanto carros e, principalmente, energia para firmar a categoria. A estréia do Audi turbo, por exemplo, é um dos trunfos desta temporada.”

Para o diretor de prova Mirnei Piroca a reforma da pista de Guaporé pode ser considerada aprovada “pois a aderência foi elogiada por todos os pilotos e as condições de segurança estão a altura dos demais autódromos brasileiros”.

Nova pista indica comparação com F3 Sudam

Categoria que mescla GTs importados com protótipos nacionais e modelos de turismo com preparação ampla, a Copa das Federações inicia a temporada de 2011 com atrações especiais. O grid deste sábado reúne quatro marcas de protótipos equipados com cinco tipos de motores diferentes, inclusive equipados com turboalimentadores e câmbio seqüencial. No novo asfalto de Guaporé os tempos por volta próximos aos estabelecidos pelos F3 sul-americanos. Na última vez que a categoria se apresentou no circuito Vitacir Paludo, em 1995,o mineiro Bruno Junqueira marcou a pole position com 1m5s070, sendo que Ricardo Zonta fez a volta mais rápida da prova com 1m6s422. No treino livre desta sexta-feira Daniel Serra fechou o cronometro em 1m5s897.

Disputa entre Ferrari e MCR-P2 VW Turbo promete emoções

As duplas que dividem a primeira fila do grid reúnem pilotos com ampla experiência em categorias variadas: tanto Daniel Serra quanto Cláudio Ricci são nomes consagrados nas categorias Stock Car e GT3, sendo que seus companheiros de equipe, respectivamente Chico Longo e Luciano Mottin já se destacaram na GT3 e nos protótipos, nesta ordem. Mais novo dessa turma, o paulistano Daniel Serra se apresenta pela primeira vez na pista da Serra Gaúcha e aprovou o traçado:

“Foi um treino classificatório difÁ­cil no que se diz respeito a pista. Foi a primeira vez que guiei aqui na chuva e como o traçado é bem técnico, é preciso ter atenção redobrada. Se fosse com pista seca, estarÁ­amos bem tranqüilos para buscar a pole.”

Cláudio Ricci, Á­dolo gaúcho, já tem definida a estratégia da equipe Mottin Racing para a corrida de amanhã, e aposta em fazer uma única parada durante as 3 horas de prova:

“Esse Á¨ o nosso trunfo para derrotar a Ferrari. O Mottin deve largar e eu assumo o comando no final da prova.”

Grid de largada

Posição / Pilotos / UF / Categoria / Carro / Tempo
1) Chico Longo/Daniel Serra / SP/SP / Ferrari F430 GT2 / 1m12s314
2) Luciano Mottin/Cláudio Ricci / RS/RS/RS / I / MCR VW Golf Turbo / 1m13s833
3) Lucas Molo/Anderson Faria / RJ/RJ / I / Ferrari 360 GT2 1m16s804
4) Pierre Ventura/Gustavo Martins/Felipe Toledo / RS/RS / I /MRX-Audi Turbo / 1m17s668
5) Gustavo Frey/George Frey/Sérgio Cardoso / RS/RS/RS / II 16 V / Dallara-Opel / 1m20s475
6) Geciel de Andrade/Bruno Justo / RS/RS /I / MC Tubarão-Audi Turbo / 1m23s234
7) João Catita/Rafael Cardoso / RS/RS / II 16 V. / Spyder Chevrolet / 1m24s982
8) Cali Crestani / RS / II 16 V. /Tornado-Suzuki / 1m25s1199
9) Fernando Poeta/Alexandre Silveira/Carlos Steyer / RS/RS/RS / I / Ferrari 430 / 1m28s707
10) Anderson Toso/Vitor Mezzomo/Vilson Júnior / RS/RS/RS / III /Ford Fusion / 1m29s890
11) Felipe Roso/Vinicius Roso/Cláudio Ricci / RS/RS/RS / II / Maserati / 1m312232
12) Carlos Belleza/Pedro Ávila / RS/RS / IV /Chevrolet Corsa / 1m32s668
13) Délcio Dorneles Neto/Marcelo Dorneles/Renato Dorneles / RS/RS/RS / IV / VW Voyage/ 1m33s570
14) Fabiano Baretta/Márcio Martins / RS/RS / IV / VW Gol / 1m34s914
15) Henry Visconde/Ricardo Landi / SP/SP / III / BMW M3 GTR / 1m36s450
16) Cristiano de Almeida/Rafael Biancini RS/RS / III / Fiat Linea / 1m36s695
17) Airton Diehl/Isadora Diehl/Roberto Trenttin / RS/RS/RS / IV / Gol / 1m41s368
18) Marcelo Botizzo/Francisco Rossi / RS/RS / II 8 V. / Spyder VW 1m412622
19) João Carlos de Andrade/Geciel de Andrade / RS/RS / III / Audi A3 Turbo / S/T
20) José Ribeiro/Nilson Cintra / MS/MS / II 16 V. / MXR Ford Duratec / S/T
21) Márcio da Silva/Cassiano Colla / PR/PR / III / VW Golf 2.0 Turbo / S/T