Endurance: BMW, Mitsubishi, Vectra e protótipos vão disputar curvas e freadas em Cascavel

Brasileiro de Endurance terá terceira etapa no autódromo da cidade, em programação conjunta com a Brasileiro e Regional de Marcas.


Uma das categorias que experimentam maior nÁ­vel de crescimento no cenário automobilÁ­stico nacional será apresentada ao público de Cascavel no dia 8 de julho. O Autódromo Internacional receberá os pilotos e equipes do Campeonato Brasileiro de Endurance, na terceira das seis etapas que compõem o calendário de 2007. O grid da competição é composto por máquinas exóticas montadas para as pistas Á  custa de um intenso trabalho de desenvolvimento.

É o caso do Mitsubishi Lancer dos pilotos paulistas Leandro Almeida e Eduardo Souza Ramos. Já integrando o grid da categoria há algumas temporadas, o carro tem-se mostrado um dos mais confiáveis e competitivos de 2007. A dupla saiu vencedora da classe 1 nas duas primeiras etapas, disputadas em Londrina e em Porto Alegre, e lidera com 40 pontos, 15 a mais que os gaúchos Vitor Rosa e João Sant’Anna, vice-lÁ­deres com um protótipo.

O grupo 2 apresenta, igualmente, carros que vão chamar atenção na pista de Cascavel, como o Vectra dos paulistas Fernando Rebelatto, Ricardo Dilser e Eduardo Prado. Rebelatto, que disputou e venceu as duas primeiras etapas, está na liderança, com 40 pontos. Seus dois parceiros têm uma participação, cada, e empatam em segundo com 20. Os paranaenses Oscar Branco e Tadeu Kowalczuk estão em terceiro, com 15. Eles pilotam um Mitsubishi Lancer.

O grid do grupo 2 mantém a expectativa sobre a confirmação da inscrição do BMW 328i com motor V8 da dupla formada pelos paulistas Fábio Sotto Mayor e Henry Viscondi. Ainda em fase inicial de desenvolvimento, o carro esteve na pista na abertura da temporada, em Londrina, onde a dupla não pontuou. A equipe Eurobike não competiu em Tarumã, para dar seqüência ao desenvolvimento do novo carro, que poderá estar no grid cascavelense.

A categoria 3 é composta unicamente pelos protótipos. No Brasil, estes carros, que podem ter motores aspirados ou turbo, só não têm maior velocidade absoluta que os da Fórmula 3. Os lÁ­deres são os paranaenses Roberto Ramos e Maicon Tumiate, vencedores das duas primeiras etapas. No grupo 4, por fim, os irmãos Eliezer e Eliel Olivera, de BrasÁ­lia, estão em primeiro na tabela de pontos, também com duas vitórias. Eles competem com um Corsa.

A terceira etapa do Brasileiro de Endurance em Cascavel terá duração de três horas. A corrida vai compor a programação do “Cascavel Racing Day”, evento que também terá a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas & Pilotos, liderado pelo paranaense Geraldo Sermann, e a terceira prova da temporada do Regional de Marcas & Pilotos de Cascavel, que tem como lÁ­deres Alysson Moreno, no grupo A, e LeÁ´nidas Fagundes Júnior, no grupo N.