DTM: Paul di Resta vence de ponta a ponta em Brands Hatch

O escocês Paul di Resta, num Mercedes C Klasse 09 da AMG, venceu neste domingo (06/09), em Brands Hatch, na Inglaterra, a 7ª etapa da temporada. Foi a primeira vitoria do piloto no ano e terceira na categoria. Os alemães Timo Scheider e Martin Tomczyk, parceiros na Abt, levaram seus Audi A4 09 a segunda e terceira posição.

Saindo da pole-position di Resta venceu de ponta a ponta, no curto circuito de 1, 929 km. Atual campeão, e lÁ­der do campeonato, Scheider teve problemas nos seus dois pit stops. No primeiro o alemão saiu do pit junto com o dinamarquês Christian Bakkerud, num Audi A4 07 da Kolles, manobrando a tempo de evitar a colisão. Na segunda parada o alemão perdeu valiosos segundos, perdendo a posição para Tomczyk.

Na 49ª volta Scheider acabou beneficiado pela disputa entre Tomczyk e o canadense Bruno Spengler, num Mercedes C Klasse 09 da AMG. Scheider reassumiu a segunda posição, seguido por Tomczyk. Com um furo Spengler perdeu posições.

Na parte final da prova o Safety-Car foi acionado duas vezes. Na 73ª volta o austrÁ­aco Mathias Lauda, num Mercedes C Klasse 08 da Persson, acertou a barreira de pneus. O carro de segurança permaneceu na pista até a 81ª volta. Na relargada o dinamarquês Tom Kristensen, num Audi A4 09 da ABt, também acertou a barreira de pneus, com o Safety-Car retornando.

A prova recomeçou faltando duas voltas para o final. Di Resta suportou a pressão de Scheider, vencendo com 0s896 de vantagem. Tomczyk foi o 3º.

O inglês Gary Paffett, num Mercedes C Klasse 09 da AMG, terminou em 4º, seguido pelo sueco Mattias Ekstrom, Audi A4 09 da Abt. Spengler, que escapou de uma punição devido ao toque em Kristensen, que causou o segundo Safety-Car, foi o 6º. O alemão Mike Rockenfeller, num Audi A4 08 da Rosberg, e o inglês Oliver Jarvis, num Audi A4 08 da Phoenix, completaram a zona de pontuação.

Scheider lidera o campeonato com 43 pontos, cinco a mais do que Ekstrom.

A próxima etapa acontece no dia 20 de setembro, em Barcelona, na Espanha.Â

Final:

1 – Paul Di Resta (Mercedes C Klasse 09) – AMG – 90 voltas em 1h10m31s345
2 – Timo Scheider (Audi A4 09) – Abt – 0″896
3 – Martin Tomczyk (Audi A4 09) – Abt – 1″422
4 – Gary Paffett (Mercedes C Klasse 09) – AMG – 1″880
5 – Mattias Ekstrom (Audi A4 09) – Abt – 2″264
6 – Bruno Spengler (Mercedes C Klasse 09) – AMG – 5″048
7 – Mike Rockenfeller (Audi A4 08) – Rosberg – 6″646
8 – Oliver Jarvis (Audi A4 08) – Phoenix – 7″197
9 – Ralf Schumacher (Mercedes C Klasse 09) – AMG – 7″733
10 – Maro Engel (Mercedes C Klasse 08) – Persson – 10″622
11 – Alexandre Prémat (Audi A4 08) – Phoenix – 1 volta
12 – Jamie Green (Mercedes C Klasse 08) – AMG – 1 volta
13 – Susie Stoddart (Mercedes C Klasse 08) – Persson – 1 volta
14 – Tomas Kostka (Audi A4 07) – Kolles – 1 volta
15 – Katherine Legge (Audi A4 09) – Abt – 1 volta
16 – Christian Bakkerud (Audi A4 07) – Kolles – 2 voltas
17 – Johannes Seidlitz (Audi A4 07) – Kolles – 4 voltas

Abandonos:

Markus Winkelhock (Audi A4 08) – Rosberg – 81 voltas
Tom Kristensen (Audi A4 09) – Abt – 80 voltas
Mathias Lauda (Mercedes C Klasse 08) – Persson – 72 voltas

Volta masi rápida: Paul Di Resta 42”387

Campeonato:

1. Scheider 43; 2. Ekstrom 38; 3. Paffett 34; 4. Di Resta & Spengler 29; 6. Tomczyk 27; 7. Green 18; 8. Jarvis 15; 9. Kristensen 13; 10. Winkelhock 10.