Endurance: Reedição do GP Cidade de SP movimenta automobilismo em janeiro

São Paulo pode ser considerada a “Capital do Carro” em nosso país. Foi em São Paulo que chegou o primeiro carro com motor a explosão do Brasil, em 1891, trazido por Santos Dumont, foi aqui que surgiu a indústria automobilística na década de 30, com a vinda da Ford e da GM, aqui está concentrada cerca de 25% da frota nacional e circulam pela capital mais de 3,5 milhões de veículos por dia.



Coincidentemente, o Automobilismo é um dos esportes mais tradicionais da cidade. A primeira corrida da América do Sul foi realizada no Parque Antártica, em 1908. Desde então, incluir uma corrida na comemoração do aniversário da cidade tornou-se uma tradição. São Paulo também possui o autódromo mais famoso da América Latina.


 


É em busca de resgatar essa memória, que a Federação de Automobilismo de São Paulo em parceria com a SP Turismo e o apoio da Prefeitura de São Paulo, vai realizar um grande evento no Autódromo de Interlagos nos dias 18, 19, 20 e 21 de janeiro, homenageando o aniversário da Cidade.


 


O GRANDE PRÊMIO CIDADE DE SÃO PAULO foi a primeira grande corrida em nossa cidade, com a participação de diversas equipes internacionais. A prova foi realizada em 1936, em um circuito de rua no bairro do Jardim América. A reta principal foi a Avenida Brasil.


 


Com a transferência da data das Mil Milhas de Interlagos para se adequar ao calendário FIA, surgiu a oportunidade de resgatarmos esse histórico GP para substituí-la.


 


O GP CIDADE DE SÃO PAULO terá 6 horas de duração, divididas em duas baterias de 3 horas. O regulamento abrange três categorias, protótipo, silhouette e turismo, sendo restrito a carros nacionais.


 


No entanto, vamos aproveitar a oportunidade para realizar um evento muito mais abrangente e totalmente diferenciado de uma simples corrida. No GP, a história do automobilismo paulista começará a ser relembrada e registrada ao mesmo tempo, com algumas exposições sobre as pessoas e empresas que tornaram o automobilismo paulista o mais forte do país.


 


O evento, além da tradicional corrida, vai oferecer ao público uma inédita prova entre pais e filhos pilotos, além de destacar duas das maiores atrações turísticas da cidade: a gastronomia e a música de alguns de seus mais tradicionais bares e restaurantes.


 


A programação será repleta de ações de cunho histórico como homenagens à imprensa, carros, empresas, pilotos e representantes do esporte e do Estado. Outra novidade é que o público que comparecer terá a oportunidade de circular por áreas normalmente restritas a convidados, realizando um tour pelos bastidores do autódromo. O GP estará aberto ao público, de quinta a domingo, das 10 às 20 horas. O ingresso custará R$ 10,00 por pessoa, mais 1kg de alimento não perecível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *