F-3 Brasil Open: Pilotos completam primeiros testes do ano em Interlagos

Quarta e quinta-feira foram movimentadas no autódromo paulista. Uso de pneus novos e opções de acerto visando o máximo desempenho foram uma constante entre as equipes

A vontade de começar a temporada de 2011 com vitória e com o título da segunda edição do F-3 Brazil Open ficou evidente no trabalho das equipes que estiveram no autódromo de Interlagos, em São Paulo, nesta quarta e nesta quinta-feira para os primeiros treinos livres do ano.

Reunindo a maior parte dos pilotos que se destacaram no Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 em 2010, e novatos vindos do kart como o paulista Bruno Bonifácio, os ensaios foram encarados com a seriedade de uma decisão de campeonato pelas equipes.

Com quatro carros, a Cesário Fórmula foi quem mais testou em Interlagos, com o objetivo de aproveitar a experiência de Lucas Foresti (F-3 Inglesa e GP3), Victor Guerin (F-Abarth) e Fabiano Machado (F-3 Sul-Americana) para dar o troco sobre a Hitech Racing – vencedora do F-3 Brazil Open do ano passado com o norte-irlandês William Buller.

“Para os pilotos que vão competir na Europa neste ano, o Open é ainda mais importante, já que a maior parte dos circuitos está fechada no hemisfério Norte. No ano passado não participei em razão de ainda ter como foco principal a F-Abarth, mas nesta temporada acho essa preparação fundamental”, declarou Guerin.

Em busca do título perdido no ano passado, quando foi terceiro no Open de F-3 atrás de Buller e de André Negrão, o brasiliense Yann Cunha esteve em Interlagos e pilotou os dois carros que a Bassan Motorsport terá à disposição para o torneio da próxima semana.

“Embora os pilotos que já confirmaram presença nos campeonatos europeus estejam usando o Open como preparação para a temporada 2011, todos nós queremos a vitória, para começar o ano bem, com uma dose extra de motivação. Por isso essa competição é levada tão a sério por nós, pilotos, e também pelas equipes”, acrescentou Cunha.

Apesar do tempo nublado, os ensaios de quarta-feira tiveram pista seca durante todo o dia, o que permitiu o pleno trabalho das equipes. Cenário semelhante ao do segundo dia de trabalhos, que ajudou os pilotos a retomarem o ritmo das corridas.

“Além de trabalhar no acerto dos carros, esses treinos foram importantes para voltar a pilotar e pegar novamente o ritmo do carro. Depois de alguns meses parado depois do final da temporada passada, é natural sentir até um certo cansaço nesses primeiros treinos”, comentou Fabiano Machado, que deve disputar a temporada 2011 da F-3 Sul-Americana, e destaca o Open na preparação.

“A maior parte dos pilotos que vão correr o Open, vai disputar os campeonatos na Europa ao longo do ano. Então essa é uma grande oportunidade de, ao mesmo tempo, voltar a pilotar e enfrentar os melhores pilotos de F3 da atualidade”, completou.

De olho na Indy Lights – Um dos destaques da temporada de 2010 da F-3 Sul-Americana, o brasiliense Lu Boesel aproveitou os primeiros treinos do F-3 Brazil Open para se adaptar a uma condição de pilotagem que será exigida no próximo passo de sua carreira no automobilismo: a Indy Lights.

Ele usou os treinos desta semana em Interlagos para se habituar a frear com o pé esquerdo, e relembrar os tempos do kart agora em um carro bem mais rápido e com potência quase dez vezes maior.

“Como pretendo direcionar minha carreira para a Fórmula Indy, pedi ao pessoal da Dragão Motorsport para fazer uma modificação na posição dos pedais do meu carro, para que eu pudesse frear com o pé esquerdo. Leva um tempo para se acostumar com esse tipo de freada, mas pretendo manter essa posição de pedaleira até o final do Open”, comentou Boesel.

Os mais rápidos – Os seis mais rápidos de cada dia nos primeiros treinos para a segunda edição do F-3 Brazil Open foram:

Dia 01 –
1- Yann Cunha, 1m32s438
2- Guilherme Silva, 1m32s689
3- Fabiano Machado, 1m32s728
4- Lu Boesel, 1m33m170
5- Lucas Foresti, 1m33s505
6- Bruno Bonifácio, 1m33s612

Dia 02 –
1- Lucas Foresti, 1m32s024
2- Fabiano Machado, 1m32s095
3- Victor Guerin, 1m32s842
4- Guilherme Silva, 1m33s166
5- Bruno Bonifácio, 1m33s425
6- Lu Boesel, 1m33s807

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *