Dakar: Riamburgo Ximenes e Lourival Roldan formam o mais novo time brasileiro no Dakar

Dois dos principais nomes do universo do rali cross country do Brasil uniram-se para desafiar o maior e mais perigoso rali do mundo.



Riamburgo Ximenes sempre sonhou com o Dakar.  O Tricampeão do Rally dos Sertões nas edições de 1999(campeão geral), 2004(campeão production) e 2005(campeão superproduction), emociona-se ao falar sobre o assunto.

 


“Desde que venci os Sertões em 1999, eu determinei como objetivo ir ao Dakar. Este é sem dúvidas o grande sonho da minha vida. Ano passado, fiz 40 anos, e meu desejo era comemorar participando da prova, mas devido à grande procura de participantes em tempo recorde, fiquei de fora. O que acabou sendo muito bom porque pude buscar com mais calma a estrutura da equipe de apoio apropriada para a competição e um parceiro de peso para me ajudar neste desafio, Declarou Riamburgo.


 


O parceiro escolhido foi Lourival Roldan, com a experiência de já ter estado em três edições da prova, o navegador paulista agrega ao piloto cearense a confiança e o conhecimento de que o Dakar é um sonho possível.


 


“Este será o meu quarto Dakar, e estou muito feliz por ter a oportunidade de competir ao lado de Riamburgo, isso sim para mim é um sonho. Nos conhecemos há alguns anos e sempre admirei seu estilo de conduzir o carro principalmente na areia, e é a areia que define os competidores no Dakar. Por tudo isso, posso afirmar que tenho uma grande expectativa de um bom resultado porque acredito no sucesso dessa parceria”, Afirmou Lourival.


 


Os dois utilizarão como apoio para o Dakar a mais importante equipe portuguesa da atualidade, a Red Line. Considerada uma das melhores estruturas privadas internacionais, a Red Line obteve excelentes resultados em 2006, vencendo inclusive a categoria solo. O carro que a dupla brasileira utilizará será uma Pajero Full 3 portas, com motor 3.2 diesel.


 


 


Lisboa- Dakar 2007


 


A inscrições para o Dakar 2007 foram abertas no dia 01 de junho e encerradas no dia 12 do mesmo mês, e assim como em 2006, o número de inscritos excedeu o número de vagas. Na categoria carros, onde a nova dupla do Brasil competirá, 240 duplas inscreveram-se, mas apenas 185 foram confirmadas na prova. Dentre elas, Ximenes e Roldan.


 


“Quando recebi a carta da organização confirmando nossa inscrição, foi como se tivesse realmente dando o primeiro passo real em busca de um grande sonho. Começar sendo selecionado nos traz a sensação que não é apenas um mito, o Dakar é realmente uma prova única”, confidenciou Riamburgo.


 


A decisão da A.S.O., empresa responsável pelo rali, em limitar o número de participantes se fez necessária em virtude do fato de um rali tão grande como o Dakar precisar oferecer aos seus competidores uma logística eficiente para que a prova possa transcorrer de forma plena.


Além da segurança, alimentação e combustível que precisam ser garantidos de forma eficiente a todos os participantes, vale lembrar que algumas confederações internacionais de automobilismo e motociclismo impõem limite de horas apropriadas a cada tipo de competição. Em um rali como o Dakar, uma largada pode durar até 5 horas para ser realizada da primeira moto ao último caminhão. Na prática, quanto mais participantes estiverem em uma competição, maior também é o risco de acidentes e dificuldades para resgates em situações críticas.


 


Por motivos como estes, a organização limitou para 2007 o número de vagas disponíveis por categoria: das 330 inscrições para motos, 240 foram aceitas, dos 240 carros inscritos, 185 foram confirmados e dos mais de 100 caminhões que pleitearam vaga, apenas 80 vão largar.


 


Em 2007 o rali largará novamente de Lisboa(Portugal) no dia 6 de janeiro, de lá os competidores seguirão para a Espanha, Marrocos, Mauritânia e Mali, por fim o rali chegará a Dakar, capital do Senegal, em 21 de janeiro. Está será a 28° edição da mais tradicional prova de cross country do mundo.


 


Riamburgo Ximenes


 


Principais Títulos:


 


1999 : Campeão do Rally Enduro Cerapió – motos – categoria executivo.



1999 :
Campeão Geral Rally dos Sertões



1999 :
Campeão Geral Copa Baja Brasil



2001 :
Campeão do Rally Enduro Cerapió – carros – graduados especial



2002 :
Campeão do Rally Enduro Piocerá – carros – graduado especial



2003 :
Campeão do Rally Enduro Cerapió – carros – categoria graduados especial



2004 :
Campeão do Rally Enduro Piocerá – categoria quadriciclo



2004 :
Campeão Rally dos Sertões – categoria production



2005 :
Campeão Rally dos Sertões – categoria superproduction



2006 :
Campeão Rally Enduro Cerapió – carros – categoria graduados especial



2006:
4º lugar geral no Rally Internacional dos Sertões -3º na categoria production


 


Lourival Roldan


 


Principais títulos:


Competições Internacionais


2003: Rally Paris Dakar – estréia na maior prova de rally do mundo ao lado de Klever Kolberg. Fica em 13º. Lugar na geral de carros e 3º. Lugar categoria Super Production Diesel.

2004:
Rally Paris Dakar11º lugar na geral carros – 4º categoria Super Production Diesel.

2005:
Rally Paris Dakar – faz sua 3ª participação no maior rally do mundo ao lado de Klever Kolberg, terminando em 16º lugar na geral de carros.


Competições Nacionais


2001: Campeão da Copa Baja Brasil – categoria Carros TT2.


2001: Vice-campeão brasileiro de Rally Cross Country – cat. TT2, ao lado de Klever Kolberg 2


2002: Vice-campeão do Rally dos Sertões.


2002: Campeão do Rally da Energia – etapa do campeonato brasileiro de rally cross country


2002: Campeão do Rally dos Amigos – etapa do campeonato brasileiro de rally cross country


2003: Campeão do Rally do Café – etapa do campeonato brasileiro de rally cross country


2003: Campeão do Rally Rota Sul – etapa do campeonato brasileiro de rally cross country


2004: Vice-Campeão Brasileiro de Rally Cross-Country ao lado de Klever Kolberg.


2004: Campeão do Rally Terra Brasil – etapa do campeonato brasileiro de rally cross country


2004: Campeão do Rally das Montanhas – etapa do campeonato brasileiro de rally cross country


2004: Campeão do Rally Rota Sul – etapa do campeonato brasileiro de rally cross country  


2004: Campeão da Copa Baja Brasil 2004 – categoria Super Production Diesel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *